sexta-feira, 22 de junho de 2012

Aretha Franklin - "Respect"




RESPEITO

Uma ode a Cristiano Ronaldo, o Melhor jogador do Mundo

Cada vez mais respeito, cada vez mais admiro o Cristiano Ronaldo.
O Mundo pouco deu a Cristiano no seu nascimento. Veio de uma família pobre e a apetência para os estudos não era muita, mas o rapaz tinha um dom: sabia jogar à bola.
O dom retirou-o da Madeira, da família, dos amigos e levou-o ao continente, mas diz quem o viu que nessa altura ele ainda não era sequer o melhor da equipa. A diferença dele, para os outros, era a sua ENORME ambição. O puto queria ser o melhor do mundo. Loucura? Não: ambição.
E foi só à custa de muito esforço e muito trabalho, que Ronaldo se tornou mesmo o MELHOR DO MUNDO. O homem é hoje o espelho de anos de trabalho, dedicação e superação. RESPEITO.

A minha admiração pelo Ronaldo começou a crescer ainda mais, quando comecei a sair do meu país. Lá fora, somos vistos como um país pequeno e periférico. Mas devido a este Senhor (e a outro que também está em Madrid), somos conhecidos, falados e discutidos em todo o Mundo. E desenganem-se aqueles que pensam que é "pelas piores razões, porque não mostram humildade" e o camandro.
Tretas.

Vão lá para fora, tentem ser grandes, tentem ser melhores que os outros todos (incluindo os que são naturais do lugar para onde foram) e depois digam-me como é que é.
Quando aparecem dois portugueses que se tornam os MELHORES DO MUNDO naquilo que fazem (Mourinho e Ronaldo), estes são obrigados a desenvolver uma certa arrogância como defesa.
Hoje, quando olham para nós lá fora, já não é com desprezo, ou indiferença. Na pior das hipóteses, é com raiva, ou despeito. E isso significa também RESPEITO.
Que é muito bonito... e eu gosto.

O CAPITÃO VOLTOU. 




P.S.: Com este, já lá vão 3 posts consecutivos mais atípicos. O blog retornará ao habitual dentro de momentos. Ou não. Veremos.

Falando agora um pouco do tema que aqui deixo: "Respect" é um original de Otis Redding, lançado em 1965 no seu álbum "Otis Blue", mas que foi popularizado por Aretha Franklin em 1967, através um single que chegou ao 1º lugar das tabelas nos EUA e na Austrália e que foi um sucesso em todo o Mundo. O tema seria incluído no seu álbum "I Never Loved a Man the Way I Love You", do mesmo ano. A versão original do tema está em baixo:



"Respect" deu a Aretha os seus primeiros dois Grammy's, dando início a uma impressionante série de 8 anos consecutivos (!!!), de 1968 a 1975, a arrecadar o Grammy de Best Female R&B Vocal Performance. No total, Aretha Franklin já ganhou 18 (!!!!) Grammy's, números impressionantes que mostram como é reconhecida na indústria musical.

O tema fez também parte de uma impressionante série de êxitos para Aretha, a partir do momento em que ela se mudou para a Atlantic. Nos primeiros dois anos sob a alçada desta editora, Aretha lançou 10 singles, 6 dos quais o 1º lugar da tabela R&B da Billboard.

"Respect" tornar-se-ia no tema ex-libris de Aretha Franklin, sendo utilizado como hino dos movimentos feministas nos anos 70. Ainda hoje é a interpretação mais conhecida de Aretha.

"R-E-S-P-E-C-T
Find out what it means to me!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.