sábado, 1 de outubro de 2016

"The World That Waits Outside" | O álbum perdido de Noel Gallagher (V.b)

"The World That Waits Outside"
O álbum perdido de Noel Gallagher

Como o primeiro álbum a solo de Noel Gallagher se transformou no álbum mais mal-amado dos Oasis

II. "Gas Panic!" | O período de glaciação
III. "One Way Road" | O álbum de um homem só
IV. "Where Did It All Go Wrong?" | O mundo que espera lá fora
V.a. "Solve My Mystery" | O álbum perdido (Lado A)
V.b. "Solve My Mystery" | O álbum perdido (Lado B)
V.c. "Solve My Mystery" | O álbum perdido (Singles & Snubs)

V.b. "Solve My Mystery" | O álbum perdido (Lado B)

Na segunda parte do capítulo final (calma que ainda há mais), continuamos a análise faixa-a-faixa de "The World That Waits Outside", desta feita o Lado B.

"One Way Road" (4:05)
(B-Side de "Who Feels Love?")



Vira-se o disco, pousa-se a agulha e ouvem-se passarinhos a cantar. É o início do Lado B de "The World That Waits Outside".
Vamos pôr as coisas desta forma: "One Way Road" é um dos melhores temas que Noel já escreveu. De sempre. Seria um dos óbvios pratos fortes do álbum, mas em vez disso, foi atirado para Lado B de "Who Feels Love?", num caso paradigmático em que o B-Side é, de muito muito longe, melhor que o A-Side.

A ausência de "One Way Road" em SotSoG só é explicável por ser demasiado pessoal e ancorada a tempos que Noel prefere esquecer. Quando um tema começa com "I wanna get high but I never could take the pain" (drogas) e segue com "as soon as they come, feelings they go" (separação) e "all alone on a way way road" (solidão), dá para ver o estado de espírito do compositor. Grande, grande, GRANDE tema. De puta madre. O lado B de "The World That Waits Outside" abre a mandar arrepios na espinha.

"Idler's Dream" (3:00)
(B-Side de "The Hindu Times")



Por falar em arrepios na espinha, olhem quem vem agora. Conhecem uma baladinha que se chama "Wonderwall"? Passou umas quantas vezes na rádio nos anos 90. Conhecem? Ok. Então ouçam bem o que vos digo: ao pé de "Idler's Dream", "Wonderwall" corava de vergonha. É uma das melhor baladas que Noel já escreveu, tem uma das suas letras mais reais e é cantada com um power arrepiante. E o mais absurdo é que o mundo nunca a ouviu. Que pena.

Apesar de ter sido gravado durante as sessões de "Standing On The Shoulder Of Giants", "Idler's Dream" só apareceria como Lado B de "The Hindu Times", primeiro single do álbum seguinte. É mais uma pequena batota da minha parte, uma vez que não há Demo disto, mas uma vez que o tema é basicamente só Noel e piano (é o único tema dos Oasis que não tem uma guitarra), acredito que esta seja a Demo original.

"And as I close my eyes and the sky turns red, I realize just what you AAAAAAAAAARE". Lindo, lindo, lindo. Dá-me mais disto, Noel, por favor.

"Let's All Make Believe" (3:30)
(Demo original de 1998 | unreleased)

De todos os temas que Noel quis "esconder" do seu período de glaciação, "Let's All Make Believe" é o seu segredo menos bem escondido. Muito por culpa da NME, que pôs o tema em 1º lugar (!!!) na lista das "500 melhores faixas perdidas" de sempre. Quite impressive. Nessa versão, incluída como faixa bónus na versão japonesa de SotSoG, quem canta é Liam (e bem!), um caso raro nos B-Sides desta altura. Mas se Noel deu o tema a Liam, isso que significa que ainda considerou "Let's All Make Believe" para o álbum. Pena ter ficado outra vez com os pés frios.

Se a versão de Liam é "a melhor faixa perdida de sempre", que dizer da versão de Noel? Cantamos sempre com mais afinco quando a música fala de nós e da nossa vida, não é Morrissey? Nesta Demo gravada em 1998, Noel mostra a powerhouse de que é feita a sua voz: "vamos todos fingir que gostamos uns dos outros", canta, num momento em que é vetado ao isolamento; "vamos todos fingir que no fim não envelhecemos", grita, quando confrontado com a inevitabilidade da velhice.

"Let's All Make Believe" é real e é  um dos melhores temas que Noel já escreveu. Mais um, o terceiro, em 3 temas do Lado B de "The World That Waits Outside".

"Just Getting Older" (3:21)
(Demo | B-Side de "The Hindu Times")



Por falar em envelhecer, segue-se "Just Getting Older". Noel continua a sua luta interna, reflectindo se isto tudo ainda vale a pena: "Staying in, I can't be bothered making conversation with the friends that I don't know. Am I cracking up, or just getting older?". Pensar que apenas um ano antes, Noel estava a escrever "stay young and invincible".

"Just Getting Older" seria lançado como B-Side de "The Hindu Times", mas remonta às sessões de SotSoG, situação semelhante a "Idler's Dream". A minha aposta é que os Oasis foram pressionados a lançar um single no início de 2002, antes do álbum "Heathen Chemistry", mas Noel só tinha "The Hindu Times" pronto para sair. Então foi "obrigado" a ir ao seu filão de temas demasiado-pessoais do final dos anos 90 e de lá sacou "Idler's Dream" e "Just Getting Older". Só porque teve mesmo que ser.

Esta versão está rotulada como Demo, mas é virtualmente idêntica à versão que seria lançada mais tarde como B-Side de "The Hindu Times" (a mistura é diferente e há ali umas guitarras suplementares), o que confirma a minha teoria que a maioria dos Lados B desta época vieram directamente do lote de Demos que Noel gravou em casa durante 1998 e 1999.

"Roll It Over" (6:32)
(Demo | unreleased)




Se achavam que este Lado B estava intenso, ainda não viram nada. O mote de "Roll It Over" é peremptório: "I can give a hundred million reasons to build a barricade". Falamos, obviamente, de depressão. O estado a que Noel chegou para escrever uma coisa destas. Não deve ter sido fácil.

"Roll It Over" é um murro no estômago. O mood é sombrio, a letra é niilista (totalmente anti-Noel) e as guitarras soam a Pink Floyd. De repente, parece que estamos num tema do "The Wall".

Mas a jóia da coroa é a voz de Noel. De todas as Demos que gravou nesta altura, é aqui que Noel dá a maior demonstração de power vocal. "Roll it over my soul, leave me heeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeere". It just goes on and on and on. Nem o Liam conseguia segurar a nota durante tanto tempo.
Nada contra Liam (quem ler esta sucessão de posts até pode achar que eu não gosto dela ou da voz dele; nada mais falso), mas é criminoso que Noel lhe tenha dado este tema. "Roll It Over" é dele, sobre ele e só devia ter sido cantada por ele.

Batemos no fundo. Mas antes que "The World That Waits Outside" possa ser confundido com um álbum dos Radiohead, levantamos-nos já a seguir.

"Solve My Mystery" (3:30)
(Demo | unreleased)


"It's not called 'Solve My Mystery'! It's fucking called 'Revolution Song!!!'"
Noel Gallagher, cansado de responder às perguntas 
sucessivas dos fãs sobre um tal de "Solve My Mystery"

Noel pode dizer as vezes que quiser que "Solve My Mystery" se chama "Revolution Song" e até pode, just to prove a point, decidir-se a lançar o tema com o nome "Revolution Song", 17 anos depois de o ter escrito. Não importa. Eu já conheço "Solve My Mystery" há 15 anos e sempre o conheci como "Solve My Mystery" e sabem porquê? Porque o Noel era demasiado teimoso para lançar o tema oficialmente. E se ele é teimoso, eu também sei ser. Por isso para mim vai ser sempre "Solve My Mystery".
"We did have one track which didn’t go on called ‘Revolution Song’.  It was demoed two years ago and it’s an out-an’-out gospel song, but not in the sense that ‘I Still Haven’t Found What I’m Looking For’ by U2 is a gospel song.  I think it’s a really, really good song.  We were going to have the full-on gospel choir singing it until fucking Blur put out ‘Tender’ and then we went, ‘fucking bastards!’.  That’ll have to wait for the next one.  They always nick our ideas!"
Noel Gallagher, Melody Maker, 23 February 2000

Noel diz que "Solve My Mystery" ficou de fora de SotSoG por causa de "Tender" dos Blur, mas eu tenho as minhas dúvidas. Por que raio demorou Noel tanto tempo para lançar um dos melhores temas que já escreveu, outra das pérolas (mais uma!) provenientes do filão dos late 90s? Não sei, mas posso imaginar. "Solve My Mystery" representa, como mais nenhum outro tema de Noel, as suas inseguranças mais escondidas. Todo o secretismo à sua volta leva a crer que seja uma visão por trás da cortina de durão que Noel quer passar para o exterior, quase uma invasão de privacidade. E acreditem, ele não gosta que invadam o seu espaço.
" I don't have nothing to prove and I don't think the band has either"
Liam Gallagher, "Standing On The Shoulder Of Giants" EPK

Esta era certamente uma questão que ruminava no fundo da mente dos irmãos Gallagher. Talvez não para Liam, que acha que é o Elvis, mas com certeza para Noel. "Because I failed, they constantly ignore me", canta Noel na primeira estrofe. Quem é que gosta de estar continuamente a ser obrigado a provar o seu valor? Teria ele ainda algo para provar? Seria capaz de continuar a fazer música depois da quase-implosão da banda? "Solve My Mystery" foi a resposta de Noel a esta dúvida.

Quando recuperou o tema para "Chasing Yesterday" (2015), Noel incorreu no erro de domesticar a música, talvez achando que era demasiado cool para se voltar a despir. Aumentou-lhe o tempo e mudou a letra, pondo-se do lado de fora: "it won't be long until I solve MY mystery" passou a "it won't be long until I solve THAT mystery". Distanciamento completo, como se a música nem sequer fosse dele; como se os sentimentos, as inseguranças que originalmente deram origem à canção não fossem dele. Na prática, Noel abordou o tema como se fosse um cover dele próprio.

"Solve My Mystery" foi o tema que me fez pegar neste assunto e re-imaginar um álbum a solo de Noel Gallagher que nunca aconteceu. É o tema que fecha a história contada em "The World That Waits Outside" numa nota positiva. "I may have lost my mind but I believe that I rule my world". Noel está preparado para enfrentar o mundo lá fora outra vez.

Amanhã, a última parte com os B-Sides e os temas que ficaram de fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.