terça-feira, 17 de abril de 2012

Elton John - "Take Me To The Pilot"

"Through a glass eye your throne is the one danger zone, take me to the pilot for control... Take me to the pilot of your soul!"




A semana Elton continua e se ontem começámos com o álbum icónico de Elton - "Goodbye Yeallow Brick Road" - hoje vamos fazer uma pequena analepse até 1970, ano em que a sua carreira começou a levantar voo.

Mas recuemos ainda mais um pouco.
Segundo o próprio Elton John, a sua carreira como artista começou "por obrigação", devido à impossibilidade de encontrar alguém que interpretasse os temas da dupla Elton John / Bernie Taupin, o primeiro na música e o segundo nas letras.

A estreia de Elton John em gravações de estúdio seria em 1969 com o álbum "Empty Sky", uma ovelha tresmalhada no cartório mais antigo de Elton. Sem grande sucesso, a dupla Elton / Taupin foi buscar Gus Dudgeon para produtor e Paul Buckmaster para os arranjos orquestrais, equipa que se manteria por muitos mais álbuns.

O resultado do trabalho da nova equipa foi o homónimo "Elton John", lançado em 1970. Um álbum fantástico, que lançou Elton John para as mais altas esferas comerciais tanto nos EUA, como no Reino Unido.
Aliás, o mais curioso é que, apesar de ser uma equipa britânica, o frisson de volta de Elton John começou na América e só daí teve feedback no UK, fazendo um "efeito boomerang", que fez com que muitos nas ilhas pensassem que Elton era americano.


Meticuloso e polido, o álbum "Elton John" está repleto de grandes canções pintadas com laivos de uma grandiosa produção. Um feito notável para um álbum de "quase-estreia" (considerando "Empty Sky" uma falsa partida), que estabeleceu uma altíssima bitola para o que viria a seguir. E Elton cumpriu essa bitola... e de que maneira. Mas voltaremos a isso mais tarde.

O grande êxito deste álbum é, claro está, "Your Song". Um tema que dispensa apresentações e que se tornaria no ex-libris de Elton.

O tema que aqui fica é "Take Me To The Pilot", o segundo single retirado de "Elton John" (o primeiro havia sido o religioso "Border Song"), cujo lado B era... "Your Song".
Claro está que "Your Song" recebeu muito mais airplay nas rádios que "Take Me To The Pilot", substituindo este como o lado A do Single e disparando para o Top 10 das tabelas no Reino Unido e nos EUA.

Apesar disso, o meu tema preferido de "Elton John" é este "Take Me To The Pilot", que podemos ouvir em cima na versão de estúdio e em baixo numa magnífica versão ao vivo na BBC, completa com uma pequena orquestra conduzida por... Paul Buckmaster.



"Take Me To The Pilot" é um tema que entra facilmente no ouvido, com o seu refrão de "na na na" 's, mas de muito difícil compreensão. Tanto Bernie Taupin (autor da letra), como Elton, já confessaram diversas vezes não fazer a mínima idea sobre o que significa o tema.
Nas palavras de Elton:

"And in the early days, there were a lot of inquiries about 'What does this song mean? What does that song mean?' and in the case of 'Take me to the pilot/Lead me through the chamber/Take me to the pilot/I am but a stranger', I have no idea! You're on your own, I tell you."

1 comentário:

  1. Muito boa matéria. quem gosta de Elton John conheça nosso blog eltonjohnscorporation.blogspot.com e nosso grupo no Facebook
    http://www.facebook.com/groups/eltonjohnscorporation/
    Robson Vianna

    ResponderEliminar

Let the music do the talking.