domingo, 10 de junho de 2012

James - "Getting Away with It (All Messed Up)"

"We're getting away with it all messed up. That's the living..."



Já se passou uma semana desde o fim do Rock In Rio e só agora a "poeira" começa a assentar. Agora é tempo de balanço.
Na memória recente ainda gritam ecos de alguns grandes momentos, encabeçados pelo lendário concerto de Bruce Springsteen & The E Street Band, dia 3, faz agora mesmo uma semana.

Mas nem só de Bruce Springsteen viveu o Rock In Rio e nem só da E Street Band se fez o dia 3 de Junho.
Às 20:30, entraram em palco os James e deram um dos mais enérgicos, mais surpreendentes concertos do festival.
É verdade que existe uma relação especial entre os James e o nosso país. Como uma banda indie rock de Manchester, os James sempre foram caso de sucesso nas ilhas, mas de sucesso mais moderado na Europa e nos EUA. Portugal surge como um caso particular, onde quase todos os seus singles foram passando com regularidade nas rádios e os álbuns foram vendendo com alguma consistência (especialmente o "Best Of" de 1998).
Como resultado, há um lote considerável de temas que são amplamente conhecidos pela audiência portuguesa: "Sit Down", "Laid", "Sometimes", "Born Of Frustration", "Destiny Calling", "Getting Away With It"... e por aí fora. Percebe-se que os James facilmente dão um espectáculo só com êxitos familiares ao público português e por isso não é de estranhar que a banda passe cá com alguma frequência.

Foi por isso com alguma surpresa, que assisti ao concerto "arriscado" dos James no Rock In Rio Lisboa. Com uma "slot" reduzida de hora e meia ao final da tarde, os James optaram por não ir pelo caminho fácil dos êxitos e pincelaram o seu concerto com uma série de faixas menos conhecidas, algumas tiradas mesmo do fundo do baú.
E ganharam a sua aposta. Os James estiveram com o público e o público, não obstante o risco, esteve com os James. Grande concerto.
Eis a setlist (com vídeos, sempre que disponíveis):

1. "Whiteboy"
2. "Ring The Bells"
3. "Laid"
4. "She's A Star"
5. "Getting Away With It (All Messed Up)"
6. "Out To Get You"
7. "Johnny Yen" (com discurso de Tim Booth sobre a primeira vez que viu Bruce Springsteen & The E Street Band)
8. "Stutter"
9. "Sound"
10. "Tomorrow"
11. "Sometimes"
12. "Sit Down"

O tempo de antena dos James era curto e, por isso mesmo, não esperava ouvir temas "Johnny Yen", ou "Stutter" (do álbum de estreia da banda "Stutter", de 1986), ou os menos conhecidos "Sound", ou "Out To Get You".

No meio do set, apareceu um dos temas que eu mais esperava:



Quando ouvi os primeiros acordes de "Getting Away with It (All Messed Up)", fui directamente transportado para o Verão de 2001. A rádio nas tardes de trabalho, ou o Curto Circuito nas tardes de preguiça no sofá. No meio da miríade do Nu Metal que vigorava na época, este tema era uma lufada de ar fresco.


 


"Getting Away with It" foi o single de avanço do álbum "Pleased To Meet You", de 2001.
"Pleased To Meet You" foi bem recebido pela crítica, mas foi anunciado como o último álbum dos James, depois do qual o vocalista Tim Booth deixaria a banda. Adequadamente, foi promovida uma bem sucedida digressão de despedida e Tim deixou mesmo a banda, lançado um álbum a solo ("Bone"). Mas em 2007, Tim Booth voltou aos James e ainda bem. Desde então, este foi o meu segundo concerto e a banda esteve sempre impecável.

No Crato, em 2008, foi assim:



Depois de terminado "Sometimes", o público alentejano (e não só, como é óbvio) continuou a cantar e só se calou porque entretanto os James regressaram para o Encore.
Eu estive lá no meio, onde tudo aconteceu. E que afinados estávamos!