quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Coldplay - "Shiver"

"So I look in your direction, but you pay me no attention, do you?"




A grande notícia do dia de hoje foi a do regresso dos Coldplay a Portugal, para encabeçar o cartaz do dia 6 de Julho do festival Optimus Alive 2011. Ausentes desde 2005, quando apresentaram "X & Y" no Pavilão Atlântico, já não era sem tempo que os Coldplay regressavam ao nosso país!

Por isso, hoje trago "Shiver" do álbum "Parachutes" de 2000, o primeiro álbum dos Coldplay e um dos melhores daquele ano e, porque não, um dos melhores álbuns rock dos "anos 00".

Se nos anos 90 surgiu o conceito de "banda de garagem" (aquela banda que fazia a vida negra aos vizinhos com muito barulho e por isso eram expulsos para uma divisão exterior), os Coldplay inserem-se mais no que eu chamo o conceito de "banda de sótão": uma banda que toca muito baixinho, que não precisa da distorção para fazer Rock e que baseia a sua música na melodia. E é isto mesmo que os Coldplay trazem com "Parachutes", na minha opinião ainda hoje o melhor álbum da carreira dos Coldplay.



Lembro-me perfeitamente da 1ª vez que ouvi (e vi) "Yellow" no "Top Rock", um programa que dava aos Sábados de manhã na TVI, patrocinado pela antiga Rádio Comercial - "A Rádio Rock". Na altura foi anunciado como o tema da banda que estava a revolucionar o panorama musical no Reino Unido. Confesso que não dei grande importância na altura, parecia-me apenas mais um "one hit wonder"... (alguém se lembra dos Train e "Drops Of Jupiter"?) Mas quando tive a oportunidade de ouvir o álbum "Parachutes" a minha opinão mudou. "Shiver", "Spies", "Trouble", "Everything's Not Lost", "Don't Panic", "Yellow"... a lista de grandes temas que este álbum traz é enorme.

É um dos álbuns obrigatórios dos anos 00, de uma banda que iria popular a rádio nesse período.

Aqui fica então "Shiver", uma balada fantástica onde, para além da melodia, Chris Martin ainda mostra os seus dotes vocais de falsetto. "Shiver" foi o single de avanço de "Parachutes" e o 2º single lançado na carreira dos Coldplay, tendo atingido "apenas" o Top 40 no Reino Unido e nos EUA.

2 comentários:

  1. Epáh.... Isto é muito mais complicado que o facebook....
    Onde é que está o botão de "Gosto"??
    LOL
    ;)

    ResponderEliminar
  2. Nesta caixa de comentários não há botões, só opiniões =)

    ResponderEliminar

Let the music do the talking.