quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Duran Duran - "The Reflex"

"fle-fle-fle-FLE-FLEX!!!"



Na ressaca do mega-sucesso do álbum "Rio" e do lucro pornográfico que estavam a fazer, os Duran Duran emigraram para o sul de França para a gravação do seu 3º álbum "Seven and the Ragged Tiger", de modo a fugirem aos impostos do seu país.

O resultado de um processo de gravação conturbado (seria o último álbum com os membros originais da banda até á sua reunião em 2004 para "Astronaut") foi um álbum muito heterogéneo e globalmente mais fraco que os dois primeiros.

Ainda assim, na sequência da loucura que os Duran Duran arrastavam naquela altura (eram chamados os "fab-five" em alusão aos The Beatles), alguns temas tiveram enorme sucesso, como é o caso the "Union Of the Snake" ou deste "The Reflex".

O vídeo é muito conhecido, especialmente pela sua alta rotação no VH1 e pelos seus efeitos visuais que foram inovadores na altura, mas hoje de gosto bastante duvidoso...

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Queen - "The Millionaire Waltz"

"Bring out the charge of the love brigade, there is spring in the air once again"


Hoje é "The Millionaire Waltz" do fabuloso "A Day At The Races" dos Queen, provavelmente o meu álbum preferido da banda. Neste álbum, os Queen dão continuação ao espírito inovativo e arrojado de "A Night At The Opera", desta vez sem tanto sucesso, muito por não oferecer nenhum tema ao nível de "Bohemian Rhapsody".

Em contrapartida, este álbum estabelece uma bitola de qualidade que mantém ao longo de toda a sua duração (ao contrário do anterior, que sofria grandes oscilações de qualidade), com grandes temas, aqui e ali pincelados com verdadeiros "momentos Queen" de pura magia, revelando-se como um dos álbuns mais sólidos de toda a sua carreira.

O tema mais famoso deste álbum é, obviamente, "Somebody To Love", mas na minha opinião, é neste "The Millionaire Waltz" que os Queen voltam a arriscar em grande e provam que a sua criatividade está bem para além dos singles. Se a editora deixou com relutância "Bohemian Rhapsody" ir para a rádio, já tenho mais dúvidas que o mesmo sucedesse com "The Millionaire Waltz", um tema que, pela sua complexidade, dificilmente "entra" à primeira...

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Simple Minds - "New Gold Dream (81,82,83,84)" (Maxi-Single 12")

"New Gold Dream... And the world goes hot! And the cities take! And the beat goes crashing... all along the way!"





Lançado no auge do movimento New Wave, o álbum "New Gold Dream (81,82,83,84)" dos Simple Minds foi um dos responsáveis pela expansão internacional e mainstream do movimento com origem no underground britânico.

Este é o tema-título desse álbum, que fica aqui com a mistura feita para o Maxi-Single de 12'' (mais longa que a versão do álbum, como era hábito naquela altura).

Este tema é um dos muitos exemplos que mostram como o baixo foi um instrumento em grande destaque na música dos anos 80. A linha de baixo é do grande Derek Forbes.

"She was your friend until the bitter end"

domingo, 31 de outubro de 2010

Peter Gabriel - "Solsbury Hill"

"Grab your things, I'm gonna take you home"



Em 1975, Peter Gabriel era o vocalista dos Genesis e o responsável pela aposta em níveis de teatralidade nunca antes vistos no Rock.

Após a digressão do álbum "The Lamb Lies Down On Broadway", os Genesis eram uma banda de referência na cena do Rock Progressivo e começavam a ganhar um estatuto mais ambicioso do que uma banda de culto, de um género musical pretensioso.

É nesta altura que Peter Gabriel decide abandonar a banda, em busca de uma carreira mais calma, com mais liberdade criativa, sem as tensões da ligação a uma banda e com mais tempo para a família.

"Solsbury Hill" é o single de estreia da sua carreira a solo e o seu primeiro e único êxito durante muito tempo (mais exactamente até 1986 e o álbum "So").


O tema fala de uma decisão de mudança de vida e do nervosismo que daí advém ("My heart going boom boom boom"). No caso de Peter Gabriel, explica as razões que o levaram a sair dos Genesis.

Apresentação

A criação deste blog é uma ideia antiga. Como obcecado por música e pelos factos que a inspiram e rodeiam, fui acumulando ao longo dos anos algum conhecimento que, de uma forma ou de outra, teria de ser “despejado”. Numa fase da minha vida, isto motivou-me mesmo a querer trabalhar na rádio, algo que “contingências” pessoais e profissionais me “impediram” de fazer... Mas essa é uma estória que fica para outro dia...

Assim, nasceu a ideia de escrever num espaço da web; e numa altura em que a blogosfera está em declínio em favor das redes sociais como o Twitter ou o Facebook, nada melhor que criar... um blog.

A ideia do blog é simples: com uma frequência mais ou menos diária, apresentar uma "escolha musical" e contar uma história ou alguns factos relacionados com esse tema. A música será preferencialmente Rock, porque é o que eu gosto, ouço e acompanho. E a opinião será sempre e somente, a minha opinião.

Finalmente, espero que se divirtam e se informem com este blog. Se gostarem, não custa nada indicá-lo aos amigos!