segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Nancy Sinatra - "You Only Live Twice"

"You only live twice, or so it seems: one life for yourself and one for your dreams"


Depois de ter dedicado a semana passada a temas alusivos ao Natal, na última semana do ano vou fazer uma retrospectiva da música que mais ouvi e que mais me marcou em 2010.
Atenção que não se trata de uma retrospectiva da música que se fez em 2010, mas sim daquilo que eu ouvi, duas acções que raramente concorrem no tempo.

Começo por aquele que foi provavelmente o álbum que mais ouvi em 2010. Na realidade não é bem um álbum de originais, mas sim uma compilação: "The Best of Bond...James Bond", lançada aquando do 40º aniversário do 1º filme da saga - "Dr. No".


Confesso que sou um grande fã da saga de James Bond. Não são filmes intelectualmente exigentes, mas têm uma série de outras valências primárias e secundárias que os tornam num produto único no cinema.
As primárias são reconhecidas por todos: os filmes oferecem acção, fantasia e divertimento a rodos.

As valências secundárias são muitas vezes negligenciadas, mas são aquelas que separam a saga de Bond de todos os outros filmes de acção. Começando pela ligação histórica entre a acção nos filmes e a tensão característica da guerra fria, entre o mundo Ocidental e a realidade do Leste europeu. Esta dicotomia de culturas é aqui retratada pela acção de um agente secreto ocidental nos cenários dos países de Leste e serviu de pano de fundo ao core da saga Bond.

Outra valência única destes filmes é a banda sonora. Arrisco dizer que nenhuma outra saga está tão bem representada neste capítulo como a saga de James Bond. É isso mesmo que podemos ouvir nesta compilação.

A enxurrada de grandes temas que "The Best of Bond...James Bond" oferece é impressionante. Desde as inúmeras versões do clássico "James Bond Theme", originalmente composto por Monty Norman em 1962, passando por temas dramáticos como "Goldfinger" ou "Goldeneye", baladas como "Nobody Does It Better" ou "Moonraker", até temas mais Pop como "A View To A Kill" ou "The Living Daylights".

Temas fabulosos, arranjos orquestrais grandiosos, interpretações intensas por alguns dos mais conceituados artistas do Pop, do Rock e do Soul. Há espaço para um pouco de tudo.
Tendo em conta que a saga acompanhou a cultura popular desde os anos 60 até aos anos 00, o leque de artistas que já contribuíram para os filmes é vasto e representativo do mainstream de cada época: desde Shirley Bassey nos anos 60, passando por Paul McCartney nos anos 70, Duran Duran nos anos 80, Moby nos anos 90, ou Jack White nos 00.

O tema que fica aqui é "You Only Live Twice", do filme com o mesmo nome de 1967, interpretado por Nancy Sinatra e composto por John Barry. É um tema que acolhe maior significado em relação ao standard das bandas sonoras de Bond. Fala das flutuações que fazemos entre dois mundos diferentes: a vida corrente e uma 2ª vida, diferente do quotidiano, que oferece experiências e sensações diferentes: às vezes noutro lugar; às vezes noutro trabalho; às vezes com alguém diferente.
O fenómeno da vida-dupla.

"You Only Live Twice" é um dos meus temas preferidos da saga Bond (são tantos...) e é um dos temas que mais vezes foi "emprestado" a outros artistas, casos de Coldplay e de Björk. Robbie Williams também construiu um dos seus temas de maior sucesso (o seu primeiro nº 1 no Reino Unido) com base num sample deste tema. Nunca repararam que "Millennium" tem uma forte influência Bond? Pois é, até o vídeo faz inúmeras referências à saga.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.