domingo, 3 de julho de 2011

R.E.M. - "The One I Love"

"Fire!!!!"



Antes de se tornar numa sensação das rádios mainstream na década de 90, somando êxitos atrás de êxitos, os R.E.M. eram uma sólida banda de culto na cena alternativa americana. Os álbuns "Murmur", "Reckoning" e "Document" são ainda hoje, para os puristas, onde se pode encontrar os melhores trabalhos da carreira dos R.E.M..

O primeiro cheiro do sucesso mainstream para a banda foi mesmo obtido com o álbum "Document" de 1987, com os singles "It's the End of the World as We Know It (And I Feel Fine)" e este fabuloso "The One I Love".


O significado de "The One I Love" é frequente mal interpretado, devido à linha: "This one goes out to the one I love", levando muitas pessoas a pensar que se trata de uma canção de amor.
Como o próprio Michael Stipe já confessou, "The One I Love" está longe de ser uma canção de amor. Segundo o próprio, este é uma tema "incrivelmente violento", sobre uma relação nefasta, em que uma das partes se aproveita do outra e esta deseja a morte (o "fogo") à primeira.

Esta dicotomia da escuridão sob uma capa de um tema de amor faz de "The One I Love" um dos temas mais fascinantes dos R.E.M., com certeza um dos meus preferidos. Porém, na minha opinião, ainda faltava qualquer coisa para chegar ao nível atingido uns anos mais tarde com "Losing My Religion". Mas o céu estava já ali ao virar da esquina para os R.E.M....

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.