quarta-feira, 28 de setembro de 2016

"The World That Waits Outside" | O álbum perdido de Noel Gallagher (III)

"The World That Waits Outside"
O álbum perdido de Noel Gallagher

Como o primeiro álbum a solo de Noel Gallagher se transformou no álbum mais mal-amado dos Oasis

I. "Fuckin' In The Bushes" | Cocaína e feedback
II. "Gas Panic!" | O período de glaciação
III. "One Way Road" | O álbum de um homem só
IV. "Where Did It All Go Wrong?" | O mundo que espera lá fora
V. "Solve My Mystery" | O álbum perdido

III. "One Way Road" | O álbum de um homem só


"I wanted to make a record that showed different sides to what I do."
Noel Gallagher, "Standing On The Shoulder Of Giants" EPK

"Standing On The Shoulder Of Giants" é efectivamente um disco a solo de Noel Gallagher - o primeiro. Basta olhar para os créditos no livrete para se perceber que Noel fez virtualmente tudo e o input do resto da banda (qual banda?) cingiu-se à voz de Liam, eventualmente alguma bateria de Alan White (o álbum é dominado por drum loops) e pouco mais. Ah, o Liam também tocou pandeireta, pois. É o álbum de um homem só, em todos os sentidos da expressão. A única ajuda veio do engenheiro de som Stuart Epps e dos produtores Mark Coyle e Paul Stacey, que auxiliaram Noel nas faixas que gravou entre 1998 e 1999 em Supernova Heights (o seu estúdio pessoal, bem baptizado, btw) e em Wheeler End (estúdio que os Oasis usaram nos 00s).



"I had basically done the album twice before it even got to the band. I had written and recorded the songs on a little Walkman, and then I demoed the tracks on ADATs in my bedroom. And we ended up using a lot of stuff from the demos on the actual record because the demos were that good."
Noel Gallagher, guitarplayer.com, 2000





Como escrevi aqui,  SotSoG é o álbum sonicamente mais audaz dos Oasis. E de longe. Ao contrário das sessões de gravação de "Be Here Now" (que duraram duas semanas), Noel teve aqui um ano para trabalhar nos arranjos dos seus novos bebés e isso nota-se bem. Bebeu influências das colaborações com Chemical Brothers e Goldie e experimentou à Lagardère com a Electrónica. Se seria impensável ouvir um drum loop ou um sintetizador em "Definitely Maybe", eles aqui estão por toda a parte. "Teotihuacan" é o exemplo mais extremo desta experimentação, um tema tão fora do espectro dos Oasis (parece Massive Attack), que nem sequer para B-Side ficou. Tivesse Noel os tomates de um tal David Bowie (lembrem-se do que fez em "Low") e o público poderia ter conhecido melhor as diferentes facetas do que é capaz de fazer. Talento não lhe falta.

"There's too much at stake now, d'ya know what I mean?"
Noel, "Standing On The Shoulder Of Giants" EPK


A verdade é que provavelmente o público dos Oasis não estava preparado para uma mudança assim tão radical na sua sonoridade (os U2 tinham feito algo semelhante com "Pop" poucos anos antes e afundaram-se tragicamente) e creio que nem o próprio Noel estava. Como aconteceu noutras ocasiões ao longo da sua carreira, Noel teve cold feet (recordo a desistência do álbum colaborativo com os Amorphous Androgynous), "Teotihuacan" acabaria atirado bem para fora dos Oasis, incluído na banda sonora dos X-Files, imagine-se, como um tema de Noel Gallagher a solo.
"It still sounds like an Oasis record, but it sounds like a different kind of Oasis record."
Noel, "Standing On The Shoulder Of Giants" EPK

Numa coisa Noel tem razão quando diz que os Oasis nunca deviam ter feito SotSoG. É que o seu lote de canções mais pessoal até à data deveria ter sido lançado como um álbum a solo de Noel Gallagher (à semelhança de "Teotihuacan"). E só não foi, porque alguém se chibou e Liam descobriu o que Noel andava a fazer.


"Noel got a call to say Liam had found out and was on his way over. Noel wasn't happy and said there would be trouble. Liam turned up and his first words were "looks like jimi hendrix bedroom" - he was great and they enjoyed themselves too."
Stuart Epps, engenheiro que acompanhou Noel nas gravações em Wheeler End

Liam apareceu no estúdio onde o irmão gravava secretamente e Noel já sabia que vinham lá problemas. Só que não. Quando Liam chegou a Wheeler End, já Noel tinha o álbum praticamente finalizado. O irmão mais novo estava a dar menos no álcool e, quiçá sentindo que a banda lhe estava a fugir das mãos, portou-se inusitadamente bem.


"With two members leaving, we got a lot closer"
Liam Gallagher sobre Noel, "Standing On The Shoulder Of Giants" EPK

Como se Noel não tivesse problemas suficientes, Guigsy (baixista) e Bonehead (guitarrista rítmico) decidiram abandonar a banda. Mais do que nunca, os Oasis pareciam condenados e Noel foi obrigado a sair da toca para dar explicações ao mundo sobre o futuro da banda, numa conferência de imprensa épica que, recordo-me bem, foi acompanhada de perto pela Rádio Comercial, como se um assunto de Estado se tratasse.



Os irmãos Gallagher chamaram os jornalistas e apresentaram-se com o melhor corte de cabelo de sempre para dizer que os Oasis estavam vivos:


A decisão estava tomada, os Oasis eram para continuar e assim os irmãos puseram mãos à obra: Liam pôs a sua voz por cima (da maioria) dos temas que Noel já gravara, Gem Archer e Andy Bell foram contratados e a banda prosseguiu por mais 10 anos. "Standing On The Shoulder Of Giants" passava assim de um projecto a solo de Noel Gallagher a um álbum legítimo dos Oasis.

Segundo um artigo da NME de 27 de Setembro de 1999, outros títulos foram considerados para o álbum: "Where Did It All Go Wrong?" (demasiado negativista) e "Coming Through" (as drogas, mais uma vez). "Standing on the Shoulder Of Giants" surgiu de um quote de Isaac Newton, que Noel Gallagher viu numa moeda de 2 libras e escreveu, já com os copos, num maço de cigarros. Esqueceu-se do "S" em shoulders, mas o título ficou bem assim.


Talvez por não ter sido um álbum a solo e ter levado o carimbo dos Oasis, Noel se tivesse retraído na escolha dos temas a incluir em SotSoG. Só assim se explica a inclusão de "Put Your Money Where Your Mouth Is" (oi?), "I Can See A Liar" (um outtake de "Be Here Now"), "Who Feels Love?" (e foi single!) e "Sunday Morning Call" (o tema que Noel mais odeia do seu espólio e foi single também!). Para não falar no sofrível "Little James" que, enfim, foi um doce que Noel ofereceu ao irmão.

Noel nunca devia ter deixado os outros contribuírem com temas para a sua banda. Não antes de terem atingido o patamar de qualidade de "Don't Believe The Truth" onde, reconheça-se, em muitos casos passaram a ser melhores que os seus. Mas isso é porque Noel alegava que "não conseguia terminar as faixas", possivelmente já guardando reportório para a sua carreira a solo.



Num universo paralelo onde Noel Gallagher tivesse tido a coragem de lançar o álbum que já tinha gravado a solo, como seria então SotSoG? Amanhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.