sábado, 13 de novembro de 2010

David Bowie And The Spiders From Mars - "Moonage Daydream" (Live At Hammersmith Odeon)

"I'm an alligator, I'm a mama papa coming for you"



Roupas exuberantes, penteados extravagantes, maquilhagem, unhas pintadas e muita guitarra eram características de um estilo que teve grande projecção no Reino Unido no início dos anos 70: o Glam Rock. Bandas como os Queen, os Mott The Hoople, ou os T-Rex foram alguns dos grandes nomes deste estilo.

Juntamente com os Queen, o exemplo de maior sucesso e maior projecção do Glam Rock foi, sem dúvida, David Bowie. E o momento alto da sua carreira foi o álbum "The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars" (uff) de 1972, que criou a figura de Ziggy Stardust, um alter-ego de David Bowie e que se tornou também numa das figuras mais icónicas do Glam Rock.

Durante 2 anos, David Bowie vestiu literalmente a pele deste personagem, de modo a promover este álbum e o álbum seguinte "Alladin Sane". Em digressão constante, isto levou a que Bowie desenvolvesse um estigma de esquizofrenia, uma vez que em certo porto não conseguia distinguir a personalidade do seu alter-ego e a realidade.

O impacto de Ziggy Stardust foi enorme e uma vez que este se apresentava à imprensa como um extra-terrestre, houve realmente quem se convenceu disto mesmo. A polémica chegou ao limite de, em certos estados dos EUA, vários "pais" terem tentado banir o álbum, convencidos que David Bowie era um alien e por isso mesmo não queriam que os filhos fossem influenciados por um ser extra-terrestre.

Aqui fica "Moonage Daydream" ao vivo no último concerto da digressão de "Ziggy Stardust", no lendário Hammersmith Odeon de Londres. O destaque vai para o exuberante Mick Ronson - guitarrista dos Spiders From Mars - que tem aqui o ponto alto da sua carreira.

1 comentário:

  1. Que abuso essa guitarra!! :O muito bom!

    Essa dos EUA, epah LOL. Surreal no mínimo :P

    ResponderEliminar

Let the music do the talking.