quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Freddie Mercury & Montserrat Caballé - "The Fallen Priest"

"Mercurial more wayward by the hour... The shackles fall away, I'm in your power!"



No dia em que faz 19 anos que Freddie Mercury nos deixou (bem como outras efemérides a nível pessoal), deixo aqui um tema do fabuloso álbum "Barcelona" de 1988, em dueto com Montserrat Caballé.

Segundo consta, em 1987 Freddie Mercury já sabia da sua doença e que não tinha muitos anos de vida, pelo que quis começar a fazer tudo aquilo que sempre havia desejado, antes de morrer. Foi neste espírito que Freddie procurou Montserrat Caballé, enviou-lhe um disco com o tema "Exercises In Free Love" e assim a convenceu a marcar um encontro.

Este encontro resultou numa longa noite de improviso, ao piano, em casa de Freddie Mercury, no fim da qual Montserrat concordou não só gravar um tema com Freddie, mas sim um álbum inteiro! E assim nasceu o projecto "Barcelona", que mais tarde seria a banda sonora dos Jogos Olímpicos de 1992.

Tratando-se do "Rei", não é fácil escolher um tema. Como todos já conhecem o tema-título "Barcelona", fica aqui "The Fallen Priest", uma opereta escrita por Freddie e Mike Moran, com letra de Tim Rice. Tanto Mike Moran, virtuoso pianista e famoso produtor, como Tim Rice, aclamado letrista de ópera, foram chamados para ajudar Freddie Mercury, que queria fazer ópera "a sério", ao contrário da maioria dos artistas rock que tentavam experiências dentro deste género e que Freddie achava que faziam trabalhos embaraçosos.

Este tema relata a história de amor proibido de um padre (ao bom estilo da ópera) e tem diversos momentos de cortar a respiração, mas para mim há um que sobressai: quando no meio do diálogo entre o padre (Freddie) e Montserrat, Freddie canta a plenos pulmões:

"I am a man of God, I should not be here with you!"

Imperdível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.