"The hurt doesn't show, but the pain still grows... it's no stranger to you or me!"
Dizer que Phil Collins foi um dos melhores bateristas da sua geração é redutor, para descrever o impacto de Phil, como artista.
Phil foi pioneiro de vários estilos diferentes e influenciou os colegas de instrumento como muito poucos o fizeram. Foi pioneiro no estilo progressivo nos anos 70 (o seu álbum de estreia nos Genesis - "Nursery Crime" - é uma pérola no que à bateria diz respeito), onde usou o seu único sentido melódico para criar um estilo muito próprio.
Foi também pioneiro no estilo no cymbals (isto é: sem pratos) dos anos 80, que ele próprio inventou em conjunto com Peter Gabriel e Hugh Padgham. Em 1979, Peter procurava uma nova sonororidade para a bateria no seu álbum "Melt" e convidou o "mestre" para uma participação especial no seu disco. Sem saber, Phil Collins inventara um estilo que marcaria toda a música dos anos 80 (nomeadamente as famosas "power ballads") e a primeira amostra disso seria com o seu smash hit "In The Air Tonight".
Mas não foi só na bateria que PC foi genial... Quando saltou para o microfone em 1976 deu aos Genesis uma nova vida, universalizou a banda com êxitos atrás de êxitos e ainda teve tempo para embarcar numa carreira a solo de que poucos se podem orgulhar.
É claro que isto foi feito através de uma mudança de estilo, mas alguém esperaria álbuns progressivos no mainstream dos anos 80 ou 90? Nem o próprio Peter Gabriel voltou ao Prog.
Na minha opinião, a música pode ser "Pop" e ter qualidade e os Genesis são a prova disso mesmo.
Espero com isto transmitir que o aspecto técnico na música não é tudo, nem sequer é o mais importante. Os The Beatles iniciaram a sua carreira com temas com 3 acordes e não é por isso que são maus. Como em tudo, há pop boa e má, como também há rock progressivo bom e mau.
A música é um veículo de emoções e Phil tem o ónus de ter conseguido ao longo da sua longa carreira utilizar esse veículo de diversas formas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Let the music do the talking.