quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Phil Collins - "In The Air Tonight"

"The hurt doesn't show, but the pain still grows... it's no stranger to you or me!"



Dizer que Phil Collins foi um dos melhores bateristas da sua geração é redutor, para descrever o impacto de Phil, como artista.

Phil foi pioneiro de vários estilos diferentes e influenciou os colegas de instrumento como muito poucos o fizeram. Foi pioneiro no estilo progressivo nos anos 70 (o seu álbum de estreia nos Genesis - "Nursery Crime" - é uma pérola no que à bateria diz respeito), onde usou o seu único sentido melódico para criar um estilo muito próprio.

Foi também pioneiro no estilo no cymbals (isto é: sem pratos) dos anos 80, que ele próprio inventou em conjunto com Peter Gabriel e Hugh Padgham. Em 1979, Peter procurava uma nova sonororidade para a bateria no seu álbum "Melt" e convidou o "mestre" para uma participação especial no seu disco. Sem saber, Phil Collins inventara um estilo que marcaria toda a música dos anos 80 (nomeadamente as famosas "power ballads") e a primeira amostra disso seria com o seu smash hit "In The Air Tonight".

Mas não foi só na bateria que PC foi genial... Quando saltou para o microfone em 1976 deu aos Genesis uma nova vida, universalizou a banda com êxitos atrás de êxitos e ainda teve tempo para embarcar numa carreira a solo de que poucos se podem orgulhar.

É claro que isto foi feito através de uma mudança de estilo, mas alguém esperaria álbuns progressivos no mainstream dos anos 80 ou 90? Nem o próprio Peter Gabriel voltou ao Prog.
Na minha opinião, a música pode ser "Pop" e ter qualidade e os Genesis são a prova disso mesmo.

Espero com isto transmitir que o aspecto técnico na música não é tudo, nem sequer é o mais importante. Os The Beatles iniciaram a sua carreira com temas com 3 acordes e não é por isso que são maus. Como em tudo, há pop boa e má, como também há rock progressivo bom e mau.
A música é um veículo de emoções e Phil tem o ónus de ter conseguido ao longo da sua longa carreira utilizar esse veículo de diversas formas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.