domingo, 9 de fevereiro de 2014

Bruce Springsteen - "Because The Night" (Live at Agora)

Na minha interminável busca pelo concerto perfeito de Bruce Springsteen, há meses que andava à procura da versão perfeita de "Because The Night".

A versão perfeita de "Because The Night" chegou-me originalmente num mp3 de qualidade duvidosa, há mais de 10 anos, via Kazaa - um programa de p2p, que se usava antes do advento das torrents e que serviu para eu construir a minha primeira discografia extensiva.
Na altura, não era ainda hábito "sacar" álbuns inteiros, a velocidade da ligação de internet não o permitia. Começava então por fazer o download das minhas faixas preferidas (normalmente aquelas que ouvia na rádio) e, caso gostasse, mais se seguiriam. A honra máxima para o artista seria levar-me à loja comprar o álbum para ouvir em qualidade decente, passível de levantar o volume ao máximo. Devo relembrar, a qualidade dos mp3 na altura era bastante duvidosa (não costumava ir além dos 128kbs). O dinheiro também não abundava no bolso de um estudante do liceu, por isso a escolha tinha que der criteriosa.

Mas tal era impossível com "Because The Night (Live)". Sacado por entre um molho de temas avulsos de Bruce, esta faixa vinha órfã, que é como quem diz, na linguagem nerdi-musical, sem tags.
Sem identificação, não podia comprar o álbum, porque não sabia de onde vinha. Na altura, presumi que esta era a versão usada no álbum ao vivo mais conhecido - "Live 1975-85".
Uns anos mais tarde, já com dinheiro em caixa para transformar toda aquela discografia digital construída ao longo dos anos em discos palpáveis, comprei o álbum. E choque: não, não era aquela versão.
Qual seria, então?
Anos passaram-se e nunca dei com ela. Ouvi os bootlegs dos concertos mais conhecidos e nunca lá estava. A "versão perfeita" de "Because The Night" parecia jogar às escondidas comigo. Até hoje.

Hoje à noite, vagueando pelo Youtube e pelo espólio aparentemente infindável que lá se pode encontrar, dei sem querer com ela.
Às vezes é assim que funciona a nossa vida: procuramos em vão algo durante muito tempo e depois, sem saber como, ela vem-nos parar às mãos. No caso, aos ouvidos.


Esqueçam a versão da Patti Smith. Esqueçam a versão polida de "The Promise", com a nova faixa vocal. Esqueçam a versão condensada de "Live 1975-85".
Se querem ouvir a verdadeira, a versão perfeita de "Because The Night", ela foi gravada ao vivo a 9 de Agosto de 1978 no Agora, em Cleveland, no lendário "Darkness Tour" e está aqui:



Puxem até ao segundo 17:12 et voilá.


Notem que, à hora que Bruce Springsteen arrancou para a versão perfeita de "Because The Night, ele já levava 3 horas e meia de concerto na garganta. Impressionante.
Que o diga o jornalista de Cleveland que fez a cobertura do concerto:


2 comentários:

  1. O que eu não dava para ver a tua reacção quando deste com isto! :P grande versão, muito boa!

    "After three encores, the fans began to leave (...)"

    o_0 que par de estaladas!! nem que o homem tocasse a noite toda, é para ficar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Repara que a seguir ao "Because The Night", o Bruce grita: "Can you stand one more? Are you sure?", como se a E Street Band estivesse ainda com todo o gás e a ver o público começar a vacilar. :)

      Eliminar

Let the music do the talking.