quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Sting - "Brand New Day"

"Somanu stana stano stino remono remulibo lafulê
Stabinaf a BRAND NEW DAY!!"



Gosto do Sting. No final dos anos 70 / início dos anos 80 liderou os The Police - uma banda Rock de enorme sucesso, com Stewart Copeland e Andy Summers, que fazia um cruzamento curioso entre o Post Punk e o Reggae. De 1978 a 1983, os The Police lançaram 5 álbuns, alguns deles muito bons e depois de atingirem o seu ponto alto com "Synchronicity", Sting desfez a banda.

Entretanto, Sting atingira o estrelato do panorama musical, o que o levou, entre outras coisas, a assumir participações de destaque na Band Aid e no Live Aid, ou a ser convidado para gravar com os artistas de maior sucesso da época. Casos de "Money For Nothing" com os Dire Straits (aqui na versão estúdio e aqui ao vivo no Live Aid), tema do álbum "Brothers In Arms", e de "Long, Long Way To Go" com Phil Collins (aqui no Live Aid), que apareceu no seu álbum blockbuster "No Jacket Required" (aqui no álbum).

Como disse, gosto do Sting. O homem tem talento, sabe escrever uma canção e aprendeu a adornar as paisagens sonoras dos seus temas como ninguém. No entanto, para mim a sua carreira a solo é uma caixa de melões, que só depois de abertos é que se sabe se estão bons para consumo.

Mas o meu maior problema com o "Sting moderno" é este ter perdido a sua espontaneidade na música, em detrimento de uma excessiva preocupação com o detalhe da produção e a ornamentação sonora; e ter perdido a sua espontaneidade na lírica, em detrimento de uma eloquência erudita, que faz com que demasiadas vezes o ouvinte não perceba que raio ele está ali a cantar. Se a isto juntarmos um inusitado uso da métrica, de modo a conseguir atafulhar o maior número de sílabas num verso, então Sting torna os seus temas praticamente imperceptíveis.

Claro que não fui o primeiro a reparar na "viragem criativa" de Sting, pelo que esta sua característica peculiar foi aproveitada magistralmente por Seth MacFarlane em Family Guy:
"I promise you'll understand all the words. Not like Sting, where you can only understand the last 3!"




Não é que eu (e presumo, a malta do Family Guy) não goste de "Brand New Day", ou de Sting. Mas é impossível deixar de reparar na montanha de coisas que Sting quer expressar num simples verso. Ele é realmente alguém com muito para dizer.
Isto complica a vida, e de que maneira, à malta que gosta de cantar ao som das músicas de Sting (talvez ele não goste de sing-alongs). O melhor que podem fazer é balbuciar uns fonemas quaisquer até chegar a parte reconhecível do título da música.
Agora que penso nisto, lembro-me que tal dificuldade já foi sentida, em tempos, por um outro britânico:




ALELUIA!

Porque hoje, especialmente hoje, começa um novo dia para mim.

4 comentários:

  1. Confesso que não sou grande fã, mas ele tem uma música fabulosa chamada Moon Over Bourbon Street :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah sim, grande tema! Mas "esse" Sting ainda está muito longe do "moderno", tanto em idade, como no estilo. Aí, acabado de sair dos the Police, o Sting era mais Jazz, um género que eu aprecio muito quando misturado com a Pop e que ele também fez muito bem!
      Aliás, um dos meus temas preferidos do George Michael vem exactamente nessa corrente ;-)
      http://escolhamusicaldodia.blogspot.pt/2010/11/george-michael-cowboys-and-angels.html

      Eliminar
  2. LOL, muito bom! :D
    O Sting é aquele tipo de artista que se estiver a dar, não tenho problemas em ouvir apesar de não ter grande curiosidade em conhecer melhor a discografia dele. Essa música, realmente eu nunca percebi o refrão (tirando a parte óbvia) mas pensava que era de mim lol
    Quando comecei a ler o teu post, logo no início pensei: hum, então é isto que ele diz afinal?!... Depois é que percebi onde querias chegar :P

    Isto lembra-me a música mais impossível de decorar que conheço: http://www.youtube.com/watch?v=uytWxYKSupI Supostamente sobre uma... trip :P

    Espero que esteja a correr tudo bem nesta nova fase da tua vida ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está tudo a correr optimamente! :)

      Oh Rita, mas esse tema dos Tool tem a faixa vocal cheia de distorção! O Sting é tudo "naturalmente" imperceptível ;)

      Eliminar

Let the music do the talking.