segunda-feira, 28 de maio de 2012

Bruce Springsteen & The E Street Band - "Working On A Dream" (Live Hyde Park 2009)

"I'm working on a dream, though sometimes it feels so far away"



Começou na passada 6ª feira o Rock In Rio Lisboa 2012. São dois fins-de-semana de grande concertos, que culminam naquele que é, para mim, o mais esperado concerto ano. Falo obviamente de Bruce "The Boss" Springsteen, que traz a Portugal, pela primeira vez, a E Street Band. Infelizmente tarde demais para o público português ver o saxofonista Clarence Clemons e o teclista Danny Federeci, membros originais da banda, já falecidos entretanto.
Mas isso não parece abalar a energia do Boss.

Bruce têm andado a espalhar a sua magia pela Europa e nos últimos dias deu concertos que quase bateram a marca das 3 horas e meia. Leram bem: 3 horas e meia!! Para um rockeiro que já conta com 62 anos, isto é um feito, no mínimo, notável.

É fácil perceber que as minhas expectativas estão a bater nos limites.
Porque um concerto de Bruce Springsteen & The E Street Band é muito mais que um concerto: é uma life changing experience. E, acreditem, não sou só eu que o digo. Basta fazer uma simples pesquisa na internet para perceber que este é o mais comum dos relatos após o "baptismo" da E Street Band.

Obviamente, eu também tenho a minha estória de baptismo.
Foi no dia 2 de Agosto de 2009, no Monte do Gozo, a poucos quilómetros de Santiago de Compostela, que eu assisti a um dos melhores concertos da minha vida. Foi muito mais que um concerto, foi uma experiência, foi o meu baptismo da E Street Band.

O concerto marcava o ponto final da longa digressão europeia, de promoção ao álbum "Working On A Dream". Bem... De promoção ao álbum, o concerto teve pouco, uma vez que Bruce despachou "Outlaw Pete" e o tema-título "Working On A Dream" logo no início e depois foram mais de 3 horas de clássicos, sobre clássicos. Um must.
Nessa noite ameaçada pela chuva, eu carregava uma gripe já em fase implacável, mas nada disso impediu que se tornasse uma das noites mais memoráveis da minha vida.

Foi ali, naquele belíssimo auditório natural do Monte do Gozo (onde não puderam entrar milhares de pessoas com bilhete na mão, porque os organizadores foram gananciosos e venderam mais 10 000 bilhetes do que podiam), que eu percebi do que se tratava. Qualquer pessoa que goste de ver um concerto Rock não deve viver sem ver pelo menos uma vez a E Street Band em acção.
É qualquer coisa de inexplicável.

O vídeo que eu deixo aqui hoje foi filmado num concerto um mês antes de Compostela, no festival Hard Rock Calling em Londres. Nesta interpretação de "Working On A Dream", o tema mais forte do álbum que Bruce promovia na altura, o Boss faz um longo interlúdio onde explica quem são a E Street Band e ao que vêm.
O momento é arrepiante e eu deixo aqui a transcrição do discurso, que ilustra a missão a que a E Street Band se propõe:

“The E Street Band has come thousands of miles to fulfil their solemn vow to ROCK THE HOUSE!
But we didn’t come all this way tonight just to ROCK the house… We came here tonight because we wanna BUILD a house!
We’re gonna take the FEAR that’s out there and we’re gonna build a house of LOVE!
We’re gonna take the DOUBT and we’re gonna build us a house of FAITH tonight!
We’re gonna take the DESPAIR and we’re gonna build us a house of HOPE!
We’re gonna take all the BLUES that’s out there and that’s in you and we’re gonna build us a house tonight of JOY and HAPPINESS! Because that’s our job…
And we’re gonna take the COOLING OFF and we’re gonna build a house of SEXUAL HEALING!
That’s right, oh yes we will! And we got all the tools we need right here on this stage and on this lawn tonight… And when we build that house, we’re gonna use the bad wood and we’re gonna use the good wood! And we’re gonna use the bad news that’s out there tonight and we’re gonna use the good news that’s in here tonight…
Now, to build a house out of music and out of spirit and out of noise… Well, the mighty E Street Band is here tonight and we’re gonna bring down the power of the music on you!"


Pela minha parte, cá os espero no Domingo, com as expectativas nos píncaros.
Vem, Boss! Vem e traz tudo! Eu estou preparado. :)

14 comentários:

  1. ouvi esse concerto no domingo (antes do concerto no RiR) e está muito bom realmente! entretanto tb arranjei o DVD para ver. agora estou em mode Bruce Springsteen :)

    também estive a ouvir o ontem o Live/1975-85 (ouvi até à Two Hearts, tenho de ouvir o resto). gostei da história sobre a dificuldade que os pais tinham em compreender o amor dele pela música, principalmente o pai. "O que eles não percebiam é que eu queria tudo"....

    tb tenho o Live in New York City.
    Há algum outro concerto ou compilação ao vivo em particular que recomendes vivamente?

    Rita.

    ResponderEliminar
  2. Rita,
    Prevejo que o "Bruce Springsteen mode" se arraste ainda por mais algumas semanas! ;)
    A obra do Bruce é tão vasta, há tanto para conhecer... que a sua descoberta é uma aventura que parece não ter fim à vista!

    As histórias da sua relação conturbada com o pai eram um clássico nos concertos quando ele era mais novo (hoje, com a idade, já não fariam muito sentido :P ).
    No "Live/1975-1985", ouve também a história antes do "The River", em que ele conta como passava muito tempo fora de casa, só para não dar de caras com o pai... O Bruce é um fantástico contador de histórias.

    Em relação à tua pergunta sobre os álbuns ao vivo, a resposta é "Há!!" :)
    Este concerto: http://brucebase.wikispaces.com/1978#190978

    O concerto foi gravado em belíssima qualidade, para transmissão na rádio, mas infelizmente nunca foi lançado oficialmente, portanto só está disponível por meios "menos nobres". :P
    Pesquisa "Passaic 1978", "Passaic Night", ou "Piece de Resistance" (nomes de bootlegs) na net e pode ser que encontres alguma forma de o ouvir assim.
    Atenção que o Bruce tocou 3 noites seguidas no Capitol Theatre, em Passaic (New Jersey), mas a noite que te interessa é a de 19 de Setembro.
    No youtube também podes ouvir (e ver) tudo, uma vez que foi tudo gravado em vídeo (mas a preto e branco). Podes ver, por exemplo, o Big Man a tocar saxofone no meio da audiência (não estou a falar metaforicamente) no "Spirit In The Night", entre outras pérolas.
    Se não encontrares, eu também te posso dar uma ajuda!

    O "Live/1975-1985" é bom, mas apesar de ser um álbum quíntuplo (originalmente lançado em 5LP), ignora uma série de momentos altos nas performances da E Street Band, como o "Prove It All Night" de 1978, o "Out In The Street" de 1981, ou a sequência "Meeting Across The River" / "Jungleland" do álbum "Born To Run".
    Este concerto tem tudo isso. Apanha a banda numa "daquelas" noites, em que também o Bruce despeja tudo no microfone. Principalmente no "Darkness On The Edge Of Town" (http://escolhamusicaldodia.blogspot.pt/2010/11/bruce-springsteen-darkness-on-edge-of.html).

    Espero que tenha ajudado! :)

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais, muito obrigada pela paciência! E depois obrigada também pelas sugestões e dicas, és mais que uma wikipedia do homem! :P brigadão Nuno!

    ResponderEliminar
  4. De nada Rita, sempre que puder ajudar, o prazer é meu!
    O concerto é este:
    http://www.youtube.com/watch?v=4Tm4Dz68fGM
    (sim, tem quase 4 horas de duração! Na altura era normal... lol)
    Este vídeo só tem o áudio, mas no youtube também está o vídeo, embora incompleto. Este é o "Prove It All Night" dessa noite:
    http://www.youtube.com/watch?v=C3vUKBOJ5sU

    Enjoy :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, depois da tua sugestão fui ao youtube e realmente fiquei admirada com a duração do concerto lol estou a tratar de o arranjar mas ainda vai demorar um bocado (digamos que é por meios "menos nobres" como tu lhe chamaste :P e está a vir um pouco a conta gotas). Mas quando o ouvir todo logo te dou a minha opinião ;)

      já agora obrg tb à sugestão aqui em baixo do Carlos Melo, tb hei-de espreitar esses.

      Eliminar
  5. Posso tb sugerir os concertos em video do "Live in Barcelona" de 2002 e o "Live in Dublin" com a banda da Seeger Sessions, para veres um Springsteen num registo completamente diferente (um misto de folk/jazz/bluegrass/etc).

    Cumps e parabens pelo excelente blog. Fiquei leitor.

    ResponderEliminar
  6. Esta notícia é do fim de semana (e adequa-se a este post): http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=2667406&seccao=M%FAsica


    é que ainda por cima nem sequer foram as autoridades a ordenar o fim do concerto... onde já se viu, o desplante de calar o Boss e o Sir McCartney! :P

    (e já agora, uma curiosidade engraçada que só descobri muito recentemente:

    Para quem gosta de LOST e Bruce Springsteen, uma curiosidade sobre o restaurante onde o Hurley foi para o seu "blind date" com uma rapariga chamada Rosalita (e onde veio a encontrar a Libby), e que se chamava "Spanish Johnny", no mesmo episódio em que a Ilana morreu depois de explodir com a dinamite que tinha no seu saco:

    « Of course, Spanish Johnny is also a character in the Bruce Springsteen song ''Incident at 57th Street,'' in which the young romantic is described as being ''dressed just like dynamite.'' You can find the song on the same album that includes the song that shares its title with the name of the woman Hurley was supposed to meet at the restaurant: Rosalita. » :D )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou completamente em choque com essa notícia!! Já vi um série de vídeos no youtube a documentar isso e ainda não consigo acreditar! Fico uns dias sem me actualizar sobre o que o tio Bruce anda a fazer e ele resolve convidar "só" o Sir Paul McCartney (já disse o quanto eu adoro os The Beatles?! :P ) para uma jam no Hyde Park e eles são calados pela organização?! Duas das maiores lendas do Rock aquém e além mar juntam-se num festival numa cidade icónica do Rock e são tratados desta forma?! A sério Rita, estou mesmo em choque! :S

      P.S.: Cada vez mais me parece que o Bruce está mesmo a tentar dizer "adeus" com esta digressão... :(

      Eliminar
    2. Relativamente ao Hurley e à Libby, é incrível, mas essa referência do Lost escapou-me completamente! "Rosalita" era tão óbvio, como é possível! :P
      É impressionante como é que eles estão sempre com estes trocadilhos :)

      Eliminar
    3. Quando li a notícia fiquei mesmo WTF?! Que momento histórico aquele que estava a acontecer e fazem uma coisa dessas :S

      Há uma banda que também estou para te perguntar se gostas: Dave Matthews Band. É que em termos de concerto, fazem-me lembrar imenso o Bruce no tipo de sentimento que provocam numa pessoa. Vi-os em 2009 e foi outra das noites mais memoráveis da minha vida. Eles também são conhecidos pelos concertos longos e jams incríveis :) tenho imensos concertos deles e ao vivo aquilo atinge proporções épicas! Curiosamente (infelizmente) também morreu um membro da banda de forma súbita em 2008, o LeRoi...

      Quanto ao P.S., oh :( raios, porque não comecei a gostar dele mais cedo... :(
      Esta foto dele está espetacular: http://a2.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/602519_468109036532565_1860493582_n.jpg :))

      Isso do Lost era tão típico :))

      Eliminar
    4. Os Dave Matthews Band são mais uma banda para a minha "to know list"! Do pouco que conheço ("Space Between" e pouco mais...), a ideia com que fiquei é que lhes falta algum edge, que é uma característica que eu procuro nas bandas e artistas que ouço. "Trocando por miúdos", sempre os achei demasiados "atinados". Um pouco como o Bill Hicks dizia: "I want my rockstars dead!" :P
      Posso estar completamente enganado, claro. Preciso mesmo de os conhecer melhor. Bem, tu num dia, "desarmaste-me" com uma série de referências que eu desconheço e fizeste-me chegar à conclusão que ainda preciso de ouvir muito mais música! MEDO! :P

      Eliminar
    5. Esse single, “The Space Between” deve ser das músicas mais orelhudas deles. Eu gosto mas falta-lhe ali sumo. Não ilustra com fidelidade a essência deles. Quando tiveres tempo vê estes vídeos:

      http://www.youtube.com/watch?v=kTGAaHOIT4U&feature=related

      http://www.youtube.com/watch?v=gD4M12cFNgc (é uma versão bastante longa da música mas que mostra bem como eles são ao vivo)

      E depois também há alguns concertos acústicos só mesmo com o Dave Matthews e o Tim Reynolds (o Tim não faz parte da banda apesar de nos últimos anos até andar com eles em digressão). Há um concerto mítico deles os dois no Radio City Music Hall. Ouve bem esta música:

      http://www.youtube.com/watch?v=5M5fDlJd9Ys&feature=results_video&playnext=1&list=PLBF5CD2B32F1588CE

      Tocam muito!! :P


      LOL! Foi mesmo coincidência (ter falado nessas bandas). Tu também conheces imensas que eu conheço pouco ou nada :P

      Eliminar
    6. Pois, estou a ver que também tenho que pesquisar sobre eles. Para já, first things first: os Tool! Adivinha por causa de quem! :P

      Eliminar
    7. concerteza alguém com um tremendo bom gosto musical o:) ;PP

      Eliminar

Let the music do the talking.