quarta-feira, 22 de agosto de 2012

The Beatles - "Magical Mystery Tour"

"Roll up for the Magical Mystery Tour! Step right this way!"



Hoje foi finalmente anunciado o lançamento do filme "Magical Mystery Tour" em DVD e Blu-Ray, uma obra criada, produzida e realizada pelos The Beatles.
"Magical Mystery Tour" foi o 3º filme dos The Beatles e partiu de uma ideia de Paul McCartney que, depois do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (conceito que também partiu dele), queria criar um filme sobre a música que os Beatles faziam na época. Ora, estando os Beatles na sua fase mais profundamente psicadélica, cheios de droga no corpo (pronto, já disse!), o que é que se poderia esperar de um filme sem enredo e sem guião, baseado numa excursão de autocarro (que existia mesmo nos anos 60) de Liverpool a Blackpool em que, segundo George Harrison, apenas servia para os passageiros se embebedarem como se não houvesse amanhã? O que esperar disto?
Uma fritadura do princípio ao fim. Objectivamente, é isto.

Mas "Magical Mystery Tour" vale pela sua música e isso não é pouco. De resto, sejamos sinceros, como filme, é uma imagem pálida da arte dos Beatles. Vale momentos de piada, por mostrar algumas situações inusitadas, como John Lennon a servir esparguete com uma colher gigante e claro, pelos interlúdios musicais. Na minha opinião, são estes que salvam o filme, e salvam (sempre) a pele dos Beatles, porque na verdade é de música que os The Beatles percebem, é essa a sua arte. E isso não é pouco.

A recepção ao filme foi um verdadeiro desastre, logo após a sua transmissão na BBC, a preto-e-branco. Sendo "Magical Mystery Tour" uma obra psicadélica, onde a cor assume um papel fundamental, isto não ajudou a divulgação do filme e revelou ainda mais as suas fraquezas. O facto de ter sido mostrado ao público a preto-e-branco foi apontado pelo produtor dos Beatles George Martin, como o responsável pelo seu falhanço, mas a verdade é que todos sabiam que o filme era realmente fraco, especialmente tendo em conta que levava a marca de qualidade dos Beatles. O falhanço foi mais tarde admitido pelo próprio Paul, que acabou por pedir desculpa publicamente pelo filme, algo que, segundo o biógrafo dos Beatles Hunter Davies, marcou a primeira vez que um artista foi obrigado a pedir desculpa pelo seu trabalho.

O grande interesse de "Magical Mystery Tour" é, como referi, a música.
Para acompanhar o lançamento do filme, em Dezembro de 1967 os The Beatles lançaram no Reino Unido um duplo EP (Extended Play) de 45 rotações com a sua banda sonora:


DUPLO EP (lançado a 8 de Dezembro de 1967 no Reino Unido)

EP 1
- Lado A
"Magical Mystery Tour"
"Your Mother Should Know"
- Lado B
"I Am the Walrus"

EP 2
- Lado A
"The Fool on the Hill"
"Flying"
- Lado B
"Blue Jay Way"

Nos EUA, a Capitol (editora dos The Beatles naquele país) não gostou da ideia dos EP's em 45 rotações, um formato que não era popular no público americano. Como o material era muito pouco para um álbum inteiro (daí o lançamento em formato EP), a editora decidiu colocar a banda sonora no Lado A, adicionar o material dos singles lançados em 1967 pelos Beatles no Lado B e assim lançar um reformulado LP (Long Play).


LP (lançado a 27 de Novembro de 1967 nos EUA)
- Lado A (Banda Sonora)
"Magical Mystery Tour"
"The Fool on the Hill"
"Flying"
"Blue Jay Way"
"Your Mother Should Know"
"I Am the Walrus"
- Lado B (Singles de 1967)
"Hello, Goodbye"
"Strawberry Fields Forever"
"Penny Lane"
"Baby, You're a Rich Man"
"All You Need Is Love"


Esta reformulação foi feita contra a vontade da banda, mas a verdade é que pegou e com o passar dos anos, "Magical Mystery Tour" ganhou o estatuto de um álbum genuíno dos The Beatles, em nome próprio.
Durante muitos anos, antes de mergulhar mais profundamente no maravilhoso mundo dos álbuns dos The Beatles, se perguntassem qual o meu álbum preferido da banda, a minha resposta seria mesmo "Magical Mystery Tour". Entre uma série de singles que moldaram a minha infância, o álbum tem aquele que foi o meu tema preferido da banda desde que um amigo meu levou uma cassete com uma gravação pirata da compilação 1967-1970 para a escola, andava eu no 4º ano: "I Am The Walrus". Quando fui exposto pela primeira vez ao grito de Lennon "GOO GOO G´JOOB", soube imediatamente que estava ali uma banda que iria marcar indelevelmente a minha vida.

Fica então o vídeo promocional do novo lançamento do filme "Magical Mystery Tour" em DVD e Blu-Ray, bem como numa caixa de luxo que junta os dois formatos a um livro e a uma réplica do duplo EP original. O maior ponto de interesse é, para mim, a remistura da banda sonora em surround 5.1 e stereo. Se tudo correr como de costume, vou acabar por ceder à maior (e mais cara) edição...



Podem também ver os extras destas reedições no site oficial da banda, ou no meu blog de eleição no que toca a toda a actualidade informativa de reedições: o The Second Disc.