terça-feira, 4 de janeiro de 2011

The Connells - "'74-'75"

"I was the one that let you know, I was your sorry ever after '74/'75"



Hoje vou ao baú dos êxitos obscuros dos anos 90 para recolher este "'74-'75", uma pérola dos The Connels, da qual todos nos recordamos. Faz-me também lembrar que o mainstream dos mid-90's / late 90's estava repleto destes temas melódicos e despretensiosos, de fácil audição. Eram temas que tinham um apelo tão simples e ao mesmo tempo tão abrangente, que assentavam que nem uma luva nas ondas FM das rádios generalistas.

"'74-'75" foi o único grande êxito dos The Connels, fazendo deles um exemplo de um One Hit Wonder (banda ou artista conhecidos por um único êxito). O single foi lançado originalmente em 1993, como promoção ao álbum "Ring", mas atingiu o sucesso apenas em 1995 e apenas na Europa, ganhando também enorme difusão em Portugal. Curiosamente, nos EUA, país de origem dos The Connels, o single nunca ganhou notoriedade.


Volvidos mais de 15 anos desde o seu sucesso, hoje "'74-'75" é um clássico. Como já referi, é um tema simples e despretensioso, mas não deixa de ser um grande tema. Destaco principalmente as harmonias no refrão.

Também um clássico é o vídeo de apresentação deste tema, com alta rotação no VH1. O vídeo mostra fotos de uma turma de 1975 da terra natal dos The Connels e contrasta as mesmas com imagens de 1993, ano em que o vídeo foi filmado.

Tendo em conta a letra e o vídeo, é fácil perceber que "'74-'75" é um tema revivalista, que relembra os tempos de escola, particularmente os erros cometidos nessa época.
A linha "I was your sorry ever after '74/'75" é um jogo de palavras (sorry ever after / happy ever after), o que significa que o narrador não deverá ter encontrado a felicidade com a miúda de quem gostava em '74/'75.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Beady Eye - "Four Letter Word"

"I don’t know what it is I’m feeling
A four letter word really gets my meaning
Nothing ever lasts forever"



Para começar o ano em grande, fica aqui o novíssimo tema dos Beady Eye - a nova banda dos antigos membros dos Oasis: Liam Gallagher, Andy Bell e Gem Archer.



Este tema é "Four Letter Word" e vai ser lançado em single dia 17 de Janeiro. Vai estar também incluído no álbum "Different Gear, Still Speeding", que só chegará a 28 de Fevereiro.
"Four Letter Word" parece-me um esforço mais satisfatório que "Bring The Light", o primeiro single do álbum que, apesar de interessante, "soube-me a pouco".


Para já, mantenho praticamente intactas as minhas expectativas para o álbum do próximo mês. A verdade é que muitos dos meus temas preferidos dos últimos 2 álbuns dos Oasis ("Don't Believe The Truth" e "Dig Out Your Soul") foram escritos pelos actuais membros dos Beady Eye. Veremos então.