terça-feira, 20 de agosto de 2013

Tears For Fears - "Ready To Start"

"If I was yours, but I'm not... Now I'm ready to start."

Já tinha aqui avisado em Março: os Tears For Fears estão de volta.
Pelo aparato, parecia ser algo em grande e os últimos meses confirmaram: vem aí um novo álbum, o regresso da banda às grandes digressões (nomeadamente à Europa) e uma edição especial de "The Hurting" - o 1º álbum dos TFF.

Estas revelações foram surgindo na internet, muito pela mão de Curt Smith, mas nada de oficial tinha sido anunciado ainda. Até hoje.
Aproximadamente às 00:00, o Facebook oficial dos Tears For Fears repetiu uma imagem enigmática que já tinha sido sido partilhada a semana passada:



Os Tears For Fears estão de volta com... um cover dos Arcade Fire.
Apropriadamente, para dar início às hostilidades, "Ready To Start":





O cover vinha com uma dedicatória especial, onde Curt e Roland parecem querer piscar o olho à geração mais nova, homenageando os artistas que ao longo dos anos foram interpretando temas dos TFF:
Having appreciated artists like Kanye West, Katy Perry, Kimbra, Nas, Gary Jules/Michael Andrews, Adam Lambert & Dizzee Rascal covering and sampling our songs over the past years, we agreed that some reciprocal cross-generational love was in order. We decided to give Arcade Fire a twist of TFF. Enjoy.
Curt Smith e Roland Orzabal

[Aparte: Apreciaram o Kanye West e a Katy Perry? Medo!]

"Ready To Start" é um original dos Arcade Fire, incluído no álbum (muito bom) "The Suburbs" de 2010 e lançado em single na época.
Fica aqui a versão original dos Arcade Fire:



Curiosa, esta escolha de um tema dos Arcade Fire, a banda hipster mais mainstream da actualidade (ou será que é a banda mainstream mais hipster?).
Em qualquer dos casos, é seguramente uma das bandas que mais acende o paradoxo hipster / popular da cultura ocidental. Muito os hipsters devem coçar as cabeças debaixo daqueles chapéus, para decidir se podem gostar ou não dos Arcade Fire.

Mas isto é assunto para todo um outro tópico.
____________________________________

Voltando ao cover dos Tears For Fears, em primeiro lugar, tenho que rejubilar com a alegria de voltar a ouvir a voz do Roland Orzabal. Que saudades!
Desde "Floating Down The River (Once Again)", lançada em 2006, como faixa bónus no álbum ao vivo "Secret World Live in Paris", que não ouvíamos a voz de Roland Orzabal. Já lá vão mais de 7 anos!

Relativamente ao arranjo desta versão de "Ready To Start", parece que os TFF querem fazer um tributo à época de "The Hurting", ao regressarem em força aos sintetizadores. Acho que falta guitarra neste cover, instrumento que Roland sabe tão bem usar.
Deixo-lhe aqui um repto, que espero que ele siga para o que falta gravar do novo álbum:

More guitar please, Roland! Thank you.

6 comentários:

  1. Hum, é uma cover interessante. Eu adoro Arcade Fire, já os vi duas vezes e é estranho ouvir essa versão... não quer dizer que seja má mas causa-me estranheza :P

    Isso de serem hipsters ou mainstream lembra-me a indignação de muita gente quando eles ganharam o Grammy para melhor álbum do ano lol http://www.funnyordie.com/articles/58625c6477/who-is-arcade-fire-site-collects-the-dumbest-responses-to-band-s-grammy-upset

    (E não não ponhas o Kanye West no mesmo saco da Katy Perry :P ele é uma bestinha como pessoa mas tem álbuns bons, acredita no que te digo.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impagáveis as reacções ao Grammy dos Arcade Fire! :D Mas onde eu me parti mesmo a rir foi na última:
      "Arcade Fire is the song, the band is The Suburbs!" -> You tell her!
      Haha

      Acho que não fui muito específico no texto, mas eu também gosto bastante dos Arcade Fire! E curiosamente, o "Ready To Start" é a minha música preferida deles! Como sempre, o Roland acertou em cheio. Ele gosta de estar sempre na vanguarda e sabe escolher os seus gostos: Já nos anos 90 mostrou-se fã diversas vezes dos Radiohead e dos Oasis, por exemplo. Por isso tenho dificuldade em compreender ali a Katy Perry (será que é só mesmo para publicidade?) e sim, o Kanye West... Desculpa-me, mas eu DE TODO, "não percebo o hip-hop"... :P

      Eliminar
  2. :D melhor que essas só as que apareceram quando Bon Iver também ganhou ("who the hell is Bonnie Bear?!" :P)

    Ahah, pois não! :P havia de ser giro se os TFF tivessem escolhido o Kanye West em vez dos Arcade Fire e tu tinhas mesmo de ouvir :D

    Vê isto: http://www.youtube.com/watch?v=NqB2X7-j9KQ
    These beats are dope!! :P (tá descansado que não é nenhuma música lol)



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sorry, but I can top that!
      http://www.brooklynvegan.com/archives/2012/02/who_is_paul_mcc.html

      Forget about Arcade Fire and Bonny Bear, who the heck is this old dude playing the Grammys???

      Não saber quem são os Arcade Fire, ainda é tolerável, mas perguntar no Twitter, para todo Mundo ver, Who the fuck is this Paul McCartney guy?... Isso é daquelas coisas que me faz perder a esperança num futuro melhor!

      Escolher o Kanye West... O Roland não me faria uma coisa dessas!
      Estive a a ver o vídeo (só hoje é que pude) e de facto, ele parece ser tão cómico e egomaníago como o pintam! Uma espécie de Liam Gallagher preto! :P

      Eliminar
    2. Ainda relativamente ao malfadado Rap: Rap is like scissors!"

      http://9gag.com/gag/aNed3w4?ref=fbp

      Eliminar
    3. Ahaha, mto boa essa do Rap! :D

      o_0 eu quando vejo essas coisas penso sempre que só pode ser tanga. Como é possível alguém não saber quem é o Paul McCartney?! :o porra...

      Grande comparação, estão bem um para o outro sim lol! :P

      Eliminar

Let the music do the talking.