terça-feira, 14 de dezembro de 2010

GNR - "Las Vagas"

"Roleta Russa aceita apostas - falsos fiéis das balanças
"é que em fortuna tudo são mudanças" [Camões] - perdes todos de quem gostas!"



Depois do enorme sucesso de "Rock In Rio Douro", álbum de 1992 dos GNR, a banda ficou com a árdua tarefa de pensar num sucessor à altura. O impacto de "Rock In Rio Douro" tinha sido estrondoso: 4 platinas, 160 mil cópias vendidas, 38 semanas de permanência no top nacional e 40 mil pessoas que esgotaram o malogrado Estádio de Alvalade, naquele que foi o primeiro concerto de uma banda portuguesa em Estádio. Números que reflectem um sucesso inédito para uma banda portuguesa... em Portugal.

Lembro-me bem da antecipação que foi feita ao "novo álbum dos GNR" nos media, qual banda internacional de renome. Isto mostrava a importância que os GNR tinham no início dos anos 90 em Portugal. O que é que eles teriam reservado para o sucessor de "Rock In Rio Douro"?

O sucessor chegaria em 1994, com o álbum "Sob Escuta", cujo primeiro single foi o tema "+ Vale Nunca". Com um claro apelo mainstream, "+ Vale Nunca" tocou em alta rotação nas rádios portuguesas e tornou-se num enorme êxito para os GNR. Apesar de tudo, globalmente "Sob Escuta" não parece ter a solidez do álbum anterior, mas não deixa de proporcionar alguns dos momentos mais altos da carreira dos GNR.

Capa retirada daqui

O ponto alto deste álbum é o brilhante "Las Vagas", um tema marcado pela poesia aparentemente arbitrária, característica de Rui Reininho. O uso da língua portuguesa é feito como se de uma paleta se tratasse, onde as palavras são cores que preenchem a tela da música.

"Onde a nave voga não havia vaga"
Mas nem só de lírica vivem os GNR e isso pode ser ouvido em "Las Vagas". Atentem na linha de baixo deste tema. Sublime.
"Las Vagas" foi o 2º single retirado de "Sob Escuta" e teve um videoclip gravado nos Estados Unidos, mas conheceu um sucesso bastante aquém do 1º single. Fica aqui um trecho do vídeo original:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Let the music do the talking.