segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Burl Ives - "Rudolph, The Red-Nosed Reindeer"



Um dos mais populares temas de Natal é este "Rudolph, The Red-Nosed Reindeer", um tema de origem tradicional, que nasceu como um poema criado por um agente de marketing americano, de nome Robert May. Ao trabalhar no mundo da publicidade, Robert tinha um jeito especial com as palavras e utilizou esse talento quando lhe foi pedido que escrevesse um poema que os Pais Natal que trabalhavam nas lojas Montgomery Ward (uma cadeia americana) pudessem entregar às crianças.


"Rudolph, The Red-Nosed Reindeer" foi assim composto a pensar especificamente no apelo infantil. O sucesso deste poema entre as crianças foi tão grande que, no primeiro ano de publicação, foram oferecidos aproximadamente 2.4 milhões de cópias pela Montgomery Ward! Mais de 70 anos depois, Rudolph continua a ser um ícone natalício e a sua história continua a vender, sendo que já foi adaptada à música, à televisão e ao cinema.

O nascimento da versão musical deu-se em 1949 quando Johnny Marks, radialista e cunhado de Robert May, fez a adaptação do poema a uma canção que seria tão ou mais popular que o poema original. Desde esta data, "Rudolph, The Red-Nosed Reindeer" foi ao longo dos anos gravado vezes sem conta, por diversos artistas, em diversas línguas e em diversos arranjos diferentes. The Jacksons, The Supremes, Paul Anka, Bing Crosby e Dean Martin são apenas alguns dos mais famosos artistas que já gravaram este tema.

A minha versão preferida é cantada por Burl Ives e foi lançada originalmente em 1965, no seu álbum "Have a Holly Jolly Christmas". Juntamente com esta versão, fica aqui também o poema original de Robert May, um poema irresistível, seja qual for a idade!


You know Dasher and Dancer
And Prancer and Vixen,
Comet and Cupid
And Donner and Blitzen.
But do you recall
The most famous reindeer of all?


Rudolph, the red-nosed reindeer
had a very shiny nose.
And if you ever saw him,
you would even say it glows.


All of the other reindeer
used to laugh and call him names.
They never let poor Rudolph
join in any reindeer games.


Then one foggy Christmas Eve
Santa came to say:
"Rudolph with your nose so bright,
won't you guide my sleigh tonight?"


Then all the reindeer loved him
as they shouted out with glee,
Rudolph the red-nosed reindeer,
you'll go down in history!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.