quarta-feira, 18 de abril de 2012

Elton John - "Burn Down The Mission"

"It's time we put the flame torch to their keep"




Hoje a semana Elton segue com um pequeníssimo salto temporal, de Abril de 1970 (aquando do lançamento de "Elton John"), para Outubro do mesmo ano, data do lançamento de "Tumbleweed Connection".

Não se pense que um intervalo tão curto entre álbuns significa um decréscimo de qualidade.
Bem pelo contrário.
Se "Elton John" é um álbum brilhantemente produzido, mas ainda naive, é notável ver um amadurecimento tão grande, em tão curto espaço de tempo. Em "Tumbleweed Connection", a dupla Elton John / Bernie Taupin achou que já tinha bagagem para fazer um álbum temático, sobre um dos assuntos predilectos de Taupin: o Faroeste Americano. E assim foi.
Não foram muitos os álbuns temáticos de Elton John, mas este terá sido provavelmente o mais sólido e mais focado da sua carreira.


"Tumbleweed Connection" é um dos meus álbum predilectos de Elton John, apenas atrás do tour de force "Goodbye Yellow Brick Road". Contudo, por razões que me ultrapassam, a editora cometeu a proeza de não retirar nenhum single do álbum. A única explicação que eu encontro para este disparate é a proximidade entre as datas de lançamento dos álbuns de Elton John.
Quando "Tumbleweed" foi lançado, em Outubro de 1970, ainda "Your Song" (do álbum anterior) estava a ser promovido. E a banda sonora para o filme "Friends" estava logo ali ao virar da esquina.
Note-se que Elton John tinha na época um acordo com a editora para 2 álbuns por ano, algo impensável nos dias de hoje para um artista de topo.

"Burn down the mission, if we're gonna stay alive
Watch the black smoke fly to heaven, see the red flame light the sky"

O tema que aqui fica é o épico "Burn Down The Mission" - o ponto alto do álbum de "Tumbleweed Connection", que aparece só no epílogo do álbum. É um dos melhores temas de Elton John, mas nunca foi um êxito.
A estrutura de "Burn Down The Mission" traz uma impressionante demonstração de maturidade por parte da equipa de Elton John. Num tema já carregado de Soul, as constantes mudanças de andamento injectam uma alma ainda mais cheia aos clímaxes orquestrais, mais uma vez a cargo de Paul Buckmaster.

Mais uma vez, podemos ouvir em cima "Burn Down The Mission" na versão de estúdio e em baixo ao vivo na BBC, na mesma actuação de ontem.



"Burn down the mission, burn it down to stay alive
It's our only chance of living, take all you need to live inside"

1 comentário:

  1. Muito boa matéria. quem gosta de Elton John conheça nosso blog eltonjohnscorporation.blogspot.com e nosso grupo no Facebook
    http://www.facebook.com/groups/eltonjohnscorporation/
    Robson Vianna

    ResponderEliminar

Let the music do the talking.