sábado, 29 de dezembro de 2012

New Order - "True Faith"

"I feel so extraordinary, something's got a hold on me"



"Who is the laziest member of the band?
Ian Curtis. I've never seen him do anything for years!"
Peter Hook - baixista dos New Order e dos Joy Division - por volta de 1993


Não deve ter sido fácil. Perder um amigo, um amigo que era também o vocalista da banda, que era o principal autor das letras e figura de proa do grupo... Perdê-lo quando, finalmente, a banda começara a ganhar alguma notoriedade...
Não deve, não pode ter sido fácil.

Contudo, os restantes Joy Division queriam continuar a fazer música. Nem fazia sentido ser de outra forma.
A perda de Ian Curtis significava que a identidade carregadamente urbano-depressiva da banda ia também cair. As temáticas do isolamento, da alienação, ou da depressão, trazidas pela mente perturbada de Ian, dissipar-se-iam com a sua saída. Mas a música, essa, estava lá intacta.

Porém, sem Ian Curtis, os Joy Division não faziam mais sentido. Assim, Bernard Sumner, Peter Hook e Stephen Morris decidiram adoptar um novo nome e recrutar um novo elemento para as teclas - Gillian Gilbert; nasciam então os New Order.

Os primeiros singles e o primeiro álbum dos New Order, lançados entre 1981 e 1982, cheiravam ainda a Joy Division. Por vezes, isso era bom, como em "Ceremony", "Everything's Gone Green", ou "Dreams Never End", por outras nem por isso. Em todo o caso, era impossível esconder que a banda dos subúrbios de Manchester estava a passar uma fase de transição.

"I can't tell you where we're going, I guess there's just no way of knowing"

Porém, quando em 1983 rebentou "Blue Monday" e se tornou no single de 12'' mais vendido de sempre (ainda hoje detém esse título), era evidente que os New Order já tinham passado para a outra margem. Já não eram uma referência do Post-punk, eram agora um porta-estandarte do Synthpop e do New Wave. Passaram do registo urbano-depressivo para um registo "dançável".

Confesso: não sou, em geral, um apreciador de música de dança; nem sequer, num conceito mais abrangente, de música "dançável". Nunca fui.
Nunca fui... até chegar aos New Order. Talvez pelo facto de misturarem as guitarras e as influências Punk, com as influências electrónicas germânicas (Kraftwerk, etc.), como David Bowie tinha feito 6 anos antes, os New Order arrebataram-me de imediato. Primeiro, com o inevitável "Blue Monday" e depois, com este superlativo "True Faith".

"True Faith" é o meu tema preferido dos New Order, mas é mais que isso: é o meu tema preferido de toda a "música dançável"; e mais ainda: é o meu tema de 2011.

Já devo um post aos New Order há muito tempo. Pelo menos desde há um ano quando, por esta altura, deveria ter feito o balanço de 2011. Porque a escolher o Tema do ano de 2011, seria "True Faith", na sua versão de 12''. O tema que simboliza uma das melhores coisas que me aconteceu nos últimos anos.

O papel dos New Order em 2102 foi diferente, não tão centrado num tema, como em 2011, mas mais abrangente.
Se ontem falei da banda Revelação do ano - os The Smiths - hoje é tempo para a Banda do ano - a banda que mais marcou o meu quotidiano, em 2012. Como já terão percebido por esta altura, trata-se dos New Order. Curiosamente, foi uma banda que explodiu no Reino Unido, mais ou menos na mesma altura que os The Smiths.

Já a minha explosão de New Order deu-se no último trimestre de 2012, quando descobri esta pequena maravilha:


"Substance" (ou "Substance 1987", para os puristas) deixou-me cabalmente agarrado aos New Order. A partir do dia em que ouvi a versão de 12'' "The Perfect Kiss" (WTF is that?!), o resto veio de arrasto, qual enxurrada: "State of the Nation", "Everything's Gone Green",  "Ceremony", "Touched By The Hand Of God" e mais.... muito mais.

Fiquei de tal forma agarrado aos New Order, que 2012 viu a minha única interpretação de um tema em público, num karaoke de um bar. Nem mais nem menos que... "True Faith".

Depois, respeitando a minha pancada coleccionista (a partir do momento que gosto de alguma banda, tenho que ter tudo dessa banda), prima directa da minha pancada de romântico (se gosto de algo ou alguém, gosto mesmo muito), fui "obrigado" a comprar este lote:



Exacto. Falo de edições de coleccionador, expandidas, dos 4 primeiros álbuns dos New Order. Isto resultou, como já referi, num verdadeira enxurrada de New Order na fase final de 2012, o suficiente para ganharem o meu prémio de Banda do ano. E tenho para mim que isto ainda não acabou...

Nota: a versão 12'' de "The Perfect Kiss" - o meu ex libris dos New Order em 2012 - só não leva as honras deste tópico porque... Bem, porque já devia um post ao "True Faith"!

9 comentários:

  1. Gosto de Joy Division (e duas das minhas bandas preferidas, The National e Interpol, devem-lhes bastante em termos de sonoridade) mas conheço mesmo muito pouco de New Order confesso... Tenho de explorar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo de explorar! É que conhecendo os teus gostos (e sabendo que não diferem assim tanto dos meus ;-) ), eu até adivinho que também tu te vais deixar conquistar pelos New Order!
      Faz como eu e começa pelo 1º disco do "Substance" (tendo em conta a edição em CD) que é uma maravilha! Ou muito me engano, ou vais ficar logo agarrada :)

      Eliminar
    2. Ok, já cá tenho para ouvir ;) Depois digo-te o que achei :)

      (olha, falando em New Order: se ainda não viste o filme "The Perks of Being a Wallflower" tens mesmo de ver! New Order, The Smiths, David Bowie... Há uma cena num túnel que ou muito me engano ou vais gostar bastante ;) e não fiques de pé atrás por ser um filme de adolescentes porque é bem mais que isso, vale a pena ver)

      Eliminar
    3. Hum... Um filme teen? Só tu para me pores a ver uma coisa dessas! lol
      Se tem o teu selo de qualidade, vou experimentar. Já está a sac...coise! ;)

      New Order é brutalíssimo, mas não te esqueças que é música "dançável", portanto é mais dada um determinado mood (como já eram, p.ex. os Joy Division).

      Eliminar
    4. Nada temas que eu não te deixo ficar mal! :P vê o filme que acho que vais gostar, a sério.

      Ora então os New Order... Devo dizer que o que eu pensava que ia acontecer era que até iria gostar mas não ficar propriamente "agarrada". Impressionante como foi exactamente o que aconteceu lol Já ouvi não sei quantas vezes o "Substance"! Tem lá músicas que fico mesmo sem saber como nunca tinha tido curiosidade para ir ouvir. "Blue Monday", "Murder", "Procession", "Thieves Like Us", "Kiss of Death"...! Estas são as que me lembro logo mas gostei de todas.

      Quando li o post a primeira vez não reparei no link para essa versão da "The Perfect Kiss" por isso ouvi primeiro a versão da compilação e depois é que ouvi essa. Porra, que coisa mais abusada!! o_0 o que é que acabei de ouvir?!?! :OO
      Muito bom, mesmo! :)

      Eliminar
    5. Ah e outra coisa! Não propriamente na onda dos New Order (se bem que o som da guitarra faz lembrar bastante) mas mais dos The Smiths e outras bandas britânicas: até me admira como nunca tiveste uma fase The Cure. Experimenta ouvir o "Greatest Hits" um dia destes :)

      Eliminar
    6. Ora bem, já vi o filme e gostei muito! De facto, ainda não me deixaste ficar mal ;)
      A busca da "tunnel song" - o "Heroes" - numa época em que ainda não havia o Shazam para nos facilitar a vida :P
      Quantas vezes eu ouvia músicas na rádio, quando era puto e ficava a pensar de quem eram... Nem internet havia na altura, quanto mais... lol
      Voltando ao filme, gostei, mas não tanto como, por exemplo, o "500 Days Of Summer" (não deixa de ser um teen movie ;) ). Bem, mas esse ainda tinha a valência de ter a Zoey Deschanel... :)

      No teu comentário dos New Order, acabei por ficar sem saber se ficaste agarrada ou não! :P
      Eles foram uma surpresa completa para mim no ano passado (a minha Banda do ano ;) ) e continuo-os a ouvir diariamente. Sempre em alta rotação.
      A versão de 12'' do "The Perfect Kiss"... Incrível mesmo. Na "preparação" (lol) das noites de fim de ano, ouvia isso em modo contínuo! ...e ainda não me cansei! :P

      Realmente nunca entrei em The Cure, não te sei explicar porquê. Para além dos temas óbvios, conheço muito pouco! Tenho que lhes dar uma espreitadela. A esses e aos Pixies, que também me tentam "vender" com grande frequência :)

      Eliminar
    7. Eu disse :P
      Ah, também já viste o "500 Days of Summer"! :)) sim, para mim nem se compara porque o "500" é um dos meus filmes preferidos. E sim, tem a Zooey que é um amor mas também tem o Joseph Gordon-Levitt que é o amor :P

      Não admira que não tenhas percebido o que eu disse porque lendo novamente fui bastante confusa tamanho era o entusiasmo lol
      O que queria dizer é que antes de ouvir o "Substance" duvidei que fosse gostar assim taaanto ao ponto de ficar agarrada mas acabei por ficar mesmo. Foi tiro e queda logo na primeira vez que ouvi :) grande dica!

      Depois do Alive do ano passado, fiquei mesmo convertida aos The Cure. Melhor concerto do festival, hands down!
      Também ainda não te rendeste aos Pixies?! É tão bom!! Tens de tratar disso! :P Podes começar pela compilação "Surfer Rosa/Come On Pilgrim" ;)

      Eliminar
    8. O Levitt foi o responsável por eu ter comprado, depois de ver o filme, uma T-Shirt do "Unknown Pleasures", igual à que ele usa no filme! O meu raciocínio foi: "bem, se ele é um geek assumido, usa aquela T-Shirt e ainda consegue a Zooey Deschanel, então eu também a posso usar!" (ok, agora que eu penso melhor nisto, se calhar não foi grande ideia, uma vez que ele na verdade "não consegue" a Zooey... Oh well, who cares... :P )

      Ah então ainda bem que gostaste da dica dos New Order! Em termos de música dançável, são a minha predilecção, a anos-luz de tudo o resto!

      Está prometido, vou "arranjar" essa compilação dos Pixies e vou ainda procurar uma compilação para começar com os The Cure! :)

      Eliminar

Let the music do the talking.