quinta-feira, 22 de setembro de 2011

George Michael - "You Have Been Loved" (Unplugged)

"Take care my love, she said... You have been loved"



O ano de 2011 tem sido, como eu gosto, recheado de muitos e grandes concertos. Até ver, os pontos altos foram:
- Foo Fighters no festival Alive;
- Bon Jovi no Parque da Bela Vista;
- Slash no festival Super Bock, Super Rock;
- Curt Smith dos Tears For Fears no Whitefire Theater, em Los Angeles (onde tive o privilégio de conversar com Curt - um dos homens que mais me inspirou na adolescência);
- Roger Waters no Pavilhão Atlântico, com o espectáculo "The Wall Live".

...sendo que, deste lote, o concerto de Roger Waters entra para o restrito grupo dos melhores concertos da minha vida.
Chamem-me exigente, mas ainda não chega. Até ao fim do ano, ainda me resta:

25 de Setembro - George Michael no Palacio De Los Deportes (Madrid);
14 de Outubro - Daryl Stuermer (guitarrista dos Genesis ao vivo) na Aula Magna;
11 de Novembro - Scorpions no Pav. Atlântico;
8 de Dezembro - Smashing Pumpkins no Campo Pequeno;
11 de Dezembro - Ray Wilson (vocalista dos Genesis no álbum "Calling All Stations") no Teatro do Bairro.

É assim um ano cheio, no que a espectáculos ao vivo diz respeito.
O próximo é um dos que mais anseio. E é já dentro de poucos dias que parto para Madrid para ver George Michael ao vivo, na sua aclamada digressão "Symphonica".

A digressão "Symphonica" mostra George Michael numa viagem pelo seu reportório a solo, bem como pelo reportório dos seus artistas preferidos, acompanhado de uma orquestra sinfónica. A presença forte de covers na setlist dos seus espectáculos ao vivo não é um facto novo, uma vez que George já o tinha feito em 1991 com o "Cover To Cover Tour", na altura contra a vontade da Sony, que pretendia que George promovesse o seu álbum "Listen Without Prejudice Vol.1" da maneira mais tradicional: cantando temas do álbum ao vivo.

Desta feita, segundo a crítica, George parece querer trilhar o seu caminho para a redenção através da música, com um espectáculo onde ele mostra não ter perdido as suas qualidades como artista, pelo menos enquanto à performance ao vivo diz respeito.

Já em relação à criatividade... Veremos no álbum que está prometido para o próximo ano.
Porém, fazendo fé nas suas declarações, em como o próximo álbum terá uma forte influência House (em oposição às influências R&B e Jazz, onde ele é mestre)... Tenho as minhas reservas.

Um dos temas que espero ouvir Domingo em Madrid é este maravilhoso "You Have Been Loved", tema que faz parte da onda mais Jazz de George Michael.
"You Have Been Loved" foi o 6º (!!!) single do álbum "Older" de George Michael, um "double A-Side" com "The Strangest Thing '97". O single foi lançado em Setembro de 1997, mais de um ano depois de "Older" - o álbum de onde foi retirado. Mesmo assim, "You Have Been Loved" / "The Strangest Thing '97" chegou ao 2º lugar nas tabelas britânicas, apenas atrás de "Candle in the Wind" '97", o multi-platinado single de Elton John.
Lembro que "Candle in the Wind" '97" se tornaria no single mais vendido da História, com mais de 33 Milhões (!!!) de cópias vendidas.


No vídeo que aqui vemos, George Michael canta este tema ao vivo no programa "Unplugged" da MTV.
Esta foi uma performance histórica, que apanhou George num grande momento de forma, uma vez que ele não fez qualquer digressão para a promoção do álbum, mantendo assim a voz cristalina para esta actuação, como se de uma sessão de estúdio se tratasse.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

James Brown - "Living In America"

"You might not be looking for the promised land, but you might find it anyway!"



O post de hoje é integralmente dedicado a um grande amigo meu. Um grande amigo que, tal como profetizou James Brown, inadvertidamente encontrou sua a terra prometida em solo americano, mesmo sem estar à procura.

"When there's no destination, that's too far and somewhere on the way, you might find out who you are"

Por vezes a vida tem disto. Andamos às voltas à procura do nosso destino, até que ele vem ter connosco, ao enviar-nos para uma terra distante e aí nos mostrar a verdade. A nossa verdade, claro está. Porque para cada diferente indivíduo existe um conceito diferente de verdade.
A verdade do meu amigo de que vos falo foi encontrada na América - a sua terra prometida.

"Super highways, coast to coast, easy to get anywhere!"

E como é possível fugir ao charme americano? É tudo em grande: os campos, as cidades, os menus, os edifícios, os casinos, a vida boémia... Enfim, tudo.
Eu próprio pude confirmar este ímpar charme americano com os meus olhos, quando os dois fizemos uma viagem "costa a costa" neste ano e sob o aroma do alcatrão americano nos aventurámos, literalmente, por estradas completamente desconhecidas.

"On the transcontinental overload, just slide behind the wheel! How does it feel?"

O tema que aqui fica visa homenagear o seu regresso (provavelmente fugaz) a terras portuguesas. Celebrando o seu encontro com a terra prometida, haverá tema mais adequado do que "Living in America", da banda sonora do épico filme de 1985 "Rocky IV"?

"Living in America" foi composto em 1985 por Dan Hartman e Charlie Midnight e é, nesta versão, interpretado pelo lendário "avô do Soul" - James Brown. O tema foi lançado como o single de promoção da banda sonora de "Rocky 4" em 1985, mas só chegaria aos lugares cimeiros das tabelas (tanto dos EUA, como do UK) no início de 1986, onde permaneceu durante várias semanas. A versão completa de "Living in America" apareceria no álbum a solo de James Brown "Gravity".

Curiosamente, "Living in America" acabaria mesmo por se tornar no single com mais sucesso da (na época já respeitável) carreira de James Brown. Para além disso, o tema daria ainda a James Brown o Grammy para Melhor Interpretação Masculina R&B, sendo ainda nomeado para o Grammy de Melhor Canção R&B.

"Living in America - I feel good!"