quarta-feira, 22 de agosto de 2012

The Beatles - "Magical Mystery Tour"

"Roll up for the Magical Mystery Tour! Step right this way!"



Hoje foi finalmente anunciado o lançamento do filme "Magical Mystery Tour" em DVD e Blu-Ray, uma obra criada, produzida e realizada pelos The Beatles.
"Magical Mystery Tour" foi o 3º filme dos The Beatles e partiu de uma ideia de Paul McCartney que, depois do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (conceito que também partiu dele), queria criar um filme sobre a música que os Beatles faziam na época. Ora, estando os Beatles na sua fase mais profundamente psicadélica, cheios de droga no corpo (pronto, já disse!), o que é que se poderia esperar de um filme sem enredo e sem guião, baseado numa excursão de autocarro (que existia mesmo nos anos 60) de Liverpool a Blackpool em que, segundo George Harrison, apenas servia para os passageiros se embebedarem como se não houvesse amanhã? O que esperar disto?
Uma fritadura do princípio ao fim. Objectivamente, é isto.

Mas "Magical Mystery Tour" vale pela sua música e isso não é pouco. De resto, sejamos sinceros, como filme, é uma imagem pálida da arte dos Beatles. Vale momentos de piada, por mostrar algumas situações inusitadas, como John Lennon a servir esparguete com uma colher gigante e claro, pelos interlúdios musicais. Na minha opinião, são estes que salvam o filme, e salvam (sempre) a pele dos Beatles, porque na verdade é de música que os The Beatles percebem, é essa a sua arte. E isso não é pouco.

A recepção ao filme foi um verdadeiro desastre, logo após a sua transmissão na BBC, a preto-e-branco. Sendo "Magical Mystery Tour" uma obra psicadélica, onde a cor assume um papel fundamental, isto não ajudou a divulgação do filme e revelou ainda mais as suas fraquezas. O facto de ter sido mostrado ao público a preto-e-branco foi apontado pelo produtor dos Beatles George Martin, como o responsável pelo seu falhanço, mas a verdade é que todos sabiam que o filme era realmente fraco, especialmente tendo em conta que levava a marca de qualidade dos Beatles. O falhanço foi mais tarde admitido pelo próprio Paul, que acabou por pedir desculpa publicamente pelo filme, algo que, segundo o biógrafo dos Beatles Hunter Davies, marcou a primeira vez que um artista foi obrigado a pedir desculpa pelo seu trabalho.

O grande interesse de "Magical Mystery Tour" é, como referi, a música.
Para acompanhar o lançamento do filme, em Dezembro de 1967 os The Beatles lançaram no Reino Unido um duplo EP (Extended Play) de 45 rotações com a sua banda sonora:


DUPLO EP (lançado a 8 de Dezembro de 1967 no Reino Unido)

EP 1
- Lado A
"Magical Mystery Tour"
"Your Mother Should Know"
- Lado B
"I Am the Walrus"

EP 2
- Lado A
"The Fool on the Hill"
"Flying"
- Lado B
"Blue Jay Way"

Nos EUA, a Capitol (editora dos The Beatles naquele país) não gostou da ideia dos EP's em 45 rotações, um formato que não era popular no público americano. Como o material era muito pouco para um álbum inteiro (daí o lançamento em formato EP), a editora decidiu colocar a banda sonora no Lado A, adicionar o material dos singles lançados em 1967 pelos Beatles no Lado B e assim lançar um reformulado LP (Long Play).


LP (lançado a 27 de Novembro de 1967 nos EUA)
- Lado A (Banda Sonora)
"Magical Mystery Tour"
"The Fool on the Hill"
"Flying"
"Blue Jay Way"
"Your Mother Should Know"
"I Am the Walrus"
- Lado B (Singles de 1967)
"Hello, Goodbye"
"Strawberry Fields Forever"
"Penny Lane"
"Baby, You're a Rich Man"
"All You Need Is Love"


Esta reformulação foi feita contra a vontade da banda, mas a verdade é que pegou e com o passar dos anos, "Magical Mystery Tour" ganhou o estatuto de um álbum genuíno dos The Beatles, em nome próprio.
Durante muitos anos, antes de mergulhar mais profundamente no maravilhoso mundo dos álbuns dos The Beatles, se perguntassem qual o meu álbum preferido da banda, a minha resposta seria mesmo "Magical Mystery Tour". Entre uma série de singles que moldaram a minha infância, o álbum tem aquele que foi o meu tema preferido da banda desde que um amigo meu levou uma cassete com uma gravação pirata da compilação 1967-1970 para a escola, andava eu no 4º ano: "I Am The Walrus". Quando fui exposto pela primeira vez ao grito de Lennon "GOO GOO G´JOOB", soube imediatamente que estava ali uma banda que iria marcar indelevelmente a minha vida.

Fica então o vídeo promocional do novo lançamento do filme "Magical Mystery Tour" em DVD e Blu-Ray, bem como numa caixa de luxo que junta os dois formatos a um livro e a uma réplica do duplo EP original. O maior ponto de interesse é, para mim, a remistura da banda sonora em surround 5.1 e stereo. Se tudo correr como de costume, vou acabar por ceder à maior (e mais cara) edição...



Podem também ver os extras destas reedições no site oficial da banda, ou no meu blog de eleição no que toca a toda a actualidade informativa de reedições: o The Second Disc.

5 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=1LwyCHhbxOM :P

    (o início já te tinha mostrado mas a parte dos Beatles não vinha no outro vídeo e já agora, por falar no Bill Hicks, vi no outro dia este documentário e vale bastante a pena: http://www.imdb.com/title/tt1179947/)

    Nem quero imaginar as coisas surreais dessa excursão! :P
    Essa do Paul ter pedido desculpa só me fez lembrar o João V. Pinto depois dos 7-0, quando o Vale e Azevedo o obrigou a pedir desculpa lol (e pronto, se és do SLB as minhas desculpas mas não pude evitar :P).

    Se tudo correr como de costume, vou acabar por ceder à maior (e mais cara) edição... lol! isto é engraçado depois de ter lido sobre a tua colecção de álbuns ;D

    Gosto muito de várias músicas dos Beatles mas não me posso considerar propriamente fã. Nesse LP de 1967, está uma das minhas preferidas deles "Strawberry Fields Forever" :)

    Living is easy with eyes closed, misunderstanding all you see.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehe o Bill Hicks claramente sabe do que fala! ;)
      "We all live in a yellow submarine? You know how f***ing high they were when they wrote that song?!" LOL Esta então é muito boa, ainda no outro escrevi na praia sobre o Ringo (post para breve ;) ) e lembrei-me deste tema, que abomino, e que acho que foi o primeiro que cantou nos Beatles, mas que até nem foi escrito por ele. O Paul McCartney escreveu isto "We all live in a yellow submarine?" (A sério? WTF? lol) e deu ao Ringo para cantar e aquilo foi incluído no "Revolver", lançado em single e foi um sucesso enorme! Até fizeram um filme baseado na ideia :o

      É curioso que também fiquei curioso sobre esse documentário do Bill Hicks e até já o saq...(cough) tenho! :X Vou vê-lo nos próximos dias. :)

      É verdade, sou do Sport Lisboa e Benfica :) Mas estás à vontade, também me sei dessas coisas quando têm piada e principalmente quando já se passaram 13 anos desde que se passaram :P

      O "Strawberry Fields Forever" é um dos meus early favourites também, desde miúdo, mas não sei porquê, acho que a ouvi tantas vezes que acabei por me fartar... Até porque isso não aconteceu com outras como o "Hello Goodbye", ou o "I Am The Warlus"...

      Eliminar
    2. Ahahaha, muito bom! Tou-me aqui a rir porque já ouvi a música não sei quantas vezes na minha vida mas a tua indignação por vivermos todos num submarino amarelo dá um significado ainda mais cómico e surreal à música :D

      Acho que vais gostar do documentário :) ele usava o humor (brilhantemente, diga-se) para falar de coisas muito sérias. Pena ter morrido tão novo, com 32 anos... :x

      Eu sendo do Sporting, se não soubesse rir das desgraças do meu clube era uma tristeza :P

      Deixa-me que te diga Nuno que a "I Am The Walrus" em termos de letra também é das coisas mais WTF alguma vez feitas no mundo da música ;P a droga tem razões que a própria razão desconhece lol
      Eu acho que a minha música preferida de todas (deles) é mesmo a Blackbird. Acho-a linda em todos os sentidos (a música em si e o significado).

      Eliminar
    3. Vi o documentário do Bill Hicks a semana passada! Já admirava o homem, mas agora... mais ainda. É um "puro" ("What you see is what you get"), tal e qual eu gosto que as pessoas sejam. Como normalmente acontece com os bons, foi-se cedo demais, mas é assim mesmo o Mundo... :S

      É verdade, o "I Am The Walrus" é o resultado de um trip à séria! Mas a diferença entre uma boa trip e uma má trip está exactamente na diferença entre o raciocínio de que "I am he, as you are he, as you are me and we are all together", ou de que todos vivemos num submarino amarelo!!! :P
      (A sério, WTF?! :P )

      Por falar em rir das tristezas do teu clube, se me permites, mostro-te o vídeo que me fez desatar a rir hoje!
      http://youtu.be/N6peixfufsw
      ("O Sporting não devia dar tão tarde porque dá sono...") :P

      Eliminar
    4. Sim, para além de me desmanchar a rir com ele, concordo com tanta coisa que ele dizia e as coisas em que acreditava. E era brutalmente honesto como dizes, estava-se pouco lixando se a mensagem era demasiado forte, ele tinha que a transmitir.

      LOL Nuno, não te debatas mais com isso: vivemos num submarino amarelo quer queiras quer não. Tens de te mentalizar :P

      Ui, o pior é que é verdade o que ele diz lol :x o Sporting está há uns bons anos a enterrar-se mais e mais... Eu ando a boicotar os jogos para não ter dores de cabeça com isso. Houve uma altura, quando tinha os meus 17, 18 anos (um pouco antes de ganharmos o campeonato em 2000) até meio dos meus 20 que vivia isto fervorosamente. Até queria ir para a Juve Leo (LOL, devia estar doida!). Chegou uma altura em que continuo a gostar muito do meu clube, hei-de gostar sempre, mas epah quanto menos motivos para chatices tiver na vida melhor lol Prevejo outros 18 anos sem ganharmos nada, se não for mais... :(

      Eliminar

Let the music do the talking.