domingo, 9 de setembro de 2012

Bruce Springsteen - "My City Of Ruins"

"Come on, rise up!"



Reza a História que logo a seguir aos atentados de 11 de Setembro de 2001, enquanto os orgulhosos Estados Unidos da América tentavam colar os cacos de um país despedaçado, alguém viu Bruce Springsteen na rua e gritou: "Bruce, we need you now!"

Bruce respondeu à chamada e reuniu a lendária E Street Band, para gravar o seu primeiro álbum desde "Born In The U.S.A." de 1984. Naquele momento, mais do que nunca, os EUA precisavam de Bruce Springsteen e o Boss não os desiludiu. O resultado foi "The Rising" - um álbum que serviu de catarse para o orgulho americano, um álbum que serviu não só para carpir as mágoas de todos os que perderam os seus entes queridos, mas também para lhes apontar um caminho.


Na ressaca dos atentados de 9/11, muitos foram os artistas que se inspiraram naqueles acontecimentos e lançaram álbuns sobre essa temática… e depois houve Bruce Springsteen.

"The Rising" é uma das mais cabais obras sobre a perseverança, é uma ode à esperança. Bruce convoca aquela força interior que desconhecíamos até nos depararmos com uma situação adversa, seja essa situação uma tragédia como a perda de um familiar ou de um amigo num atentado (como o 9/11), um acidente, ou a dissolução de uma relação. Ao longo de todo o álbum percorre-se um sentimento de perda. Mas "The Rising" é uma receita de como dar a volta por cima, rogar a verdadeira natureza humana, a força necessária para dobrar uma situação.

"My City Of Ruins" foi escrito em Novembro de 2000 para um evento de beneficência em Asbury Park, bairro natal de Bruce, que havia baptizado o seu primeiro álbum "Greetings From Asbury Park, NJ". O significado original do tema era o abandono a que o seu bairro tinha sido vetado, mas depois do 9/11, "Ruins" ganhou todo um novo significado.
Bruce tocou o tema no America: A Tribute to Heroes - o concerto de apoio aos familiares das vítimas do 11 de Setembro - apenas com a sua guitarra e a sua harmónica. "My City Of Ruins" serviu de abertura do programa, com Bruce a introduzir como "uma reza pelos nossos irmãos e irmãs perdidos". Foi um dos pontos altos da noite.



"Now tell me how do I begin again?"

Como é que eu começo de novo? O que é que eu faço? "The Rising" não se limita a fazer as perguntas, os dilemas que nos colocamos depois de uma tragédia. Mais do que isso, este álbum dá as respostas.
Com "The Rising", Bruce mostra também a sua faceta de messias, alguém que para além de saber apontar os problemas da sociedade (como fez ao longo da maior parte da sua carreira), sabe igualmente apontar as suas valências e mostrar o seu lado mais humano, mais redentor.
Áfinal, Bruce também sabe fazer canções de esperança.

5 comentários:

  1. Coisas do caraças: antes de ver que tinhas um post novo, estava a ver uns vídeos dos concertos de ontem e anteontem em Chicago :) (as músicas em que o Eddie Vedder tocou com eles, não sei se já viste):

    http://www.youtube.com/watch?v=GXbagZWjUkY&feature=player_embedded

    http://www.youtube.com/watch?v=7uAr5JRPc3g&feature=player_embedded

    e acho que vais gostar especialmente desta:
    http://www.youtube.com/watch?v=9ZZyYFa7slQ&feature=player_embedded

    ;)

    Por acaso já tinha lido a história desse álbum e é mais uma daquelas coisas à Boss. Sempre com a palavra (canção) certa em todos os momentos... Ele é mesmo o maior, não sei se já o terei dito alguma vez ;P

    É engraçado que tenho o "Born to Run" no rádio do carro e não consigo (literalmente) tirar o CD de lá lol até o meu carro se recusa a tocar outra coisa lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Bruce lá vai continuando a espalhar magia pelos EUA :)
      O Eddie Vedder é grande fã dele (qual é o artista que não é, principalmente nos EUA?) e acho que até tocou uns covers do Bruce aqui no Sudoeste!

      O "Born To Run", GRANDE álbum! :) Tive uma fase fortíssima de "Born To Run" quando era mais novo, principalmente quando vim viver sozinho para Lisboa. Talvez isso se deva ao facto do espírito do álbum ser mesmo esse: a ingenuidade que temos quando somos mais novos e achamos que o Mundo vai ser nosso e que nada nem ninguém nos pode parar. O que acontece depois, é que não raras vezes passamos para a fase "Darkness In The Edge Of Town"... ;-)

      No "The Rising" o Bruce fez aquilo que lhe "competia", como artista fiel à sua audiência que ele é. Como disse um dia o Jon Stewart, o Bruce Springsteen é devoto à sua arte por si, pela sua família e pelos seus fãs. Em nome de todos, ele dá sempre tudo.

      Eliminar
    2. Sim, no SW ele tocou a "Drive All Night" (que nalgumas críticas ao concerto apareceu como tendo sido a "Open All Night" por engano...). Ele já fez umas quantas covers do Bruce, a solo e com os Pearl Jam :)

      Ainda no outro dia vi outra vez o "Wings For Wheels", gosto *tanto* do álbum... E faz todo o sentido teres tido essa fase da tua vida ligada a ele, tem tudo a ver!
      Há um segurança no meu trabalho que quando era mais novo o que ele mais queria era tirar a carta para andar por aí a guiar e a ouvir o Bruce :) Quando um colega meu me contou isto, a minha consideração pelo segurança subiu consideravelmente lol

      O Jon Stewart :) já o vi várias vezes a falar do Bruce mas na altura não percebia o que ele queria dizer porque ainda não ligava muito ao Bruce, via porque gosto imenso do "Daily Show" e do próprio Jon. Falou muito bem, é mesmo isso.

      Eliminar
    3. Ainda ontem vi o "Wigs For Wheels"! Resultado? Post sobre o "Born To Run", mais precisamente o "Thunder Road"! :)
      Já andava a dever um post a este álbum há muito tempo, faltava-me só aquela inspiração "in loco" para expressar por palavras o que o álbum significou para mim. Acho que o consegui, na medida do possível :)

      Eu sempre fui fã do Jon Stewart e do seu "Daily Show", antes de ser o fenómeno que é hoje e muito antes de saber que ele era, como eu, um fã do Bruce! Normalmente partilhamos as mesmas opiniões sobre todos os assuntos que ele aborda no programa, por isso, sempre que posso, vejo-o.
      Quando o Bruce lançou o "Working On A Dream" foi lá ao programa e... devias ter visto o Jon. O mesmo homem que enfrenta o O'Reilly, o mesmo em tempos arrasou o programa de debate da CNN "Crossfire", quando estava, em directo, no "Crossfire", ali em frente ao Boss, tremia por todos os lados! Só faltou chorar :)
      O Jon é, no fim de contas, apenas alguém que foi profundamente marcado pela música do Bruce, tal como eu fui e, arrisco dizer, tu estás a ser! :)
      A diferença é que ele, para além de ter vivido naquela época, é mesmo de New Jersey e tentava "fugir" dos mesmo sítios de onde o Bruce queria fugir no "Born To Run". Enfim, toda uma nova dimensão da coisa! :)

      O Obama é outro fã! Quando o homenageou no ano passado, Obama introduziu-o assim: "I'm the President, but he's the Boss!"
      :)

      Eliminar
    4. Pois, eu já vi e fiquei toda contente quando li :D

      Eu vejo o Daily Show desde que começou a dar cá há uns anos. Acho que no início dava sempre na sic radical e actualmente ainda passa lá mas tb já vi na sic notícias... Ele no "Crossfire" foi mesmo à boss (lol)! "I'm not your monkey! :D E dá sempre grande baile ao O'Reilly e ao palhaço do Glenn Beck. Por acaso não vi esse programa em que o Bruce foi lá, só tinha visto o discurso dele no Kennedy Center...

      Sim, teve bem o Obama! foi muito fixe quando disse isso lol

      Eliminar

Let the music do the talking.