"The sound surrounds the icy waters underground"
Se há um erro histórico na crítica musical é a de considerar o álbum "Sgt Pepper And The Lonely Hearts Club Band" dos The Beatles a "bíblia" do psicadelismo. Não é. Quanto muito, foi o mais influente álbum influenciado pelo psicadelismo, porque foi o que mais vendeu.
A verdadeira "bíblia" do psicadelismo, o álbum que representa em si mesmo o psicadelismo chama-se "The Piper At The Gates Of Dawn" e foi o 1º álbum dos Pink Floyd e a obra-prima do seu líder de então: Syd Barrett.
Muito antes de "Dark Side Of The Moon", "The Wall", dos milhões de discos vendidos, dos estádios cheios e até antes de David Gilmour (o "Deus" da guitarra) fazer parte da banda, nos mid-60's os Pink Floyd eram uma banda da cena underground de Londres; e uma das poucas que encontrou sucesso mais tarde.
A meio da gravação do 2º álbum, Syd Barrett começou a ter graves problemas devido a danos cerebrais causados pelo excesso no consumo de drogas e acabou por ser expulso da banda, entrando para o seu lugar David Gilmour. O resto é História...
Neste vídeo vemos os Pink Floyd a promover "The Piper At The Gates Of Dawn" no programa "Look Of The Week" na BBC, com uma performance ao vivo de "Astronomy Domine". Muitíssimo interessante é a forma como Hans Keller - o apresentador do programa - introduz os Pink Floyd, como uma banda abominável de qualidade muito fraca e som demasiado alto. Priceless!
Ora como combinado, aqui fica:
ResponderEliminarCaro Nuno, cuidado com termos como bíblia e afins... Concordo contigo em relação ao Sgt Pepper, mas da mesma forma rejeito a tua eleição do Piper. Isto porque muitas vezes este tipo de conotações são bastante subjectivas, o que é o caso! Logo, acho que este post merecia um "IMO" da tua parte ;). Tanto que deves concordar que há muitos outros álbuns psicadélicos anteriores ao Piper que até na sua criação o podem/devem ter influenciado. Bandas tais como "Small Faces", "Jefferson Airplane", "Frank Zappa" (lembro que o "Freak Out" saiu em 1966 e foi considerado a principal influência do "Sgt Pepper") e porque não, a principal influência psicadélica no mundo "Jimi Hendrix" (Are You Experinced), excluindo muitos outros de relevância mais reduzida (ou não!).
De qualquer das formas, relativamente ao blog e dos poucos post's que li, gosto! Particularizo o meu gosto com o de "Pink Floyd - "The Narrow Way".
Abraço
Antes de mais, muito obrigado pelo comentário!
ResponderEliminarClaro que o "IMO" é sempre implícito, embora na maioria das vezes eu até reforce essa ideia...
Neste caso, o termo "Bíblia" não serviu para classificar como "o começo do psicadelismo", mas sim como "o álbum que resume/condensa o psicadelismo".
É óbvio que é uma "frase forte" mas, neste sentido que acabei de descrever, mantenho-a! :)
De resto, o que tu escreveste está correctíssimo e eu subscrevo!
Passa por cá mais vezes e, sempre que quiseres, puderes, ou alguma incorrecção minha te enfureça, não deixes de comentar! :)