quarta-feira, 30 de maio de 2012

Lenny Kravitz - "Let Love Rule"

"We got to let love rule!"



aqui referi que o momento que aguardo com mais expectativa neste Rock In Rio é a chegada de Bruce Springsteen, ao leme da sua E Street Band.
Mas nem só de Bruce se fará o Rock In Rio... Se Domingo é do Boss, Sábado é do Master (Soul)Blaster (lá chegarei brevemente!) e Sexta... Sexta é do Lenny!
Finalmente Lenny Kravitz! Finalmente, porque desde a digressão de promoção ao álbum "Lenny", em 2002 (já lá vão 10 anos!), que tento apanhar um concerto dele, mas por alguma razão, tal nunca se concretizou.

Desde o primeiro álbum ("Let Love Rule") lançado em 1989, Lenny já leva uma carreira de respeito, com mais de 20 anos. Quando Lenny apareceu, numa altura em que o paradigma musical se polarizava entre as bandas de hair metal e o Europop / Eurodance (que iria dominar as tabelas nos early 90's), Lenny estava claramente deslocado da onda das massas. Mas mesmo assim conseguiu o seu espaço.

A crítica achou que Lenny não trazia nada de novo e o seu estilo foi classificado de derivativo.
De facto, tudo o que ouvíamos nos primeiros álbuns de Lenny parecia familiar: as guitarras soavam como Jimi Hendrix, o baixo tinha o groove do Funk e os instrumentos de sopro pareciam directamente saídos de um disco da Motown. Tudo isto fundido no Rock, com uma produção retro, que reproduzia a sonoridade dos discos dos anos 60 e 70.
Tudo isto era familiar, mas tudo isto era novo. Tal mistura não era, de todo, habitual e só podia estar ao alcance de um grande músico.
Lenny era, nesta fase, claramente um peixe fora de água.

O sucesso mainstream veio um pouco mais tarde com o álbum "Are You Gonna Go My Way" (o riff do tema-título é fantástico, um momento abençoado de Lenny) e com o Rock mais "puré de batata" do álbum "5" no final dos anos 90, que o propagou pelas ondas de rádio, um pouco por todo o Mundo.

Os anos passaram e Lenny nunca mais recuperou o edge do início da sua carreira.
Ele chega agora ao Rock In Rio e a minha maior expectativa reside, obviamente, nos clássicos.
É o caso de "Let Love Rule", o tema-título do primeiro álbum de Lenny. Um hino ao amor. "Let Love Rule" indeed, Lenny. Subscrevo. É a única maneira de viver.

"Love transcends all space and time..."

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Bruce Springsteen & The E Street Band - "Working On A Dream" (Live Hyde Park 2009)

"I'm working on a dream, though sometimes it feels so far away"



Começou na passada 6ª feira o Rock In Rio Lisboa 2012. São dois fins-de-semana de grande concertos, que culminam naquele que é, para mim, o mais esperado concerto ano. Falo obviamente de Bruce "The Boss" Springsteen, que traz a Portugal, pela primeira vez, a E Street Band. Infelizmente tarde demais para o público português ver o saxofonista Clarence Clemons e o teclista Danny Federeci, membros originais da banda, já falecidos entretanto.
Mas isso não parece abalar a energia do Boss.

Bruce têm andado a espalhar a sua magia pela Europa e nos últimos dias deu concertos que quase bateram a marca das 3 horas e meia. Leram bem: 3 horas e meia!! Para um rockeiro que já conta com 62 anos, isto é um feito, no mínimo, notável.

É fácil perceber que as minhas expectativas estão a bater nos limites.
Porque um concerto de Bruce Springsteen & The E Street Band é muito mais que um concerto: é uma life changing experience. E, acreditem, não sou só eu que o digo. Basta fazer uma simples pesquisa na internet para perceber que este é o mais comum dos relatos após o "baptismo" da E Street Band.

Obviamente, eu também tenho a minha estória de baptismo.
Foi no dia 2 de Agosto de 2009, no Monte do Gozo, a poucos quilómetros de Santiago de Compostela, que eu assisti a um dos melhores concertos da minha vida. Foi muito mais que um concerto, foi uma experiência, foi o meu baptismo da E Street Band.

O concerto marcava o ponto final da longa digressão europeia, de promoção ao álbum "Working On A Dream". Bem... De promoção ao álbum, o concerto teve pouco, uma vez que Bruce despachou "Outlaw Pete" e o tema-título "Working On A Dream" logo no início e depois foram mais de 3 horas de clássicos, sobre clássicos. Um must.
Nessa noite ameaçada pela chuva, eu carregava uma gripe já em fase implacável, mas nada disso impediu que se tornasse uma das noites mais memoráveis da minha vida.

Foi ali, naquele belíssimo auditório natural do Monte do Gozo (onde não puderam entrar milhares de pessoas com bilhete na mão, porque os organizadores foram gananciosos e venderam mais 10 000 bilhetes do que podiam), que eu percebi do que se tratava. Qualquer pessoa que goste de ver um concerto Rock não deve viver sem ver pelo menos uma vez a E Street Band em acção.
É qualquer coisa de inexplicável.

O vídeo que eu deixo aqui hoje foi filmado num concerto um mês antes de Compostela, no festival Hard Rock Calling em Londres. Nesta interpretação de "Working On A Dream", o tema mais forte do álbum que Bruce promovia na altura, o Boss faz um longo interlúdio onde explica quem são a E Street Band e ao que vêm.
O momento é arrepiante e eu deixo aqui a transcrição do discurso, que ilustra a missão a que a E Street Band se propõe:

“The E Street Band has come thousands of miles to fulfil their solemn vow to ROCK THE HOUSE!
But we didn’t come all this way tonight just to ROCK the house… We came here tonight because we wanna BUILD a house!
We’re gonna take the FEAR that’s out there and we’re gonna build a house of LOVE!
We’re gonna take the DOUBT and we’re gonna build us a house of FAITH tonight!
We’re gonna take the DESPAIR and we’re gonna build us a house of HOPE!
We’re gonna take all the BLUES that’s out there and that’s in you and we’re gonna build us a house tonight of JOY and HAPPINESS! Because that’s our job…
And we’re gonna take the COOLING OFF and we’re gonna build a house of SEXUAL HEALING!
That’s right, oh yes we will! And we got all the tools we need right here on this stage and on this lawn tonight… And when we build that house, we’re gonna use the bad wood and we’re gonna use the good wood! And we’re gonna use the bad news that’s out there tonight and we’re gonna use the good news that’s in here tonight…
Now, to build a house out of music and out of spirit and out of noise… Well, the mighty E Street Band is here tonight and we’re gonna bring down the power of the music on you!"


Pela minha parte, cá os espero no Domingo, com as expectativas nos píncaros.
Vem, Boss! Vem e traz tudo! Eu estou preparado. :)