quarta-feira, 20 de junho de 2012

Koji Kondo - "Spirit Temple Theme"



Aproveitando a boleia do último post, em que mudei bastante a agulha do blog, hoje vou fazê-lo novamente, mas de forma ainda mais radical.
Depois de uma banda sonora de um filme, hoje, a banda sonora de um videojogo.

Mas não é um videojogo qualquer. Dá pelo nome de "The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time" (dito com o queixo levantado, semblante pomposo e voz de ocasião solene) e ainda hoje é reconhecido como um dos melhores jogos de sempre, que marcou indelevelmente o panorama do género na sua época.
Para mim, foi, é e provavelmente sempre será, o melhor. Mas acima de tudo, o mais especial.
(até porque longe já vão os tempos em que tinha tempo para jogar a estas coisas)



Estávamos no Natal de 1998 e eu já andava há anos a suspirar pela chegada do "Zelda 64" (nome por que era conhecido o jogo nas revistas da especialidade, em analogia ao então novíssimo jogo do outro grande franchise da Nintendo: o "Super Mario 64").
Já suspirava desde 1996, aquando do lançamento da consola Nintendo 64 e do revolucionário "Super Mario 64", que fez as delícias de todos os fãs da Nintendo (eu incluído), com a adaptação a 3D da saga "Super Mario". Na altura, foi prometida "para breve" uma adaptação da minha saga preferida da Nintendo, que conheci através do seu primeiro jogo, "The Legend Of Zelda", de 1986, para a velhinha NES. Mas esse dia nunca mais chegava... Acreditem, não é fácil para um miúdo esperar mais de 2 anos por um jogo.
Mas o dia eventualmente chegou. E a ansiedade era tanta que, como é óbvio, ainda me lembro como se tivesse sido ontem.

26 de Dezembro de 1998. Sábado.
A meio da manhã, alguém toca à campainha.
"Que chatice...", pensei eu. No dia a seguir ao Natal, ainda por cima num fim-de-semana, alguém que toca a campainha àquela hora só podia ser família, ou outra visita qualquer, que me ia obrigar a levantar do sofá e a deixar os desenhos animados. A mando da minha mãe, lá me levantei e fui ver quem era...
Era o carteiro.
(CHOQUE)
"O carteiro?! Será que...", interroguei-me enquanto lhe abria a porta.
O jogo estava esgotado em todo o lado, desde o seu lançamento e por isso fui obrigado a encomendá-lo pelo correio.
"Será que...", pensava eu, nervoso, enquanto cumprimentava o Sr. Albano - carteiro de serviço do meu bairro.
Entretanto, o carteiro saca de um pacote da sua bolsa e diz sorridente: "Encomenda para Nuno Bento".
Eu não sei, mas devo ter arregalado os olhos de tal maneira, que ele se deixou rir e disse: "Então hoje faço eu de Pai Natal, não é?!".
Fez mesmo. Mas ainda melhor! Porque aquela prenda, já eu a andava a pedir ao Pai Natal há 2 anos e nada... E o Sr. Albano (um abraço para o simpático Sr. Albano, se ele me estiver a ler), com a sua motorizada que precisava de um empurrão para fazer as subidas do bairro, fez o serviço que o outro senhor de barbas, com as renas voadoras, não conseguiu.

Lá chamei a minha mãe para pagar a encomenda ao carteiro e a partir daquele momento, a minha vida nunca mais foi a mesma.
Da mesma maneira que por vezes uma música, um álbum, ou um filme muda as nossas vidas, também aquele jogo mudou a minha. Para sempre.

Desde então, joguei todos os títulos da série "The Legend Of Zelda", exceptuando os dois últimos ("Spirit Tracks" para a Nintendo DS e "Skyward Sword" para a Wii) que estão ali, na prateleira, ainda intactos. Ou seja, comprei os jogos (porque "tenho" que o fazer), mas por falta de tempo, ainda nem sequer lhes toquei. Com muita pena minha.

Mas se é verdade que já não tenho tempo para jogar, ainda tenho algum para ouvir música. E é por isso que, nos últimos dias, tenho andado a recordar a fantástica banda sonora de "The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time".



Que saudades... Eu não sou muito dado a nostalgias e sinceramente, de uma forma geral, não tenho saudades daqueles tempos. Mas tenho saudades daqueles momentos. Quando estava sentado na sala, despreocupado da vida, concentrado num jogo que dava que pensar (na época era algo de alta exigência cognitiva), imerso no universo de Hyrule. Ouvir estas músicas depois de todos estes anos (já lá vão 14 !!!), transporta-me directamente para aqueles momentos.

As bandas sonoras dos jogos da saga "The Legend Of Zelda" são de uma longevidade que não tem qualquer paralelo no mundos videojogos. Ou melhor, até tem, mas apenas da outra saga que mencionei há pouco e é um ano mais velha - a saga do "Super Mario".
O compositor original das bandas sonoras para ambas as sagas é o mesmo: Koji Kondo.

Koji Kondo foi o primeiro compositor musical da Nintendo e foi ele o responsável pela criação de temas que ainda hoje fazem parte do imaginário de quem quer que já jogou os jogos do Mario ou Zelda.
Os seus primeiros trabalhos para estes franchises foram nos seus jogos originais: "Super Mario Bros.", de 1985 e "The Legend of Zelda", de 1986. Para estes jogos, Kondo compôs 3 a 4 melodias muito simples, em loops de 8-bit, que iam sendo repetidas continuamente ao longo do jogo. A ideia era criar um ambiente que não aborrecesse o jogador, funcionando também como um hook na sua mente.
A verdade é que na época, as melodias do "Super Mario Bros." e do "The Legend of Zelda" ficavam-me na cabeça durante dias... semanas seguidas.





Desde aí, a popularidade das melodias de Koji Kondo nunca parou de crescer e estas foram sucessivamente adaptadas às novas tecnologias das versões dos jogos para qualquer que seja a consola da última geração. Mais que isso, hoje estas melodias servem de base para longas peças orquestrais, que são tocadas em enormes salas de espectáculos e que esgotam em todo o Mundo.
De certeza que Kondo estava longe de pensar até onde chegariam os seus loops de 8-bit.

A banda sonora de "Ocarina Of Time" foi lançada em Dezembro de 1998, pouco depois do jogo. "The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time" foi o último jogo para o qual Koji Kondo compôs integralmente a banda sonora. Até então, essa era uma tarefa massiva que estava a cargo de Kondo, nos jogos mais emblemáticos da Nintendo. A partir daí, Koji passou a trabalhar como supervisor de música criada por outros.

O tema que aqui fica é a música que se ouve no Templo dos Espíritos (Spirit Temple), situado ao fundo do deserto (Desert Colossus), no universo de "Ocarina Of Time".
A música carrega uma forte carga mística, ao mesmo tempo calmante e erótica.
Com influência indiana, faz lembrar um Pungi (as flautas que atraem as cobras), embora Koji Kondo tenha utilizado um sintetizador para o efeito.
É o meu tema preferido desta banda sonora, ou pelo menos, foi aquele que mais ecoou na minha mente, depois de recordar estas composições.

Na senda das sucessivas adaptações destas melodias originalmente criadas por Kondo, um grupo de fãs conhecidos como Zelda Reorchestrated (ZREO) gravou em 2009 todas as faixas da banda sonora de "The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time", utilizando samples orquestrais. De seguida, ficam aqui as suas interpretações do "Spirit Temple Theme", bastante mais elaboradas que o original, mas não necessariamente melhores:



3 comentários:

  1. As coisas que tu sabes! :D não fazia mesmo ideia que às tantas já havia peças orquestrais com estas músicas. O engraçado é que ainda hoje sei de cor a do Super Mário lol

    Quantas manhãs e tardes inteiras entretida com a minha NES, o Game Boy ou a Game Gear da Sega... Por acaso o Zelda devo ter jogado só uma ou duas vezes. Depois também tive a PS2 mas nessa altura já era mais velha e já não jogava muito, só mesmo SIMS e FIFA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A NES foi a minha primeira consola e foi aí que eu conheci e joguei pela primeira vez estas sagas (o "Super Mario Bros.", de 1985 e o"The Legend of Zelda", de 1986), que ainda hoje perduram e são cada vez mais populares! Claro que no ano em que foram lançados, ainda não tinha idade para jogar a estas coisas e só me chegaram às mãos bastantes anos depois, mas quando chegaram... Eram dias e dias nisto. E lá está... as melodias é que ficavam sempre na cabeça, mesmo depois de desligar a consola. :P

      Se pesquisares um bocadinho no youtube, vais ver estes temas a serem tocados de todas as formas e com todos os instrumentos que possas imaginar! Desde orquestras, guitarras, piano, ou até... uma régua! lol
      http://www.youtube.com/watch?v=Gx2E6YMSFP8

      Uma das minhas preferidas é no órgão de uma igreja, que acho que foi gravada DURANTE uma celebração protestante nos EUA :P
      http://www.youtube.com/watch?v=pFnQZicYjpA

      Depois há orquestras que andam em digressão com concertos baseados nisto e enchem salas em todo o mundo! Incrível :)

      Eliminar
    2. Ehehe, que engraçados os vídeos :) Às tantas dei com um que também está giro:

      http://www.youtube.com/watch?v=AVbPnDf3TIw&feature=related

      Eliminar

Let the music do the talking.