sábado, 20 de novembro de 2010

Pink Floyd - "Sorrow" (Live in Venezia)

"A silence that speaks so much louder than words of promises broken"



Hoje fica aqui "Sorrow", um dos meus temas preferidos dos Pink Floyd, do álbum de 1987 "A Momentary Lapse Of Reason". O vídeo documenta um concerto histórico em 1989 na baía de Veneza, com um palco flutuante e a audiência em gôndolas.

Estima-se que, entre os milhares nas gôndolas e na Praça de S.Marcos (no lado oposto da baía) estavam 200 000 pessoas para assistir a este evento histórico. O concerto foi ainda objecto de uma mega operação televisiva, com transmissão em directo para 23 países (entre eles a URSS, a Alemanha de Leste, a Jugoslávia e... Portugal) e uma estimativa de mais de 100 milhões de telespectadores.

Apesar de congregar diferentes povos a assistir, numa época de conflitos internacionais complicados, este esteve longe de ser um evento consensual. A 2 dias do concerto, o seu cancelamento esteve iminente, devido a protestos em como as vibrações poderiam fazer estragos nos monumentos da cidade e nas fundações dos edifícios. As suspeitas confirmaram-se na ressaca do concerto e o Ministério da Cultura demitiu-se em bloco.

O Presidente da Câmara de Veneza garantiu que este seria o último evento deste tipo a ter lugar na cidade.

2 comentários:

  1. Será que não há uma alma caridosa que ponha no you tube a transmissão do concerto pela RTP1.
    Encontra-se de outras televisões mas eu lembro-me das informações que o comentador deu no início do concerto que eram fenomenais e que mais nenhuma televisão diz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, adorava rever a transmissão original da RTP. Foi assim que eu vi o concerto pela primeira vez, em directo, em 1989. No entanto, estava uma noite de grande trovoada e por isso a transmissão às vezes quebrava. Recuperar esse documento histórico seria fenomenal.
      Mas nem tudo foram rosas nessa transmissão, que cortou para intervalo a meio do "The Great Gig In The Sky" ;)

      Eliminar

Let the music do the talking.