quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Grizzly Bear - "Speak In Rounds"

"Step back just once, learn how to be alone"



Depois do longo hiato, o blog regressa hoje para o que eu espero que seja uma ponta final de 2012 e um 2013 em força. Os últimos meses foram de grande azáfama e espero, também nesse sentido, ter novidades em breve. Para já, voltemos ao clássico modelo da Escolha musical do dia.

Estamos no fim do ano e é por isso tempo de balanço. No ano passado (2011) não tive oportunidade para fazer essa analepse aqui no blog, mas na última semana de 2010 fiz nestes posts a revisão do que ouvira nesse ano.
Como na altura referi, raramente a música que eu mais ouço num determinado ano concorre com a música que se fez nesse ano. Claro que há excepções e é nesse sentido que eu, desde os meus 14 anos,  em jeito de revisão, sistematizo os mais ouvidos do ano, dividindo as "escolhas musicais do ano" em várias categorias.
Sem mais demoras, passemos então ao Álbum original do ano (ou seja, o álbum que mais gostei de 2012, em 2012): "Shields" dos Grizzly Bear.


Tinha começado a escrever um texto a tecer loas a "Shields", mal o ouvi pela primeira vez no início de Setembro. Na altura, pensei logo que isto era o melhor que os Grizzly Bear já tinham feito. Seria impossível ouvir algo tão bom como isto até ao final de 2012, tinha instantaneamente ouvido o "álbum do ano".
Isto no ano em que um dos meus artistas preferidos - Bruce Springsteen - lançara um álbum novo, um trabalho que até ganhou o prémio de "álbum do ano" atribuído pela Rolling Stone (publicação que classificou "Shields" no 35º lugar).

Mas "Shields" deixara-me estarrecido com aquela sequência de 4 músicas iniciais ("Sleeping Ute" / "Speak In Rounds" / "Adelma" / "Yet Again") e senti uma urgência de revelar ao mundo o meu êxtase. Porém, acabei por me decidir em esperar uns meses, para deixar o álbum amadurecer em mim e, depois sim, emitir um julgamento.

Ao fim de alguns meses, qual é o meu veredicto? Exactamente o mesmo.
Um dos álbuns mais entusiasmantes do ano, "Shields" é um trabalho fabuloso dos Grizzly Bear, mas merece ser mais que isso: merece o epíteto de álbum do ano.

"Shields" mostrou uns Grizzly Bear inventivos como sempre. Para além de todo o virtuosismo técnico e sónico que lhes é reconhecido e que já fora cristalizado em "Veckatimest" (álbum que eu adorei), em  "Shields", a banda de Brooklyn conseguiu superar as minhas expectativas.
Como? Uma palavra chega, para descrever como: coração.

O meu problema com algumas bandas art-house / alternativas de hoje, tão veneradas pelas publicações hipster como a Pitchfork, deve-se precisamente à falta de coração; à falta de sentimentos que me conseguem transmitir.
A ânsia de criar algo de diferente leva a que muitas vezes a música perca o que mais tem de importante: o veículo de um sentimento.
"Play with your fu**ing heart!", já dizia o Bill Hicks.

Este é um conflito que não se aplica ao mais recente trabalho dos Grizzly Bear. Se eles me impressionaram com "Veckatimest" em 2009, em 2012 tocaram-me fundo com "Shields".

O meu momento preferido do álbum surge a meio da já referida sequência inicial, com este "Speak In Rounds".

"Shields" é um álbum com coração. É um álbum que na produção mantém o nível meticuloso, qual peça de relojoaria, mas que a isso acrescenta grandes canções. É o apogeu criativo da banda nova-iorquina.
É o meu álbum "original" de 2012.

10 comentários:

  1. ALELUIA, voltaste! I needed my fix :P

    Grande escolha! :)
    Lembro-me tão bem quando ouvi este álbum pela primeira vez e bateu logo e forte. Rodou mesmo muito no meu leitor de mp4...
    A "Sleeping Ute" é a minha preferida. É uma das músicas do ano para mim. Quando a ouço a imagem mental é sempre uma viagem em alto mar, só ondas e uma tempestade enorme e de repente tudo acalma. And I can't help myself...
    Tenho esperança que venham cá para o ano.

    Só não é o meu álbum preferido do ano (mas anda lá bem perto) porque depois em Novembro saiu o novo dos Deftones e esse para mim bateu tudo.
    Entretanto este mês ouvi o novo da Fiona Apple (e por acaso nunca fui grande fã, ouvia mas não me dizia assim muito) e está mesmo muito bom! Tem lá músicas extraordinárias. Também fiquei viciada no "Awesome Wave" dos Alt-J há umas semanas. Indizada daquela de aparecer em imensas listas de melhor do ano (o que pode afastar algumas pessoas por pensarem que é hype) mas vale bem a pena, gosto muito.
    Ainda há vários álbuns deste ano que quero ouvir com mais atenção e outros pela primeira vez mas provavelmente só o irei fazer em 2013...

    O Bill Hicks sabia o que dizia ;)

    (É nesse sentido que eu, desde os meus 14 anos, em jeito de revisão, sistematizo os mais ouvidos do ano, dividindo as "escolhas musicais do ano" em várias categorias. Geek alert! :D)

    ResponderEliminar
  2. Hehe Geek alert, sem dúvida! Aqui, até eu admito a minha extrema geekice :P

    Que bom voltar a postar e saber que, mesmo depois de todo este tempo de hiato, ainda fiquei com pelo menos uma leitora fiel! :)
    Obrigado por tudo, Rita! Mais não te digo porque já passa das 4:00, eu acabei de escrever o meu 2º post hoje (não há fome que não dê em fartura!) e estou com os olhos prestes a serem cuspidos das órbitas!
    Amanhã comento com a atenção que mereces :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Voltando à resposta!
      O "Sleeping Ute" também é um dos meus preferidos, foi até o primeiro tema que ouvi, salvo erro em Agosto e deixou-me desde logo agarrado. Começa a "tal" sequência que falei e que culmina no "Yet Again". Esta sequência é das melhores coisas que ouvi nos últimos anos! Também espero mesmo que cá venham em 2013, fiquei desapontado de terem falhado Portugal na digressão deste ano...

      Quanto às tuas (sempre pertinentes) sugestões, não conheço a Fiona Apple, nem os Deftones (estes já me foram "vendidos" n vezes e não sei porquê, nunca pesquisei). Mas prometo que vou checar um dia destes! :)
      Relativamente aos Alt-J, foi um caso estranho: gostei muito da música, mas nada do vocalista. Tenho um problema qualquer com a voz dele, talvez saia com múltiplas audições... Como gostei muito do que se passava por trás da voz dele, talvez isso aconteça!

      Ah e ADOREI os Tame Impala!! Mais uma sugestão tua, obrigado pela dica! ;)

      Eliminar
    2. É mesmo muito forte o início do álbum. Nas primeiras audições eu tinha a tendência para ouvir as primeiras músicas e voltar ao início novamente vezes sem conta lol

      O último dos Deftones é extraordinário! Eu não sei se será exactamente a tua onda mas quando puderes dá uma oportunidade ao álbum, nem que seja para dares a tua opinião. São uma banda que a brincar a brincar, já tem 24 anos de existência. Em 2005/2006 estavam pelas ruas da amargura e a redenção deles no álbum anterior e agora neste é qualquer coisa digna de registo. Hás-de ler esta crítica, gostei bastante: http://pontoalternativo.com/album/deftones/koi-no-yokan

      Quanto à Fiona, ouve esta música:
      http://www.youtube.com/watch?v=5EOUyoKFksI
      A partir do minuto 1:46 a mulher canta das entranhas! Aquilo vem-lhe sei lá de onde e foda-se (o asneiredo reforça bem o que quero dizer :P) é MUITO bom! de arrepiar.

      Ah, gostaste dos Tame Impala :)) bem me parecia que seria a tua praia ;) Outros que talvez venham cá promover o álbum novo para o ano.

      Eliminar
    3. Se os Tame Impala cá vierem, eu estou lá de certeza! Mas que raio de acontecimento genético é que terá sucedido com o vocalista, que a voz dele é exactamente igual à do John Lennon, principalmente do Lennon mid-60's, quando este estava encharcado em drogas? Fiquei completamente siderado com a voz do puto. Se a isso adicionarmos que a música parece uma amálgama dos Beatles circa-Pepper, com Pink Floyd circa-Piper, com Indie Rock anos 00, só pode ser uma aposta ganhadora! Que eles continuem a experimentar neste registo, é o que eu espero. Tinhas toda a razão: isto é totalmente a minha praia :)
      Só não levam o "álbum original do ano" porque... havia outros! ;-)

      Curti à brava a crítica do álbum dos Deftones. O tipo que a escreveu ficou claramente marcado pelo álbum e fiquei com curiosidade em ouvi-lo! Vou ver se trato disso já hoje ;)

      Já a Fiona... Not my thing. Mas a miúda "arrebenta" (olha aqui o uso de uma variante verbal formada pela junção do prefixo protético "a-" para transmitir uma sensação de reforço :P) mesmo com tudo, a partir de certo ponto! Já te falei do meu desdém mais ou menos geral em relação a vozes femininas? Não é algo que eu consiga explicar, mas simplesmente... é assim!

      Eliminar
    4. Eu quando os vi no SBSR nem sabia quem eram, só me lembro de ter gostado. Mas como vi tanta coisa nesse festival, só passado uns meses é que fui ouvir com mais atenção.
      Lol, bem verdade! Sempre que estou a ouvir penso nisso: "que raio, é algum clone do John Lennon que anda para aí perdido!" :P
      Vê este vídeo, tá fofo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=3GPGiJCzSK4 :) Isto sim é um professor de música!

      Depois diz o que achaste! :)

      Isso das vozes femininas estou para te perguntar há imenso tempo e esqueço-me sempre! Já tinha reparado olhando ali para as tags que é muito raro posts sobre vocalistas femininas! Por acaso tinha curiosidade em saber se era só coincidência ou se realmente não gostas de vozes femininas... então é a segunda hipótese lol
      Por falar em vozes, gostas de Jeff Buckley? Para mim, ele tem a voz masculina mais heartbreaking de todas! Que filho da mãe... (lol)

      (olha aqui o uso de uma variante verbal formada pela junção do prefixo protético "a-" para transmitir uma sensação de reforço :P) LOL começa a ser criminosa essa tua geekice, não tenhas cuidado não! :D

      Eliminar
    5. Dass que vídeo brutal!!! Isto é que é uma escola de música a sério! Qual Glee qual quê... lol
      Pá, incrível, tens sempre uma na manga para me surpreender! :P

      Jeff Buckley... Não conheço nada dele... Honest! Eu sei, é uma falha enorme, já me falaram dele "n" vezes, mas nunca me deu para explorar... Surpreende-me com uma das tuas selecções! :P

      I'm a geek and I know it! ;-)

      Eliminar
    6. E há mais vídeos dessa escola no canal deles. Vê só mais este: http://www.youtube.com/watch?v=-FWyB5QCd5w&list=UU19wHqb_vnglAFaFF3a7DNA&index=36 ;))
      (eu vejo essa série :| lol é um guilty pleasure confesso :x)

      Então tens de ouvir o álbum "Grace"! Ele morreu bastante novo (com 30 anos) e esse álbum é o único que deixou completo. A "Lover, You Should've Come Over" é uma das minhas músicas preferidas de sempre!
      Acho que vais gostar :)

      Ehehe :)

      Eliminar
    7. Porra... acabei de ver isto:
      http://www.youtube.com/watch?v=pYtVPy023gc ("True Faith" na guitarra)
      e isto:
      http://www.youtube.com/watch?v=EDl9M_AYO2g ("True Faith" no piano)

      e depois ainda isto:
      http://www.youtube.com/watch?v=hYR4lK2dE_s ("Hey Jude")

      Pá.. Veio várias vezes uma lagrimazita ao canto do olho! Mais uma vez, obrigado pela dica, Rita! :)

      Eliminar
    8. Já tinha visto o vídeo da "Hey Jude" mas os outros dois não. Estão espetaculares! :))
      Não há que agradecer! Quando mostrei o primeiro vídeo até pensei que se calhar não ias achar nada de especial, ainda bem que gostaste :)

      Eliminar

Let the music do the talking.