terça-feira, 27 de setembro de 2016

"The World That Waits Outside" | O álbum perdido de Noel Gallagher (II)

"The World That Waits Outside"
O álbum perdido de Noel Gallagher

Como o primeiro álbum a solo de Noel Gallagher se transformou no álbum mais mal-amado dos Oasis

I. "Fuckin' In The Bushes" | Cocaína e feedback
II. "Gas Panic!" | O período de glaciação
III. "One Way Road" | O álbum de um homem só
IV. "Where Did It All Go Wrong?" | O mundo que espera lá fora
V. "Solve My Mystery" | O álbum perdido

II. "Gas Panic!" | O período de glaciação



Só há uma coisa que o mundo gosta mais que a ascensão de uma estrela — a sua queda. Qual estrela cadente, Noel foi atirado para o esquecimento das últimas páginas dos tablóides no fim dos anos 90. Dos anos hedonísticos da Britpop, sobraram os problemas com a droga e a bebida e as tensões na banda e no casamento. Ao mesmo tempo, Noel teve que lidar com um divórcio, com a saída de dois membros fundadores da banda (Guigsy e Bonehead), com a sua própria saída das drogas e claro, com a sempre tempestuosa relação com o irmão mais novo. Noel refugiou-se na música e ali despejou os seus tormentos.


Noel Gallagher teve entre 1998 e 2000 o seu período de glaciação, em analogia ao período equivalente de Neil Young entre 1973 e 1975. Curiosamente, à semelhança de Neil, Noel também não gosta deste período decadente, presumo que devido às memórias traumáticas a que está associado e à dor de lidar com o mundo sóbrio ("I wanna get high but I never could take the pain") depois de anos de festa rija.

No espaço de apenas um ano, a escrita de Noel passou de "stay young and invincible", para "I'm just getting older"de "you know it's gonna be okay", para "where did it all go wrong?"; de "it's getting better, man!", para "I could give a hundred million reasons to build a barricade"; de "all my people right here, right now" para "all alone in a one way road"; os exemplos são inúmeros.

A mudança radical no estado de espírito de Noel num par de meses apenas é sintomática e não se vê só na lírica. Basta olhar para a imagery da banda. De uma tarde soalheira britânica na capa de "Be Here Now", passamos para uma skyline fria e cinzenta em NY. Nos vídeos, passamos das cores beatlescas de "All Around The World", para o deserto em "Who Feels Love" e a chuva em "Go Let It Out". Os Oasis mergulharam na escuridão.



"We should have never made Standing on the Shoulder of Giants, I’d come to the end. At the time, I had no reason or desire to make music. I had no drive. I had no inspiration and couldn’t find inspiration anywhere."
Noel Gallagher, grantland.com

My ass. É frequente ouvir estas tretas do Noel, que tudo o que escreveu por esta altura era merda. Pois é precisamente ao contrário. O material escrito entre 1998 e 1999 representa "apenas" o mais profundo, mais sincero e mais REAL lote de canções do seu espólioFoi aqui que Noel deitou tudo cá para fora. Não é por acaso que acabaria por servir de filão para muitos anos de repescagens para os seus álbuns ("Let There Be Love", "Little By Little" e "Force Of Nature", para além de inúmeros lados B, remontam a esta altura).


Para além dos temas "glaciares" sobre drogas e isolamento, há aqui um segundo lote de canções mais bem dispostas, escritas em dias em que, presumo, Noel se sentia melhor; talvez depois de sair à rua, talvez depois de assistir ao filme "Message To Love" sobre o festival Isle Of Wight, o que lhe terá dado uma outra visão mais madura sobre o seu próprio consumo de drogas (Noel usaria uma série de excertos de testemunhos do filme em "Fuckin' In The Bushes"). Infelizmente foram estes temas "mais seguros", mais "à Oasis", que apareceram maioritariamente no disco.

É um contra-senso, mas o critério de Noel na escolha de material para este álbum parece ter sido definido pela selecção dos temas que mais o distanciavam do seu próprio período negro. Só assim se explica que alguns dos melhores temas que já escreveu fossem atirados para Lados B ("One Way Road", "Let's All Make Believe) e outros nem sequer vissem a luz do dia ("Solve My Mystery", "It's A Crime"). Noel repudia frequentemente "Be Here Now" com o pretexto que "tempos felizes não fazem bons álbuns", mas depois nem quer ouvir falar dos tempos de SotSoG. Decide-te, Noel.

Nenhum período mostra uma visão caleidoscópica do interior da mente de Noel como o seu período de glaciação. A única lástima é que, enquanto o período análogo de Neil produziu 3 álbuns ("Time Fades Away", "On The Beach" e "Tonight's The Night"), Noel materializou apenas um álbum - "Standing On The Shoulder Of Giants". E que álbum pobre para representar esta época. Não foi por falta de canções que Noel não foi mais profícuo, foi só falta de coragem em lançá-las ao mundo.

Amanhã, como este lote de canções pessoais se transformou num álbum dos Oasis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.