quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Genesis - "The Lamia"

"The lights are dimmed and once again the stage is set for you"



"As luzes estão apagadas e mais uma vez, o palco está à tua espera."


Já uma estrela de culto, figura de proa do Rock Progressivo, foi no dia 22 de Maio de 1975, que Peter Gabriel entrou em palco pela última vez com os Genesis. A ocasião foi a última noite da "The Lamb Lies Down On Broadway Tour" - um espectáculo teatral alucinante, na época revolucionário no Rock.
O palco esperava-o no Palais des Sports, em Besançon, muito longe de casa. Gabriel estava farto. Até esta noite, um longo caminho com os Genesis ficara para trás. Com 5 álbuns em 4 anos e uma agenda de espectáculos intensa, Peter Gabriel decidiu sair dos Genesis e dedicar-se à sua família, orientando a sua carreira segundo o seu próprio ritmo, sem a pressão associada ao monstro que ele acabara de ajudar a criar. Uma banda de virtuosos, com um instinto melódico ímpar e guiada por uma força conceptual pioneira, os Genesis sobressaíam na cena do Rock Progressivo. Não que os Genesis tivessem a força e o sucesso, por exemplo, dos Pink Floyd, na mesma época. Mas mesmo assim era demais para Gabriel.
Peter Gabriel foi-se embora e nunca mais voltou.

E de que melhor forma Gabriel se poderia despedir dos Genesis, do que com um álbum absolutamente pivotal na História do Rock Progressivo, um marco que seria recordado e admirado durante décadas? Falo obviamente de "The Lamb Lies Down On Broadway", o 6º álbum dos Genesis e o último que contou com o seu histórico vocalista.


A vontade de abordar este álbum vem desde há muito tempo e matéria prima para escrever não falta. Diria mesmo que desde o início do blogue que venho acumulando pequenas ideias sobre "Lamb". Então porquê a demora? A razão é muito simples: por onde começar? Há tanto, TANTO para dizer... "Lamb" é uma obra tão complexa que não é fácil estruturar uma análise global satisfatória. Por isso mesmo, essa abordagem ficará para outro dia.
Para desatar este novelo, hoje resolvi começar por um dos fios: "The Lamia". Será que, ao puxar este fio, conseguimos desenlaçar parte do novelo de "Lamb"? Veremos.

"The Lamb Lies Down On Broadway" é um álbum duplo e extremamente diverso. O álbum conta a história surreal de Rael (um anagrama de "Real" e "Gabriel") - um jovem delinquente de ascendência Porto-Riquenha, perdido no subsolo de Nova Iorque.
"The Lamia" aparece a meio do 2º disco e é um dos temas de maior beleza do álbum. Segundo a wikipedia (adaptado a português legível):

"De acordo com a versão mais corrente, Lâmia era uma belíssima rainha da Líbia, filha de Poseidon e amante de Zeus, de quem concebeu muitos filhos, entre os quais a ninfa Líbia. Hera (mulher de Zeus), corroída pelos ciúmes, matava os filhos de Lâmia ao nascer. Desesperada, Lâmia escondeu-se numa caverna isolada e devido ao seu próprio desespero, transformou-se num monstro. Por fim, para torturá-la ainda mais, Lâmia foi condenada por Hera a não poder fechar os olhos, para que ficasse para sempre obcecada com a imagem dos filhos mortos. Por piedade, Zeus deu-lhe o dom de poder extrair os olhos de vez em quando, para descansar."

Repito o bold: "Desesperada, Lâmia escondeu-se numa caverna isolada e devido ao seu próprio desespero, transformou-se num monstro.". É isto. Para mim, esta explicação é uma das chaves do significado de "The Lamb Lies Down On Broadway". O isolamento, o desespero e a transformação. A transformação que se dá sempre que nos damos de caras com uma das anteriores.

Mas antes de avançar, vou tecer algumas considerações sobre o que significa falar de "The Lamb Lies Down On Broadway".

Em "The Lamb Lies Down On Broadway", os Genesis tratam um conflito interno, como os Pink Floyd fizeram em "The Wall". O ciclo crise/conflito/resolução/crise/... está lá, a descida à loucura na fase de conflito também, mas "Lamb" é infinitamente mais denso, complexo e multi-layered que "The Wall". Impenetrável.

É muito mais fácil identificarmo-nos com "The Wall", do que com "Lamb", da mesma maneira que, em geral, é muito mais fácil identificarmo-nos com Roger Waters do que com Peter Gabriel. Ambos têm uma compulsiva necessidade de auto-procura e auto-resolução, que os leva em busca de respostas aos dilemas pessoais mais profundos. Mais que isso, ambos sofrem de um determinado grau de demência e genialidade ("De génio e de louco..."), que lhes permite criar estas fascinantes obras sobre a condição humana. Porém, são graus de demência diferentes. Não sou psicólogo, nem aspiro a tal, mas a demência de Gabriel é diferente, porque ele também é diferente. Único.
Peter Gabriel tem uma qualidade impenetrável que o distingue de os demais vocalistas Rock. Ele é mais erudito, mais culto, mais eloquente e mais perturbado que o clássico artista Rock. E essa junção bizarra de características torna o seu trabalho nos Genesis e o seu trabalho a solo numa ilha, isolada. Impenetrável.

Eu posso dissertar parágrafos e parágrafos sobre o que ele quer dizer com esta ou aquela linha, mas tudo não passam de interpretações. Interpretações pessoais de uma obra que pode ser lida de muitas formas, porque de tão metaforicamente rica, se torna opaca. Impenetrável.

Tendo tudo isto em conta, quero esclarecer que tudo o que está aqui exposto é apenas a minha visão da história. "The Lamb Lies Down On Broadway" é um mistério cuja resolução cabe a cada ouvinte que se proponha a desvendar a história de Rael.

Talvez para nos elucidar, talvez para nos confundir ainda mais, Peter Gabriel conta mais uma parte da história de Rael (a que não entrou nas letras dos temas) no livrete do álbum (ou no gatefold do LP original). Esta serve de complemento explicativo para a acção que ocorre durante a música.
Em baixo fica a parte de "The Lamia":

"Rael touches his face to confirm that he is still alive. He writes Death off as an illusion, but notices a thick musky scent hanging in the air. He moves to the corner where the scent is stronger, discovering a crack in the rubble through which it is entering. He tries to shift the stones and eventually clears a hole large enough to crawl out of. The perfume is even stronger on the other side and he sets off to find its source, with a new-found energy.

The scent grows richer, he knows he must be near,
He finds a long passageway lit by chandelier.
Each step he takes, the perfumes change
From familiar fragrance to flavours strange.
A magnificent chamber meets his eye.

He finally reaches a very ornate pink-water pool. It is lavishly decorated with gold fittings. The walls around the pool are covered with a maroon velvet up which honeysuckle is growing. From out of the mist on the water comes a series of ripples.

Inside, a long rose-water pool is shrouded by fine mist.
Stepping in the moist silence, with a warm breeze he's gently kissed.

Thinking he is quite alone,
He enters the room, as if it were his own
But ripples on the sweet pink water
Reveal some company unthought of

Three snakelike creatures are swimming towards Rael. Each reptilian creature has the diminutive head and breasts of a beautiful woman. His horror gives way to infatuation as their soft green eyes show their welcome. The Lamia invite him to taste the sweet water and he is quick to enter the pool. As soon as he swallows some liquid, a pale blue luminescence drips off from his skin. The Lamia lick the liquid; very gently as they begin, with each new touch, he feels the need to give more and more.

Rael stands astonished doubting his sight,
Struck by beauty, gripped in fright;
Three vermilion snakes of female face
The smallest motion, filled with grace.
Muted melodies fill the echoing hall,
But there is no sign of warning in the siren's call:
"Rael welcome, we are the Lamia of the pool.
We have been waiting for our waters to bring you cool."

Putting fear beside him, he trusts in beauty blind,
He slips into the nectar, leaving his shredded clothes behind.
"With their tongues, they test, taste and judge all that is mine.
They move in a series of caresses
That glide up and down my spine.

They knead his flesh until his bones appear to melt, and at a point at which he feels he cannot go beyond, they nibble at his body. Taking in the first drops of his blood, their eyes blacken and their bodies are shaken. Distraught with helpless passion he watches as his lovers die. In a desperate attempt to bring what is left of them into his being, he takes and eats their bodies, and struggles to leave his lovers' nest.

As they nibble the fruit of my flesh, I feel no pain,
Only a magic that a name would stain.
With the first drop of my blood in their veins
Their faces are convulsed in mortal pains.
The fairest cries, 'We all have loved you Rael'.

Each empty snakelike body floats,
Silent sorrow in empty boats.
A sickly sourness fills the room,
The bitter harvest of a dying bloom.
Looking for motion I know I will not find,
I stroke the curls now turning pale, in which I'd lain entwined
"O Lamia, your flesh that remains I will take as my food"
It is the scent of garlic that lingers on my chocolate fingers.

Looking behind me, the water turns icy blue,
The lights are dimmed and once again the stage is set for you.
"


...e depois arranca Steve Hackett, com um dos solos mais arrepiantes que alguma vez registou nos Genesis. Um dos momentos altos do álbum. Fabuloso.

"The Lamia" era também um dos pontos altos do espetáculo ao vivo de "Lamb". Peter Gabriel cantava este tema dentro de um cone translúcido, com imagens de cobras, que rodava à sua volta. No fim do tema, o cone caía e Peter surgia envergando um body branco que brilhava no escuro.


Este foi um dos pontos altos da reconstrução que os The Musical Box - a banda de covers mais reconhecida dos Genesis - fizeram no Drámatico de Cascais na noite de 10 de Março deste ano, revivendo a lendária dupla jornada de 6 e 7 de Março de 1975. Mas isso é assunto para outro dia.


O que me resta dizer é que muito devido a este concerto, Fevereiro e Março de 2012 só deram "Lamb", fazendo "The Lamb Lies On Broadway", até ver, o meu álbum do ano. Para além disso, está também (já estava) na minha lista de 10/20 álbuns preferidos de sempre e isso não é dizer pouco. Já andava a dever este post aos Genesis. Mais sobre "Lamb" brevemente.

9 comentários:

  1. Olá Nuno. Obrigado pela citação ao meu modesto artigo.

    Viva o Prog! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Modesto? O teu artigo está fantástico! É uma verdadeira bíblia do concerto dos The Musical Box em Cascais. :)
      Um dia destes, quando estiver inspirado para tal, também escrevei umas linhas sobre essa noite magnífica, mas nunca será algo tão completo!
      Grande abraço e aparece sempre! Viva o Prog, indeed!! :)

      Eliminar
  2. Entretanto já ouvi o álbum há uns dias e gostei mais do que estava à espera. Pensei que fosse mais complicado de entrar no ouvido. Ainda não prestei foi muita atenção às letras mas desde que li este post que fiquei com a ideia que o Peter Gabriel está nalgum nível completamente só dele! É que parece “Os Lusíadas” (com as devidas distâncias claro) mas em álbum :P Quem é que se lembra de fazer tal coisa?... (e ainda não consegui ultrapassar a ideia do tal Rael estar no subsolo de Nova Iorque! twilight zone :P)

    Eu só conhecia algumas coisas a solo do Peter Gabriel, desconhecia-lhe toda esta faceta de que falas. É interessante esse paralelo com o Roger Waters. Quer-me parecer que viviam demasiado dentro da cabeça deles… identifico-me com isso, infelizmente falta-me a genialidade quer de um, quer de outro lol Devo dizer que simpatizo mais com o PG como pessoa, ao menos não cuspiu em ngm :P

    Fiquei curiosa quanto a essa lista de 10/20 álbuns preferidos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo que eu acho, Rita! O PG está mesmo num nível à parte (daí as metáforas do opaco e do impenetrável ;-) ). É impossível descodificar o que ele quer dizer com muitas das suas divagações e depois como o próprio não as explica (aqui até faz bem, uma vez que nos deixa espaço de interpretação), deixa-nos completamente no escuro!
      A comparação com "Os Lusíadas" está bem tirada, no sentido que ambas as obras estão carregadas de metaforismos e continuamente sujeitas à mais ínfima dissecação! Mas enquanto "Os Lusíadas" tratam de viagens à volta do Mundo, o "Lamb" trata de viagens à volta da própria psique :)

      "Quer-me parecer que viviam demasiado dentro da cabeça deles… identifico-me com isso, infelizmente falta-me a genialidade quer de um, quer de outro lol"
      Eu estou exactamente na mesma situação :P

      A lista dos álbuns preferidos é um documento em contínua actualização ;-) Hehe
      Mas a sério que já pensei (e até já a comecei a preparar) numa rubrica aqui para o blog com a lista dos meus 50 álbuns preferidos!! :P Para além de falar de alguns dos álbuns que me marcaram (muitos ainda ficariam de fora), a minha intenção era ainda mostrar em cada post a parte da minha colecção respeitante a cada álbum! :P É que há vários que tenho repetidos (em diversos formatos, prensagens, etc.) 5, 6, 7 vezes! lol
      De onde eu venho, costuma dizer-se "cada maluco com a sua mania". Esta é a minha! ;-)

      P.S.: Onde estou agora já tenho melhor ligação à net, mas está tanto calor, que é muito difícil controlar o aquecimento do pc... :S Só para escrever esta resposta, desligou-se 3 vezes!! :(

      Eliminar
    2. "Quer-me parecer que viviam demasiado dentro da cabeça deles… identifico-me com isso, infelizmente falta-me a genialidade quer de um, quer de outro lol"
      Eu estou exactamente na mesma situação :P


      Bem, mas ao menos também nos falta a demência deles, nem tudo é mau :P

      É que há vários que tenho repetidos (em diversos formatos, prensagens, etc.) 5, 6, 7 vezes! lol
      WOW! :D Eu sou da opinião que a música justifica muitaaaa coisa por isso nunca acharia uma maluqueira ;)
      Há quem me pergunte porque passo a vida a ir a concertos por exemplo. Lá está: "cada maluco com a sua mania" e a minha é esta :P

      P.S.: tu e os computadores é um caso muito complicado :x

      Eliminar
    3. Sinceramente, à falta do talento deles, espero bem que a demência nunca me bata!! :)

      Oh, no que foste falar... Concertos é uma maluqueira aliada à dos CD's/LP's/DVD's/caixas enormes e caras/etc. :P O que eu gasto por ano em concertos, festivais e viagens associadas (e já agora, toda a parafernália referida em cima) deve dar um número tão pornográfico que eu nunca me dei ao trabalho de verificar! :P

      Calma que isto dos pc's está a melhorar! Hoje dei uma limpeza neste e está-se a portar muito melhor! Até já tive uma abertura para escrever um post e tudo :)

      Eliminar
    4. Percebo-te bem, também prefiro nem pensar no que gasto! :P vá lá que não sustento outros vícios senão tava feita lol

      Por falar em concertos, dou por mim a pensar se algum dia vou voltar a ver o Bruce ao vivo... tocaram a "Jungleland" no concerto de dia 18 nos EUA :(

      Eliminar
    5. Então ainda acompanhas as últimas do Boss?! Ficaste mesmo convertida :)
      Ele já a tinha tocado num dos últimos concertos na Europa, na Escandinávia, onde terminou com um concerto de 4 horas! Quem me dera... lol
      Resta-nos esperar que isto não seja mesmo a despedida da E Street Band! Figas para que ele volte em 2013/4!!

      Eliminar
    6. Uma pessoa quando é tocada pelo Boss nunca mais volta a ser a mesma :P digo-o na brincadeira mas é bem verdade :) Vou vendo de vez em quando o que eles andam a fazer e fico sempre com uma pena enorme de não estar lá... Tb soube desse concerto de 4h :o que abusados!

      Eliminar

Let the music do the talking.