terça-feira, 16 de julho de 2013

Quim Barreiros - "Bacalhau à Portuguesa"‏

"Mariazinha deixa-me ir à cozinha p'ra cheirar teu bacalhau."




Contra a minha vontade, o blog tem nos últimos tempos conhecido um hiato prolongado, principalmente devido à comédia. Infelizmente, o tempo não estica e já não dá para vir aqui tantas vezes deixar as minhas dissertações musicais.
Mas hoje vamos regressar à música e assim passar a assuntos sérios. Vamos falar de Quim Barreiros.

"Teu bacalhau é mesmo uma beleza, és a portuguesa com teu prato especial"
A ascensão de Quim Barreiros ao mainstream foi feita na sequência do lançamento da colectânea “Disco D’Ouro” em 1991, a qual tinha sido impulsionada pelo mega-sucesso de “Bacalhau à Portuguesa”. "Bacalhau" é um tema cuja melodia é apoiada na matriz do Vira - estilo do folclore português característico do Minho.
Antes disso, Quim já contava com uma carreira de enorme longevidade, com várias décadas de actuações em bailes (Quim já tocava bateria nos anos 50!), com muitos quilómetros de estrada e uma discografia a solo cujo início já remontava a 1971.

Assim, o estrondoso sucesso do tema “Bacalhau à Portuguesa”, em 1991, foi o corolário de uma carreira já longa e que Quim dificilmente poderia prever que se estenderia até aos dias de hoje, volvidas duas décadas.

Curiosamente, este foi um sucesso fora de tempo para "Bacalhau à Portuguesa”, uma vez que tinha sido originalmente lançado em single em 1986, num Double A-Side com o tema “Riacho da Pedreira”.
O single teve um sucesso modesto na época e só com a sua inclusão na colectânea “Disco D’Ouro” é que alcançou a notoriedade que reconhecemos hoje, fazendo a carreira de Quim finalmente levantar voo.



A fórmula é simples e foi aperfeiçoada ao longo dos anos: pegar numa melodia facilmente reconhecível do folcore português, adicionar uma letra brejeira, normalmente com duplo sentido (aqui lanço o exemplo paradigmático do tema "Adolfo Dias"), et voilá, mais um sucesso de Quim Barreiros.

A partir daí, foram sucessos atrás de sucessos, com temas como “Mestre da Culinária”, “Garagem da Vizinha”, “A Cabritinha” ou, o meu preferido:  “O Sorveteiro (Chupa Teresa)”. Este tema é retirado do seu álbum de 1992 “O Sorveteiro”, lançado um ano depois do breakthrough de Quim, com o "Disco D'Ouro" e o já referido "Bacalhau à Portuguesa".
O que vos posso garantir é que se há um nome que nunca darei a uma filha minha, esse nome é Teresa. É fatal: sempre que conheço uma Teresa, este tema automaticamente dispara na minha cabeça. Obrigado Quim, por arruinares a relação com quaisquer Teresas que apareçam na minha vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.