terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Genesis - "The Musical Box"

"Play me my song! Here it comes again..."



Depois do lançamento do seu 2º álbum - "Trespass" - em 1970, os Genesis eram uma banda ainda à procura da sua identidade. Os álbuns não tinham grande sucesso e a banda não encontrava a sonoridade que procurava. Assim, depois da saída do guitarrista Anthony Phillips e do despedimento do baterista John Mayhew, os restantes membros procuraram quem pudesse inserir na banda os elementos que faltavam.

E encontraram.
Em 1971, foram admitidos nos Genesis Steve Hackett para a guitarra e Phil Collins para a bateria. Steve Hackett diferenciava-se dos outros guitarristas não pela capacidade de debitar múltiplas notas por segundo, mas sim pela sua enorme criatividade e objectividade dos solos. As suas frases eram curtas, tinham uma estrutura premeditada e acima de tudo sabia valorizar e gerir... os silêncios. Sabia quando aparecer e quando se resguardar no espaço do som da banda.

Phil Collins foi escolhido entre dezenas de bateristas e a banda imediatamente sabia que tinha encontrado alguém muito especial. Aos 17 anos, Phil Collins já tinha gravado com George Harrison, no seu 1º álbum pós-Beatles "All Things Must Pass". Tal como Hackett, Phil Collins também se distinguia dos outros bateristas. Ele juntava o virtuosismo à criatividade e assim tornar-se-ia num dos mais influentes bateristas da História do Rock, tanto pelo seu trabalho no rock progressivo com os Genesis, como mais tarde na criação da sonoridade "no cymbals", que usaria (com o sucesso reconhecido) em "In The Air Tonight" e que iria marcar toda a década de 80.

Estava assim encontrada a "formação clássica" dos Genesis. O seu 1º álbum foi "Nursery Cryme" em 1971, de onde saiu este "The Musical Box". Neste álbum foi também revelada
a sonoridade que marcaria os Genesis ao longo dos anos 70.


Na minha opinião, é em "The Musical Box " que os Genesis, como banda de "rock progressivo", atingem o seu apogeu.
"The Musical Box" é um daqueles temas onde todos os elementos da música parecem combinar na perfeição: a melodia, a história contada, a estrutura, os solos, a colocação dos instrumentos... Tudo encaixa no crescendo da música, que relata a história de Henry; da sua curta vida e da sua reencarnação, até ao fabuloso clímax final, onde revela o seu desejo por Cynthia:

Why don't you touch me? Touch me, NOW, NOW, NOW, NOW, NOW!

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