sexta-feira, 14 de março de 2014

Pink Floyd - "Marooned"



Não são precisas palavras para descrever a solidão. Até faz todo o sentido que assim seja.

A descrição mais completa deste conceito foi feita por David Gilmour em 1994, no álbum de despedida dos Pink Floyd e o meu preferido - "The Division Bell". Em "Marooned", David usou a guitarra para expressar, com sons e silêncios que gritam mais alto que palavras, o que é, afinal, a solidão.

No álbum que aborda a importância da comunicação, este é o tema que fala sobre o que acontece quando se dá o corte abrupto do canal. Se a comunicação é a ponte que liga as ilhas de todos nós, quando a ponte é destruída, somos vetados ao isolamento. Somos atirados numa ilha deserta e não, não há nada de romântico acerca disso.

Traduzido para português (recorrendo ao Merriam-Webster), "Marooned" significa "abandonado", "isolado", "sem esperança ou meios de escape". Nenhuma destas expressões é utilizada no tema.
Na verdade, nenhuma palavra é dita aqui. Mas não é preciso. O choro que ouvimos da guitarra de David é suficiente para sabermos tudo o que precisamos sobre a solidão da nossa ilha. Quando deserta.