quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Bruce Springsteen - "Because The Night" (Live in Houston '78) (III)

Os primeiros 3 álbuns de Bruce Springsteen são uma ode ao romance, aos sonhos da vida e do Rock N' Roll, sob a premissa que tudo é possível, desde que se acredite piamente nisso e se tenha força de vontade suficiente para mudar.

São álbuns que transmitem um sentido de possibilidades ilimitadas que intoxicam o ouvinte. São álbuns cheios momentos de glória que não são reais, são fantasias que reflectem a vontade de um jovem de origens modestas, mas com grande coração, em triunfar no mundo.

Na introdução do documentário "The Promise: The Making Of Darkness On The Edge Of Town", incluído na edição especial lançada no último mês, Bruce Springsteen descreve o álbum da seguinte forma:

“The album is a reckoning with the adult world, with a life of limitations and compromises.”

Numa retrospectiva, podemos dizer que a visão que definiu a carreira de Bruce é dada em “Darkness on the Edge of Town” e não nos seus primeiros álbuns. As ideias de luta contra as dificuldades do mundo e os handicaps da vida são a fundação de quase tudo o que seguiria no seu trabalho.

O resultado desta mudança foi um álbum bem menos comercial e com sucesso bem mais reduzido. Mas isso não incomodou Bruce Springsteen, uma vez que a sua motivação para este álbum era criar algo verdadeiramente seu, inserido nas experiências que estava a viver. Como o próprio diz no referido documentário:

"More than rich, more than famous, more than happy, I wanted to be great"

A prova de que Bruce Springsteen não procurava o sucesso mainstream com este álbum é a escolha das músicas. Alegadamente, foram escritos e gravados aproximadamente 60 a 70 temas para "Darkness", sendo que a larga maioria não chegou à versão final do álbum.

Alguns destes temas seriam oferecidos a outras artistas e resultaram em grandes êxitos (por exemplo, "Because The Night" a Patti Smith, ou "Fire" às Pointer Sisters). Outros temas só chegariam no álbum seguinte, o duplo "The River", ou muito mais tarde na retrospectiva de 4CD "Tracks", em 1998. Outros ainda apareceriam apenas em performances ao vivo, ou em bootlegs que os fãs partilhavam entre si.

Tudo isto até agora, quando em 2010 chega finalmente a tão prometida edição especial de "Darkness On The Edge Of Town". Juntamente com esta reedição, é lançado "The Promise", uma compilação de 22 temas que ficaram de fora do álbum. Neste lote, incluem-se temas mais conhecidos como "Because The Night", "Fire", temas novos como "Save My Love" ou até versões alternativas de temas do álbum, como a versão eléctrica de "Racing In The Street".


Dos temas incluídos em "The Promise", provavelmente o mais conhecido é mesmo "Because The Night", que seria o grande êxito da carreira de Patti Smith. Como é contado no documentário pelos próprios, Bruce Springsteen deixou o tema fora de "Darkness On the Edge Of Town" porque era uma canção de amor e não entrava no espírito gélido que procurava para o álbum. Assim, o tema foi entregue a Patti por meio de Jimmy Iovine (um produtor que trabalhava com ambos), ainda com partes da letra incompleta. Patti completou-a e lançou "Because The Night" como single de avanço do seu álbum "Easter".

Mais tarde, Bruce completaria a letra à sua maneira e o tema tornar-se-ia uma presença assídua nos seus concertos. Fica aqui um exemplo de uma versão ao vivo de "Because The Night" em Houston, uma performance também incluída na reedição de "Darkness On The Edge Of Town".



P.S.: Continua...

P.P.S.: Para leitura complementar: aqui e aqui.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

George Michael - "December Song (I Dreamed of Christmas)"

"I could believe in peace on Earth and I could watch TV all day, so I dreamed of Christmas"



No primeiro dia de Dezembro e já a pensar na época especial do Natal, fica aqui o single lançado no Natal de 2009 por George Michael: "December Song (I Dreamed of Christmas)". Na verdade, esta música é de 2008, mas só um ano depois viu a luz do dia em single, sendo o primeiro tema de Natal escrito por George Michael desde "Last Christmas" dos Wham!.

O excelente vídeo animado conta a história de um rapaz que sonha com o Natal, o que aconteceu com todos nós a determinada altura...

Foi um grande regresso de George Michael, com (mais) um grande tema a juntar a tantos outros na sua já longa carreira. No entanto, as coisas não têm corrido bem para George. O seu vício de drogas e álcool tem piorado e este ano levaram-no mesmo a cumprir várias semanas de prisão por ter entrado com o carro por uma loja dentro... Para mim, é lamentável ver um dos meus artistas preferidos, alguém com tanto talento e uma voz divinal, deixar-se submergir pela droga, quando poderia continuar a fazer música, como poucos sabem fazer. Continuo então à espera do novo álbum...

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Bruce Springsteen - "Darkness On The Edge Of Town" (II)

"I'll pay the cost for wanting things that can only be found in the darkness on the edge of town"

Para minha enorme satisfação, foi no passado fim-de-semana que, após largos meses de espera, me chegou às mãos no a reedição do álbum "Darkness On the Edge Of Town" de Bruce Springsteen, com o nome pomposo: "The Promise: The Darkness on the Edge of Town Story".

Mas já lá vamos. Antes disso, hoje vamos abordar a complexa história deste álbum e resumir o que aconteceu até chegarmos aqui.

Depois do enorme sucesso do álbum "Born To Run" de 1975, altura em que Bruce cometeu a proeza de ser capa da Time e da Newsweek na mesma semana, a expectativa era grande para saber o que é que Bruce Springsteen tinha na manga para o 4º álbum. No entanto os meses passavam, Bruce andava na estrada e estreava alguns temas novos, mas não havia notícias sobre o novo álbum...

O problema estava no contracto que ele tinha assinado em 1972 com o manager Mike Appel, num parque de estacionamento em New Jersey, sem sequer o ler. "A promessa" tinha sido quebrada.

Enquanto decorria a batalha legal com Mike Appel, Bruce era obrigado a continuar na estrada a dar concertos com a E Street Band, a sua única verdadeira fonte de rendimento. Impedidos de gravar em estúdio, foi neste período que Bruce Springsteen e a E Street Band aperfeiçoaram as suas perfomances ao vivo, eventualmente ganhando a reputação de uma das melhores bandas rock ao vivo da história.

Resolvida a questão legal, no Verão de 1977 Bruce Springsteen avançou determinado para o estúdio com a E Street Band para gravar o seu novo álbum "American Madness", nome que daria lugar ao mais apropriado "Darkness On The Edge Of Town", lançado em 2 de Junho de 1978. Só que desta vez a motivação de Bruce Springsteen era bem diferente de "Born To Run".

Enquanto "Born To Run" era uma ode ao optimismo, à esperança e à mudança para um lugar e para tempos melhores (a metáfora nova-iorquina de “passar para o lado de lá do rio”); "Darkness" representa a percepção que afinal o lugar e os tempos para onde se mudou também têm os seus problemas e que a vida é isso mesmo: podemos andar a vida inteira à espera de um momento ("Badlands"), ou a perseguir um sonho ("Something In The Night"), mas no fim de contas o handicap com que nascemos ("Adam Raised A Cain") vai acompanhar-nos para sempre.

É esta dicotomia que faz estes dois álbuns tão especiais. Em suma, o optimismo e romantismo de "Born To Run", dá lugar à desilusão e isolamento de "Darkness On The Edge Of Town".



Fica aqui o tema-título "Darkness on the Edge of Town", ao vivo em Passaic (New Jersey), naquela que é a minha performance ao vivo preferida de Bruce Sprinsgteen. Seja ao vivo ou em estúdio. A paixão que Bruce imprime nesta actuação é arrepiante.
Na introdução, Bruce dedica a música a um amigo em dificuldades, com a seguinte frase lapidar, que resume o espírito do álbum:

"At one time or another, everybody's gotta drive through the darkness on the edge of town"


P.S.: Continua...

P.P.S.: Para leitura complementar: "A promessa" de Bruce Springsteen.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Eagles - "One Of These Nights"

"Coming right behind you, swear I'm gonna find you now, one of these nights"




Hoje fica aqui "One Of These Nights", do álbum com o mesmo nome dos Eagles, lançado em Junho de 1975. "One Of These Nights" é um álbum fantástico, extremamente sólido, o apogeu do "country-rock" (ou rock com influência country), um ano e meio antes de "Hotel California".

Na minha opinião, "Hotel California" seria apenas o corolário da carreira de uma banda que já tinha atingido o ponto mais alto, mas a quem faltava um tema "ex libris" (hoje a maioria do público conhece os Eagles devido ao tema-tíulo desse álbum). Porém, é preciso recordar que quando "Hotel California" foi lançado no final 1976, os Eagles já tinham o álbum mais vendido de sempre nos EUA, com "Their Greatest Hits 1971-1975" lançado uns meses antes, um impressionante título que se mantém até hoje, superando inclusivé "Thriller" de Michael Jackson.

"Hotel California" não deixa também de ser um grande álbum, mas para mim oscila muito entre o brilhantismo de "New Kid In Town" e "Hotel California" no lado 1 e a falta de qualidade de alguns temas do lado 2. Falta solidez ao álbum.

É precisamente essa solidez que faz do álbum "One Of These Nights" uma verdadeira maravilha, do princípio ao fim. Um heavenly album. Fica aqui uma performance ao vivo do tema-título, mas recomendo vivamente ouvir o álbum inteiro.