sábado, 11 de dezembro de 2010

The Rolling Stones - "Gimme Shelter" (Live - "Ladies & Gentlemen")

"If I don't get some shelter, oh yeah I'm gonna fade away"



Hoje fica aqui "Gimme Shelter", ao vivo na lendária digressão americana dos Stones em 1972. A expressão "Sexo, Drogas e Rock N' Roll" deve ser associada, em primeira instância, a esta digressão, que serviu para promover o álbum "Exile on Main St.". Foi nesta altura que os Stones ganharam a reputação de maior banda Rock do mundo, muito devido à publicidade feita tanto em torno dos concertos, como do que acontecia no backstage.

Voltando ao tema, "Gimme Shelter" é retirado do álbum "Let It Bleed" de 1969, um álbum que representa, na minha opinião, o apogeu dos Stones. É um tema apocalíptico mid-tempo, que beneficia muito da adição de uma voz feminina.

Apesar de já gozarem de uma carreira com quase 50 anos (!!!), os Stones tiveram o seu período prolífico num espaço curto de tempo: aproximadamente entre 1965, com o lançamento de "(I Can't Get No) Satisfaction" (ainda hoje o seu tema ex-libris) e 1972, com o "Exile On Main St." e a histórica digressão americana de promoção ao álbum.

Depois disto os Rolling Stones nunca mais foram os mesmos, com a vida mundana do Rock a tomar conta da sua carreira até aos anos 80 e a partir daí, nunca mais recuperaram a grande forma artística do passado.

A performance que fica aqui está incluída no documento ao vivo "Ladies & Gentlemen: The Rolling Stones", um filme que, devido a questões de direitos, nunca tinha visto a luz do dia até agora, altura em que foi finalmente lançada em Blu-Ray, DVD e nesta magnífica edição de luxo:


Segundo este blog, o que está incluído na caixa é:

3 DVD:
Dvd 1: Filme "Ladies & Gentlemen: The Rolling Stones" + Bónus:
- Imagens do ensaio em Montreux;
- Old Grey Whistle Test de 1972 (entrevista com Mick Jagger);
- Entrevista com Mick Jagger em 2010;
Dvd 2: Documentário "Stones In Exile";
Dvd 3: Dvd Bónus - DVD de aproximadamente 40 minutos de duração, que contém:
- Imagens do Dick Cavett Show, com entrevistas e cenas dos bastidores dos concertos no Madison Square Garden, em 1972;
- Vídeo da televisão australiana, que inclui entrevistas com Keith Richards, Charlie Watts e Mick Taylor, filmado durante a digressão australiana;

Livro: Livro de capa dura com fotografias de Ethan Russel e Bob Gruen da "Exile On Main Street Tour";

Dois fotogramas de 35mm do filme "Ladies & Gentlemen: The Rolling Stones";

Cachecol: Cópia do cachecol original com o logótipo dos Stones oferecido na estreia de "Ladies & Gentlemen: The Rolling Stones" nos cinemas, em 1974;

Poster: Reprodução do poster de promoção da estreia de "Ladies & Gentlemen: The Rolling Stones" nos cinemas, em 1974.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.