quarta-feira, 25 de junho de 2014

Guns N’ Roses - “Estranged”

"When you're talkin' to yourself and nobody's home, 
You can fool yourself, you came in this world alone."

"This is something off Use Your Illusion II, this is my baby. This is called 'Estranged'." 
Axl, Los Angeles - July 29th, 1991

"Estranged" marca o capítulo final da trilogia de vídeos formulada por Axl Rose sobre as ligações afectivas, os conflitos que as envolvem (tanto mútuos, como internos) e a relação destes conflitos com a loucura. Por outras palavras, o desafio da sanidade mental na procura do amor.
"'November Rain' is a song about not wanting to be in a state of having to deal with unrequited love.
'Estranged' is acknowledging it, and being there and having to figure out what the fuck to do.
It's like being catapulted out into the universe and having no choice about it and having to figure out what the fuck are you gonna do, because the things you wanted and worked for just cannot happen and there's nothing you can fucking do about it."
 
Axl Rose, in "The Making of 'Estranged' - Part IV of the Trilogy", 1994

"Don’t Cry" e "November Rain" foram os primeiros capítulos desta trilogia. Dos três, "Estranged" é de longe o menos popular, mas nem por isso o menos interessante.
A história da trilogia é baseada no livro "Without You" de Del James – um amigo de Axl. Embora nos vídeos seja difícil perceber um sentido lógico de continuidade, dando azo a inúmeras interpretações diferentes, eu vou tentar deixar aqui a minha.


O denominador comum dos três vídeos são as perturbações emocionais por que vemos Axl passar. A excepção terá sido nas célebres cenas do casamento com Stephanie Seymour em "November Rain", onde temos a oportunidade de ver raras imagens de um Axl Rose feliz.
Tal felicidade seria sol de pouca dura. Ainda no vídeo de "November Rain", Axl fica viúvo e vemo-lo a chorar a morte de Stephanie num cemitério, debaixo de uma chuva copiosa. A chuva de Novembro, talvez.

Recorde-se que Axl namorou mesmo com Stephanie durante 2 anos, entre 1991 e 1993 - um tempo que deixaria uma marca indelével na sua vida e no seu trabalho, uma vez que nunca terá recuperado totalmente desta separação.
"This I Love", do álbum/lenda "Chinese Democracy", finalmente lançado em 2008, seria uma continuação da temática de "Estranged" (vale a pena ouvir). 15 anos depois da separação, Axl ainda não tinha recuperado.
Estranged indeed, Axl.

"I'll never find anyone to replace you
Guess I'll have to make it through, this time
Without you"
Ironia do destino, aquando da gravação do vídeo para "Estranged", Axl e Stephanie já estavam separados. Afinal, os acontecimentos da vida real pareciam acompanhar os eventos da trilogia formulada por Axl.
Sozinho com as suas tormentas, no vídeo de "Estranged" Axl chega ao seu ponto de ebulição e tenta suicidar-se, saltando de um petroleiro sem qualquer protecção.
Note-se que isto aconteceu mesmo, sem duplos, tal como foi filmado. A única bóia de salvação de Axl foi, precisamente, uma bóia de salvação que lhe foi atirada por Gilby.
Seria seguramente uma morte poética. Estúpida, mas poética.
"Well I jumped into the river, too many times to make it home
I'm out here on my own, drifting all alone"

Já sem Stephanie para representar a sua redenção, Axl é salvo do afogamento por golfinhos, sendo resgatado por Slash num barco a remos.
Slash aproveita o momento cénico e oportunamente resolver fazer um solo ao pôr-do-sol. Um pôr-do-solo, talvez. (Desculpem, não se repetirá...)


"I see the storm getting closer and the waves they get so high"

É fácil perceber que Axl Rose estava num lugar muito escuro quando escreveu "Estranged" - um uivo de 10 minutos de pura agonia a amargura sobre um amor perdido. É um tema longo e estruturalmente complexo, que conta com uma das mais gloriosas simbioses entre a escrita de Axl e a guitarra de Slash.
"Old at heart, but I'm only 28. And I'm much too young to let love break my heart."
Talvez pela mágoa causada pela sua relação anterior com Erin Everly (a primeira mulher de Axl e a musa inspiradora de "Sweet Child O' Mine"), Axl já sentia o peso da idade nos seus ombros, aos 28 anos. Coração velho demais para a sua idade, mas novo demais para fechar o coração. Axl descobriu que ninguém o podia ajudar na sua tormenta, que estava sozinho naquela luta.
"Young at heart and it gets so hard to wait
When no one I know can seem to help me now
Old at heart but I mustn't hesitate
If I'm to find my own way out"
"Estranged" é um épico que aborda os enganos e as ilusões criadas pelo amor, especificamente por uma relação e as expectativas goradas que provoca.
É esta a moral de "Estranged": a idade faz-nos perder as ilusões. Invariavelmente da forma mais dolorosa. Para o bem e para o mal, estamos nisto sozinhos.

Lose your illusions.


"Slash, thanks for the killer guitar melodies"
Axl, no livrete de "Use Your Illusion II"