domingo, 14 de novembro de 2010

Rui Veloso - "Não Há Estrelas No Céu" (ao vivo no Coliseu '90)

"Vou por aí às escondidas, a espreitar às janelas, perdido nas avenidas e achado nas vielas"


Ontem ao navegar tranquilamente numa loja online, soube que tinha sido lançado uma edição comemorativa do 20º aniversário do álbum ex libris do Rui Veloso: "Mingos & Os Samurais". A edição especial continha o álbum original remasterizado e um DVD com o mítico concerto gravado pela RTP no Coliseu dos Recreios em 1990. Ora, sendo este um dos meus álbuns preferidos de música portuguesa e estando há anos à procura duma gravação decente deste concerto, corri para a loja mais próxima para comprar isto! E apesar de alguns contras, valeu a pena!

Em primeiro lugar, os contras: acho triste que a reedição daquele que é possivelmente o melhor álbum Rock português de sempre tenha sido tão pouco promovida. Nem sequer há uma menção no site do Rui Veloso... Não se compreende.
Depois, já li que o concerto não está completo, o que a ser verdade, é pena. Mas possivelmente isto é tudo o que foi gravado... Também é pena que o concerto esteja em Mono, percebe-se pela qualidade da imagem e do som que as fitas originais não foram muito bem tratadas pelo tempo...

Agora, os prós: a qualidade da embalagem desta edição é fenomenal, digna de uma edição especial de um qualquer artista internacional. A inclusão do DVD é uma ideia fantástica, que eu já esperava há muitos anos. Parece que alguém me leu a mente... O concerto em si é excelente e só por isto vale a pena comprar esta edição, mesmo para aqueles que, como eu, já tinham o álbum original em CD.

Quanto à remasterização do álbum, ainda não a ouvi, mas confesso que não me interessa por aí além, uma vez que a edição anterior em CD tinha grande qualidade sonora.

A música faz parte do imaginário da minha infância. O álbum foi lançado quando eu tinha ainda 4 anos e teve um impacto estrondoso na cultura portuguesa. De repente, parecia que temas como "Não Há Estrelas No Céu", ou "A Paixão (Segundo Nicolau Da Viola)" tinham estado sempre ali, tal a altíssima rotação que tinham nas rádios e na televisão. Para mim, que tinha o álbum em casa, era muito mais que isso. Todo o álbum tinha sonoridades que me chamavam a atenção e me prendiam. Não sabia o que era, mas sabia que gostava. E foi assim cresci com a história da banda desconhecida mais conhecida do Porto...

Em baixo fica o press-release da EMI Portugal:

2010 é um ano de grandes datas para Rui Veloso. É o ano em que se assinalam os seus 30 anos de carreira e, simultaneamente, 20 anos sobre a edição do álbum “Mingos & os Samurais”.Para celebrar a data, “Mingos & os Samurais” será reeditado no próximo dia 08 de Novembro. Edição especial 20º aniversário em digipack do CD-duplo com o som remasterizado a que se junta um DVD-bónus inédito com o filme de um dos míticos concertos realizados no Coliseu dos Recreios em 1990, filmado pela RTP. Recuemos a 1990. O ano arranca com a concretização de um velho sonho: Rui Veloso toca ao vivo com B.B. King; concertos no mês de Março em Lisboa e no Porto. Durante este ano apresenta-se pela primeira vez ao vivo no estrangeiro, em Toronto (Canadá).Em Maio, mesmo antes da edição do disco, inicia em Lisboa a digressão “Mingos & os Samurais” no Campo Pequeno. Sala esgotada. No início de Agosto chega, finalmente, às lojas o duplo-álbum “Mingos & os Samurais”. É a realização de um sonho antigo da dupla Rui Veloso/ Carlos Tê e a materialização de um disco que começou a desenhar-se no início da década de 80.


O êxito é estrondoso: Platina no dia de edição; em pouco mais de quatro meses, chega às Sete Platinas! Mais: “Mingos & os Samurais” ocupa o 1º lugar do top durante 24 semanas! Os temas “Não há Estrelas no Céu” e “A Paixão (segundo Nicolau da Viola)” são os maiores êxitos desse ano.Em Outubro apresenta-se ao vivo em Lisboa e no Porto. Realiza seis concertos esgotados nos Coliseus de Lisboa e Porto. O impacto de “Mingos & os Samurais” é tal que o alinhamento do concerto é feito apenas com os temas do novo disco; apenas nos encores surgem músicas de álbuns anteriores.


Em Dezembro, actua para 12.000 pessoas no Pavilhão do Dramático, em Cascais, feito nunca antes alcançado por qualquer artista português. Novembro de 2010 será o mês em que as comemorações dos 30 anos de Rui Veloso atingem o seu ponto alto. A juntar-se à edição especial 20º aniversário de “Mingos & Samurais”, Rui Veloso realiza os grandes concertos comemorativos dos 30 anos de carreira nos Coliseus do Porto e Lisboa, dias 07 e 17 de Novembro, respectivamente. Concertos cuja primeira parte será inteiramente dedicada ao álbum “Mingos & os Samurais”, com a presença dos Optimistas, banda original dos espectáculos do disco. O aúdio dos CD’s “Mingos & os Samurais” foi remasterizado no Masterdisk Studios, em Nova Iorque, por Andy VanDette.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.