segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Vangelis - "Light & Shadow"



O álbum de Vangelis "1492: The Conquest Of Paradise" teve um sucesso fora de tempo e inesperado. Aquando do seu lançamento em 1992, como banda sonora do filme com o mesmo nome (um filme muito interessante sobre a viagem de Colombo e que eu aconselho vivamente), o álbum passou despercebido e teve um sucesso muito parco, inserido numa curva claramente descendente na carreira de Vangelis.

Só em 1995/1996 e por razões de ordem diferente em vários países europeus (em Portugal, devido ao seu uso na campanha de António Guterres para as Legislativas), é que o tema-título "Conquest Of Paradise" teve uma enorme projecção e levou o álbum a um sucesso estrondoso, em boa hora rejuvenescendo a carreira de Vangelis e incentivando um público mais novo a descobrir os seus trabalhos mais antigos. Em boa hora, porque também eu me insiro neste grupo.

O tema que aqui fica é "Light & Shadow", uma das minhas peças preferidas deste álbum. Note-se que a letra dos cânticos que se ouvem neste tema não tem qualquer significado; são uma linguagem inventada (pseudo-Latim) usada para descrever as sensações que a música transmite, uma técnica denominada wordpainting. E sim, isto serve também para a célebre lírica do tema "Conquest Of Paradise", se é que alguma vez se questionaram o que é aquilo significava...



Se é verdade que a banda sonora compõe um álbum fabuloso, o filme não é menos interessante.
É um filme essencial sobre os Descobrimentos (embora não seja sobre a "nossa" parte), que eu recomendo quase sem reservas. Penso que não arrisco muito em dizer que este é mesmo o melhor filme jamais feito sobre a temática dos Descobrimentos. As reservas que tenho sobre o guião referem-se à forma invariavelmente pejorativa com que Portugal sai retratado...

Apesar disso, o filme conta com uma grande interpretação de Gérard Depardieu como Cristóvão Colombo, mostra cenários majestosos com bela filmagem e acompanha tudo com a sublime banda sonora de Vangelis. A banda sonora é amplamente carregada neste filme, projectando-o para uma dimensão superior. Repito: aconselho vivamente.

Nesta cena do filme, Cristóvão Colombo chega ao continente americano, oportunamente ao som de "Hispanola" de Vangelis:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.